Data Analytics na prática: você sabe como aplicar?

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Data Analytics na prática: você sabe como aplicar?
Data Analytics na prática você sabe como aplicar

Data Analytics na prática: você sabe como aplicar?

O domínio dos dados é um dos bens mais valiosos que uma empresa pode ter na atualidade. O motivo é simples: eles permitem que os gestores entendam melhor seus clientes, e assim encontrem as estratégias certas para maximizar seus resultados.

No entanto, para usufruir de todas as vantagens que eles podem oferecer, é preciso usar as ferramentas e processos adequados, como o Data Analytics, ou análise de dados. Você sabe como essa solução funciona na prática?

Descubra, a seguir, como o Data Analytics pode influenciar nas suas campanhas publicitárias e no sucesso empresarial como um todo. Boa leitura!

O que é o Data Analytics?

O Data Analytics pode ser definido como o processo de examinar conjuntos de dados para tirar conclusões sobre as informações que eles contêm.

Trata-se de técnicas desenvolvidas para viabilizar a coleta de dados brutos e descobrir padrões para extrair insights valiosos e diversas outras aplicações práticas nas estratégias de negócios. Afinal, sem uma mineração adequada não é possível utilizá-los da melhor maneira.

Atualmente, muitas técnicas de Data Analytics usam sistemas e aplicações especializadas que integram algoritmos de Machine Learning, automação e outros recursos. E o seu processo de análise é dividido nas seguintes fases:

entrada dos dados: envolve a definição de quem são os responsáveis pelas informações e como obtê-las;

  • data preparation: inclui a limpeza e consolidação dos dados brutos;
  • exploração dos dados: inclui a pesquisa e investigação de um grande volume de dados;
  • enriquecimento dos dados: aprimoramento das informações com entradas e conjuntos de dados adicionais;
  • data science: processamento mais avançado de dados;
  • business intelligence: combinação dos resultados dos dados;
  • geração de relatórios: levantamento dos resultados transformando-os em um formato de fácil compreensão;
  • otimização: cuida da atualização das variáveis à medida que novas entradas de dados acontecem.

Considerando a crescente importância da análise de dados no mundo dos negócios, torna-se mais crítico que sua empresa entenda como implementá-la assertivamente.

O Data Analytics permite criar uma estratégia de análise madura, que garanta os melhores insights para tomada de decisões de curto, médio e longo prazo.

Quais os benefícios que o Data Analytics inclui?

A análise de dados é um tema que cada vez mais ganha destaque no mundo dos negócios, tornando necessário que sua empresa entenda como usar o Data Analytics na prática e as vantagens competitivas geradas ao investir nesse processo. Aqui estão alguns benefícios que a análise de dados incluem:

1. Melhor tomada de decisão

As empresas podem usar as informações que obtêm do Data Analytics para acelerar e melhorar seus processos de tomada de decisões e, simultaneamente, levando a melhores resultados.

A análise de dados elimina grande parte das suposições do planejamento, seja em campanhas de marketing, escolha do conteúdo a ser criado, desenvolvimento de produtos e muito mais.

Ele oferece uma visão de 360 ​​graus de seus clientes, o que significa que você os entende mais completamente, permitindo, assim, identificar melhor as necessidades deles.

Além disso, com a moderna tecnologia de Data Analytics, você pode coletar e analisar continuamente novos dados para atualizar seu entendimento conforme as condições mudam.

2. Marketing mais eficaz

Quando você entender melhor seu público, poderá comunicar-se com ele de maneira mais eficaz.

O Data Analytics também fornece informações úteis sobre o desempenho de suas campanhas de marketing, para que você possa ajustá-las para obter os melhores resultados.

Usando as ferramentas apropriadas, você pode, por exemplo, obter informações sobre quais segmentos de público-alvo têm maior probabilidade de interagir com uma campanha e se converter.

Além disso, você pode usar os resultados das análises de dados para ajustar seus critérios de segmentação, automação de campanhas, desenvolvimento de mensagens e criativos para diferentes segmentos, etc.

Dessa forma, sua empresa tem grande potencial de captação de novos clientes, de fidelização, de aumento das vendas e, consequentemente, de melhoria dos resultados.

3. Operações mais eficientes

O Data Analytics pode ajudá-lo a otimizar e automatizar seus processos. Dentre as muitas vantagens, isso resulta na redução de custos e aumento da produtividade e melhoria de seus resultados.

Ao entender melhor os seus processos, clientes, produtos e tendências de mercado, sua empresa pode desenvolver e implementar soluções que a ajudem a alcançar seus objetivos e melhorar resultados assertivamente.

Ou seja, o Data Analytics permite que sua empresa se torne mais reativa e chegue a ações estratégicas de forma rápida e certeira.

Isso significa menos dinheiro desperdiçado e melhores resultados e estratégias. Além de reduzir seus custos, as análises também podem aumentar sua receita.

Qual a importância do BigQuery para o Data Analytics?

O BigQuery é uma solução Google desenvolvida especialmente para otimizar a integração e análise de grandes volumes de dados, em todos os tipos de negócios. São inúmeros os recursos que a ferramenta disponibiliza para um levantamento assertivo de informações.

Para sermos mais precisos, trata-se de um componente de armazenamento de dados em nuvem do Google Cloud Platform. Um dos principais data warehouses do mercado.

O uso dessa tecnologia tem por finalidade apoiar as corporações no processo de estruturação dos seus bancos de dados, sobretudo considerando a realidade da transformação digital e a importância de transformar dados em insights.

O BigQuery representa uma das opções mais efetivas disponíveis e pode auxiliar a sua empresa a alcançar os melhores resultados de Data Analytics rapidamente.

Ao adotar esse sistema, os negócios que conseguem consultar terabytes em segundos e petabytes em poucos minutos. Uma análise de dados que acontece em tempo real. Além disso, também são geradas vantagens como:

alta disponibilidade das informações;

  • controle de custo;
  • segurança e permissionamento;
  • consulta de dados brutos;
  • conexão com outros dados primários;
  • exportação de dados para visualização.

Além disso, depois que os dados de uma empresa são importados para o BigQuery, sua integração com outros recursos e plataformas fica bem mais fácil. Isso fortalece a capacidade de realizar análises preditivas poderosas sobre o negócio.

Por que a SantoDigital é uma excelente parceira nessa missão?

Como você pôde ver, o apoio das ferramentas certas têm um papel de extrema relevância para o sucesso do trabalho de Data Analytics na empresa. Contudo, esse não é o único fator determinante para um desempenho certeiro.

Parceiros especializados na implementação dessa estratégia, como a SantoDigital, sabem o que é preciso para se atingir os resultados esperados, nas perspectivas do que é melhor para cada negócio.

A SantoDigital é uma das principais parceiras do Google no Brasil e uma referência na América Latina. Além disso, a empresa possui uma ampla experiência nos processos de implantação do Google Cloud Platform, sendo um instrumento fundamental para o Data Analytics.

Ao firmar essa parceria, seu negócio tem acesso a um portfólio de soluções poderosas, bem como o suporte técnico para o planejamento e execução das melhores táticas para gerar vantagens competitivas.

Somos uma empresa que conta com experiência de mercado, especialização e know-how necessário para ajudar a sua empresa a extrair o melhor dos seus dados.

Resumindo, colocar o Data Analytics na prática tem um papel fundamental para aprimorar suas campanhas publicitárias, maximizar seus resultados e formas de monetização. A ferramenta é uma peça-chave na construção de processos mais eficientes, orientados pelas expectativas do consumidor.

Se você deseja saber mais sobre como o Data Analytics funciona na prática e como implementar uma estratégia assertiva de análise de dados, vale a pena conferir as soluções que a SantoDigital tem a oferecer.

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