Entenda como o BigQuery está revolucionando o BI

Home Cloud Computing
Entenda como o BigQuery está revolucionando o BI

Entenda como o BigQuery está revolucionando o BI

O BI (Business Intelligence) é uma ferramenta de análise de dados que está se revelando muito funcional nas organizações. Geralmente, associa soluções de BI a soluções de Big Data para otimizar os resultados.

O Business Intelligence é aplicado em todos os departamentos de uma empresa, como financeiro, comercial, operacional e marketing. Ele ajuda a analisar e interpretar informações para gerenciar riscos e identificar oportunidades.

Neste post, falaremos sobre a novidade do Google: o BigQuery. Veja como ele está revolucionando o BI!

O BigQuery

Para simplificar, o BigQuery é o serviço de Big Data desenvolvido pelo Google. Trata-se de um serviço baseado em Computação na Nuvem.

Ele é um banco de dados corporativo que ajuda a analisar grandes volumes de dados, permitindo consultas SQL muito rápidas e apresentando o poder de processamento característico da infraestrutura do Google.

Por ele, você pode transferir os dados para a ferramenta, e ela vai fazer o trabalho mais difícil. Dessa forma, o gestor pode controlar o acesso aos projetos e aos dados conforme as necessidades do negócio. Pode-se conceder acesso, por exemplo, apenas a algum colaborador determinado.

Para começar, não é necessário implantar nenhum recurso, como máquinas virtuais. É preciso apenas executar a ferramenta de linha de comando ou fazer uma consulta na web.

Os atrativos do BigQuery

Além do que já foi citado, o BigQuery oferece vantagens como:

A configuração rápida

A configuração do armazenamento de dados pode acontecer em segundos, permitindo a consulta imediata. A ferramenta efetua consultas SQL rápidas e com um volume de dados variável (gigabytes a petabytes).

Ela também torna mais fácil combinar dados próprios com os dados públicos comerciais ou públicos. Reduz o período de inatividade, já que possui infraestrutura sem servidores para cuidar da manutenção, incluindo patches e upgrades.

O BigQuery utiliza um SQL familiar conforme determina o ANSI. Ele também fornece drivers JDBC e ODBC para facilitar a integração dos dados.

O escalonamento confiável

O gestor não precisa ficar preocupado em planejar a capacidade de armazenamento de dados, pois o potencial de escalonamento do Big Data do Google é flexível, sem limites.

A análise é efetivada em tempo real, recebendo suporte da infraestrutura desprovida de servidor do Google. Essa infraestrutura, além de utilizar escalonamento automático, faz uso de streaming com elevada performance para o carregamento dos dados.

A administração em colunas do armazenamento, a execução em massa paralela e as melhorias que, automaticamente, conferem desempenho ao Big Query, tudo isso permite que o gestor analise dados com rapidez e simultaneamente.

O recurso avançado de análise (insights mais rápidos)

O gestor pode receber insights dos dados com mais rapidez sem a necessidade de movê-los ou copiá-los. A visão é completa, pois a consulta ao armazenamento em colunas do BigQuery, no Cloud Bigtable, no Cloud Storage, no Drive e nas Planilhas facilita esse controle abrangente.

A ferramenta integra-se a outras ferramentas já existentes, como Talend e Informática, enriquecendo as informações coletadas. Também se integra a recursos de BI, como MicroStrategy, Tableau, Data Studio, Looker.

Com essa facilidade, qualquer gestor ou outro usuário pode desenvolver bons relatórios e boas planilhas. Os dados de marketing e do Google ADS podem ser visualizados e processados automaticamente por meio do serviço de transferência do BigQuery — um armazenamento de dados avançado é configurado somente com poucos cliques.

A proteção para os dados e os investimentos

Por um preço acessível, o gestor pode usufruir de muita segurança, funcionalidade e desempenho do sistema. Fornecendo replicação automática (casos de recuperação de desastres) e elevada disponibilidade, as operações não ficam sobrecarregadas.

O SLA é de 99, 999% e respeita os princípios do Privacy Shield. A segurança fornecida é confiável e o controle da gestão de acesso e identidade é minucioso. Os dados são criptografados sempre — estejam em trânsito ou não.

O BigQuery é uma importante tecnologia que está transformando o conceito de BI. Alta produtividade na análise de dados a baixos custos. Isso é exatamente aquilo de que toda empresa precisa!

Aproveite para entrar em contato com a SantoDigital e conheça os produtos do Google que ela disponibiliza aos seus clientes!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: