Como ferramentas de colaboração podem ajudar nos novos modelos de trabalho?

Home Google Workspace
Como ferramentas de colaboração podem ajudar nos novos modelos de trabalho?
como-ferramentas-de-colaboracao-podem-ajudar-nos-novos-modelos-de-trabalho

Como ferramentas de colaboração podem ajudar nos novos modelos de trabalho?

A pandemia da covid-19 reconfigurou o mercado de trabalho. Em uma pesquisa realizada pela IDC Brasil, a pedido do Google, 43% dos entrevistados revelaram que, mesmo após o fim das políticas de distanciamento social, irão trabalhar no formato híbrido. Nesse contexto, as ferramentas de colaboração são recursos indispensáveis.

Além de possibilitar que as empresas implementem regimes de trabalho flexíveis, as ferramentas colaborativas ajudam a aumentar a produtividade e a reduzir custos.

Elas também apresentam importantes recursos que ajudam a garantir o bem-estar dos colaboradores. Aliás, esse é um tema que tem preocupado os profissionais de recursos humanos em todo o mundo. 

O motivo para essa preocupação pode ser constatado em diversos estudos realizados recentemente. Cito aqui uma pesquisa realizada pela Workana em países da Europa e das Américas, incluindo o Brasil, a qual mostrou que 43,7% dos entrevistados disseram que o home office resultou em impactos psicológicos.

A seguir, apresento alguns pontos de como as ferramentas de colaboração podem contribuir com a qualidade de vida dos colaboradores nos modelos de trabalho remoto e híbrido. Confira!

Como as ferramentas de colaboração podem ajudar nos novos modelos de trabalho?

A utilização das ferramentas de colaboração certas pode ser altamente benéfica para as empresas.

Além de ajudar a melhorar os fluxos de trabalho, elas estimulam o trabalho em equipe e permitem uma comunicação direta e sem ruídos. 

Dentre seus inúmeros benefícios, posso citar:

1. Ajudam os colaboradores a se manterem motivados e produtivos

A mudança de regime presencial para remoto e agora híbrido, pode impactar negativamente na produtividade dos colaboradores, caso as empresas não forneçam os recursos adequados de trabalho.

Isso pode gerar diversos problemas na saúde do colaborador, como ansiedade, frustração, desmotivação, sentimento de culpa, dentre muitos outros.

Em muitos casos, isso leva ao afastamento ou desligamento do colaborador e pode impactar nos resultados da empresa.

Por outro lado, utilizando as ferramentas de colaboração certas, os colaboradores podem usufruir de recursos que permitem mais produtividade e autonomia.

Isso contribui para que eles se sintam mais motivados e, consequentemente, mais satisfeitos com o trabalho.

Portanto, as ferramentas de colaboração podem ser um fator muito importante na retenção de talentos.

2. Permitem uma comunicação fluida e direta

A comunicação, sem dúvidas, é um dos aspectos mais afetados na adoção de regimes de trabalho flexíveis.

De fato, a perda do convívio presencial e a falta de um canal de comunicação instantânea pode gerar ruídos e dificultar a realização de tarefas do dia a dia.

Além disso, o trabalho remoto pode desencadear problemas psicológicos, decorrentes da falta de contato físico e humanizado.

Por isso, as ferramentas de colaboração devem priorizar a comunicação e oferecer diferentes canais e possibilidades de interação.

O Google Workspace, por exemplo, conta com aplicações de chat (Google Chat), videoconferência (Meet) e e-mail (Gmail).

Isso é importante porque esses canais de comunicação possuem utilidades diferentes.

O e-mail, por exemplo, tende a ser mais impessoal e técnico, enquanto o chat é mais informal. Já a videoconferência ajuda a suprir a falta de convívio entre os colaboradores, permitindo que eles se vejam e se ouçam.

É importante, inclusive, que esses recursos sejam utilizados também para fins de descontração e confraternização em momentos adequados.

Isso ajuda a criar ou manter o senso de equipe, que pode ser perdido sem os recursos adequados.

3. Permite a obtenção rápida de feedbacks

Nós, profissionais de RH, exercemos um papel fundamental para garantir o sucesso de estratégias de home office e trabalho híbrido.

As ferramentas de colaboração podem ajudar nossa área por meio de aplicações como o Formulários, presente no Google Workspace.

Utilizando essa ferramenta, é possível realizar pesquisas para avaliar a satisfação dos colaboradores e identificar eventuais problemas decorrentes do novo modelo de trabalho.

Isso possibilita tomarmos decisões rápidas, como o agendamento de reuniões para entender melhor a situação e, assim, oferecer a solução apropriada.

Como encontrar a solução certa para sua empresa?

Para que as ferramentas de colaboração funcionem na sua empresa, elas precisam priorizar a experiência do usuário.

Por isso, recomendo que você utilize soluções provenientes de um mesmo ecossistema, para que seja possível obter o máximo de benefícios com integrações e o mínimo de esforço do usuário.

Na minha concepção, lidar com soluções de vários fornecedores, com layouts e abordagens diferentes pode dificultar e sobrecarregar a jornada de trabalho dos usuários. 

O Google Workspace, nesse sentido, se destaca como a solução de ferramentas colaborativas mais completa e funcional do mercado.

Nele, os colaboradores encontram uma série de ferramentas de colaboração, comunicação e produtividade, além de uma série de recursos que facilitam o dia a dia dos colaboradores.

Além disso, o Google Workspace prioriza a comunicação e a colaboração, o que ajuda a evitar retrabalhos e permite que as equipes trabalhem em conjunto com mais eficiência.

Como a SantoDigital pode ajudar?

Toda mudança gera resistência, a menos que todos os envolvidos no processo consigam entender o porquê dela estar acontecendo e como isso pode beneficiá-los.

Por isso, além da parte técnica na implementação do Google Workspace, nossas equipes trabalham o conceito de change management. Isso consiste em envolver os usuários no processo para atender suas necessidades e garantir que eles identifiquem o valor agregado na mudança.

Por meio de treinamentos, nossas equipes capacitam os usuários a utilizarem as ferramentas de colaboração do Google da melhor maneira. Assim, eles podem ser mais produtivos e, consequentemente, mais satisfeitos com o trabalho.

Agora você já sabe como ferramentas de colaboração podem ajudar nos novos modelos de trabalho.

Entre em contato conosco e saiba como implementar o Google Workspace, a solução mais completa do mercado, na sua empresa!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: