Por que alocar o SAP na nuvem?

Home Cloud Computing
Por que alocar o SAP na nuvem?

Por que alocar o SAP na nuvem?

A Cloud Computing mudou e vem mudando completamente as estratégias de negócios. Essa tecnologia permitiu às empresas serem muito mais eficientes, produtivas e flexíveis. Fatores como redução de custos e maior segurança da informação também ajudaram a popularizar essa solução entre as organizações. Mas, quais as razões efetivas para alocar o SAP na nuvem?

Existem muitos motivos para isso. Continue a leitura para saber os principais!

Redução de custos

Sem dúvidas, a redução de custos é um dos principais motivos para alocar o SAP na nuvem. As empresas, cada vez mais, têm trabalhado com margem de lucro mais baixas para oferecer preços competitivos. Assim, reduzir o custo da operação é essencial para manter ou tornar um negócio lucrativo.

O uso da versão SAP On-premise implica em uma série de custos que consomem consideravelmente os orçamentos de TI, tais como:

  • Implementação: A instalação do SAP e de suas atualizações é um processo complexo. Para que o sistema funcione adequadamente, é precisa contar com o auxílio de uma equipe especializada para acompanhar todas as atividades do início ao fim. Isso, é claro, tem um custo, muitas vezes elevado.
  • Licença de uso: O valor cobrado pela licença depende do contrato que será feito. No entanto, trata-se de um valor relevante para as empresas.
  • Atualizações e suporte: Para ter acesso às atualizações, manutenção e suporte do SAP é necessário pagar uma taxa anual.
  • Equipamentos: Para manter o SAP localmente, é necessário investir em um servidor para rodar o sistema. Mas não é só isso. Também é importante ter um segundo servidor de backup para garantir a continuidade da operação, caso aconteça algum incidente com o servidor principal. Isso sem falar na manutenção e troca desses equipamentos.

Ao alocar o SAP na nuvem, é possível economizar em todos esses pontos. Assim, é possível alocar recursos em outras soluções capazes de tornar a sua empresa mais competitiva e lucrativa.

Acesso remoto

Com o SAP alocado na nuvem, seus colaboradores podem acessar o sistema a partir de locais remotos com a mesma facilidade que a equipe local.

Assim, se um funcionário estiver fora de escritório ainda poderá fazer consultas, gerar relatórios, realizar lançamentos, etc. Ou seja, o SAP na nuvem permite realizar o trabalho confortavelmente em qualquer lugar. A plataforma possui funcionalidade móvel e interfaces de usuário feitas especificamente para smartphones e dispositivos móveis.

Os funcionários também não estão restritos por máquinas proprietárias. Dessa forma, não é mais necessário carregar laptops corporativos pesados ​​apenas para concluir uma pequena tarefa no fim de semana.

A nuvem também significa acesso universal que não é limitado pelo orçamento. Não há necessidade de a empresa investir em equipamentos especiais ou limitar o número de usuários no sistema devido ao orçamento. Os funcionários podem acessar o ERP na nuvem a partir de seus dispositivos pessoais, prática conhecida como BYOD.

Tudo isso contribui para o aumento da produtividade, entre diversos outros benefícios. Em uma reunião de negócios fora da empresa, por exemplo, é possível acessar as informações atualizadas em tempo real e apresentar dados precisos a qualquer momento.

Maior segurança

Por último, mas não menos importante, o SAP na nuvem oferece muito mais segurança para sua empresa.

A nuvem oferece gateways seguros para acesso remoto, sistemas de gerenciamento de documentos, dentre outros recursos que evitam que dados confidenciais caiam nas mãos erradas.

As medidas de segurança também servem para evitar a perda de dados e garantem a autenticação adequada do acesso do usuário ao sistema como um todo.

Com o SAP na nuvem, a atividade de backup também se torna muito mais simples. É possível automatizar todo o processo, o que libera tempo para a equipe de TI se dedicar a outras atividades.

Mas se você ainda está em dúvida de qual a melhor opção, veja as principais diferenças do SAP on premise x na nuvem.

Como alocar o SAP na nuvem

Migrar seu ERP para a nuvem é um processo complexo que exige conhecimento especializado. Por isso, é fundamental contar com uma assessoria especializada para evitar erros, perdas de informação e demais dores de cabeça.

A SantoDigital é um provedor de serviços que conta com larga experiência na migração de Workloads para nuvem. Assim, você tem todo suporte e a segurança necessários para alocar seu SAP na nuvem.

Com custos reduzidos e maior flexibilidade e segurança, a nuvem oferece recursos mais avançados do que outros formatos de ERP. A SantoDigital está à disposição para ajudá-lo a desfrutar de todos esses benefícios.

Agora que você já sabe as razões para alocar o SAP na nuvem, não deixe de conferir formas de reduzir os custos na sua empresa com o uso da tecnologia.

Business photo created by natanaelginting – www.freepik.com

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: