Data Analytics na prática: você sabe como aplicar?

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Data Analytics na prática: você sabe como aplicar?

Data Analytics na prática: você sabe como aplicar?

Hoje, os dados devem ser enxergados como bens altamente valiosos para as empresas. Eles podem ajudar os gestores a entenderem melhor seus clientes, melhorar suas campanhas publicitárias, maximizar seus resultados, dentre outras formas de monetização. Por isso, ter uma estratégia de Data Analytics, ou análise de dados, é essencial para o sucesso empresarial.

Isso, porque, para usufruir de todas as vantagens que os dados podem oferecer, é preciso fazer usos das ferramentas e processos adequados de análise.

Ou seja, apesar dos dados brutos terem muito potencial, é preciso minerá-los da forma certa para que seja possível utilizá-los da melhor maneira em sua estratégia de negócios.

Mas, afinal, o que o Data Analytics pode oferecer para as empresas de forma prática? Descubra a seguir!

O que é o Data Analytics?

Pode-se definir Data Analytics como o processo de examinar conjuntos de dados para tirar conclusões sobre as informações que eles contêm.

Em outras palavras, trata-se de técnicas que permitem coletar dados brutos e descobrir padrões para extrair insights valiosos e diversas outras aplicações práticas nas estratégias de negócios.

Atualmente, muitas técnicas de Data Analytics usam sistemas e aplicações especializados que integram algoritmos de Machine Learning, automação e outros recursos.

À medida que aumenta a importância da análise de dados no mundo dos negócios, torna-se mais crítico que sua empresa entenda como implementá-la de forma assertiva. Alguns benefícios da análise de dados incluem:

1. Melhor tomada de decisão

As empresas podem usar as informações que obtêm do Data Analytics para acelerar e melhorar seus processos de tomada de decisões e, simultaneamente, levando a melhores resultados.

A análise de dados elimina grande parte das suposições do planejamento, seja em campanhas de marketing, escolha do conteúdo a ser criado, desenvolvimento  de produtos e muito mais.

Ele oferece uma visão de 360 ​​graus de seus clientes, o que significa que você os entende mais completamente, permitindo, assim, identificar melhor as necessidades deles.

Além disso, com a moderna tecnologia de Data Analytics, você pode coletar e analisar continuamente novos dados para atualizar seu entendimento conforme as condições mudam.

2. Marketing mais eficaz

Quando você entender melhor seu público, poderá comunicar-se com ele de maneira mais eficaz.

O Data Analytics também fornece informações úteis sobre o desempenho de suas campanhas de marketing, para que você possa ajustá-las para obter os melhores resultados.

Usando as ferramentas apropriadas, você pode, por exemplo, obter informações sobre quais segmentos de público-alvo têm maior probabilidade de interagir com uma campanha e se converter.

Além disso, você pode usar os resultados das análises de dados para ajustar seus critérios de segmentação, automação de campanhas, desenvolvimento de mensagens e criativos para diferentes segmentos, etc.

Dessa forma, sua empresa tem grande potencial de captação de novos clientes, de fidelização, de aumento das vendas e, consequentemente, de melhoria dos resultados.

3. Operações mais eficientes

O Data Analytics pode ajudá-lo a otimizar e automatizar seus processos. Dentre as muitas vantagens, isso resulta na redução de custos e aumento da produtividade e melhoria de seus resultados.

Ao entender melhor os seus processos, clientes, produtos e tendências de mercado, sua empresa pode desenvolver e implementar soluções que a ajude a alcançar seus objetivos e melhorar resultados de forma assertiva.

Ou seja, o Data Analytics permite que sua empresa se torne mais reativa e chegue a ações estratégicas de forma rápida e certeira.

Isso significa menos dinheiro desperdiçado e melhores resultados e estratégias. Além de reduzir seus custos, as análises também podem aumentar sua receita.

Agora você já conhece algumas aplicações do Data Analytics. Como já ressaltado, para chegar a esses benefícios, é preciso utilizar ferramentas especializadas que permitam a mineração de dados de forma rápida e assertiva. Aproveite e registre-se para participar do Google Cloud Next’20, onde será abordado vários assuntos, inclusive Data Analytics.

Nesse sentido, o BigQuery, ferramenta desenvolvida pelo Google, é uma das opções mais efetivas disponíveis no mercado e pode auxiliar a sua empresa a alcançar os melhores resultados de Data Analytics rapidamente.

Se você deseja saber mais sobre essa ferramenta e como implementar uma estratégia assertiva da análise de dados, entre em contato com a SantoDigital, uma das principais parceiras do Google na América Latina.

Somos uma empresa que conta com experiência de mercado, especialização e know-how necessário para ajudar a sua empresa a extrair o melhor dos seus dados.

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