Ir para o site
  • Google Workspace

Google Classroom para treinamento de equipe: como usar?

  • Por: SantoDigital
  • jan 3, 2024
  • 7 minutos

Você já pensou em fazer um treinamento com Google Classroom? Essa é uma ferramenta que cria salas de aula virtuais, sendo muito útil na área de ensino. No entanto, essa solução também pode ser utilizada para a educação corporativa, ajudando na aplicação do conceito de lifelong learning.

Você sabe como funciona o Google Classroom? Basicamente, ele é semelhante a um ambiente virtual de aprendizagem, tendo recursos específicos para o alcance desse objetivo. No caso das empresas, é a solução ideal para qualificar os colaboradores, contribuindo para seu engajamento, retenção e upskilling.

Para explicar melhor como ele funciona e como usar o Google Classroom para empresas, criamos este post. Aqui, você vai entender o conceito, como funciona, as funcionalidades disponíveis, seus benefícios e como implementar no seu negócio. Confira!

O que é o Google Classroom e como funciona?

O Google Classroom é uma plataforma gratuita de aprendizagem baseada na internet. Ela funciona pela criação de salas de aula virtuais e currículos, além de permitir o compartilhamento de atribuições. Por isso, contribui para a colaboração entre os participantes e otimiza o uso de vários serviços do Google Workspace, como Google Docs, Slides e Sheets.

Inicialmente criado para instituições de ensino, o Google Classroom para empresas ficou disponível em 2018, quando liberado para todos os usuários do Google Workspace. Desde então, pode ser usado como ferramenta de viabilização de uma universidade corporativa.

Assim, passou a ser adotado o Google Classroom para treinamento. Essa mudança foi importante para auxiliar pequenos, médios e grandes negócios a implementarem uma trilha de aprendizado assertiva, capaz de levar os colaboradores a um patamar de conhecimento diferenciado.

Na prática, isso se traduz em aumento da motivação, do engajamento e da retenção de talentos. Mais do que isso, você aumenta a vantagem competitiva da sua empresa, transformando os seus colaboradores em uma equipe de alta performance.

Quais são as funcionalidades disponíveis no Google Classroom?

Compartilhamento de atribuições e tarefas

Uma das funcionalidades disponíveis no Google Classroom é a capacidade de compartilhar tarefas e atribuições. Isso pode ser feito com diferentes tipos de conteúdos, como vídeos, pesquisas, textos e mais.

Isso é especialmente relevante para fazer treinamento com Google Classroom, já que as atribuições podem ser feitas para todos ou para um colaborador específico. Também é possível definir um prazo ou distribuir a atividade de forma imediata.

Por exemplo, o responsável pelo treinamento pode iniciar o curso e compartilhar o conteúdo em slides pela área de anúncios e as apostilas pelo setor de tarefas. Ainda é possível criar uma cópia para cada participante

Customização do sistema de pontuação

No treinamento, o Google Classroom também serve para definir pontuações e criar categorias delas. Nesse sentido, existem 3 possibilidades.

Você pode usar o método de classificação total de pontos. Ele divide a soma de pontuações ganha por todos os colaboradores pelo máximo possível.

A segunda alternativa é a classificação ponderada por categoria. Nela, as classes de pontuação recebem determinado peso e sua média é obtida e multiplicada pelo peso para chegar a 100%.

Por fim, existe a possibilidade de não conceder pontuações. É o que costuma ser adotado no ambiente corporativo.

De toda forma, essa funcionalidade é muito usada em sala de aula, especialmente no Google Workspace for Education, mas também pode ser adotado no ambiente corporativo. Assim, é possível saber se o colaborador atingiu o conhecimento mínimo necessário para executar determinada função, ser promovido etc.

Discussões virtuais

No treinamento no Google Classroom, é possível convidar os colaboradores para responderem perguntas direcionadas e abrirem uma discussão virtual. Ainda é possível fazer comentários no Google Docs, o que facilita a troca de conteúdos.

De quebra, o responsável pelo treinamento de equipe pode silenciar alguns colaboradores de forma individual. Dessa forma, eles serão impedidos de postar ou comentar para que a discussão siga o caminho certo e evite-se a perda de tempo.

Ao mesmo tempo, você pode usar o follow up para fornecer feedbacks sobre o conteúdo aprendido. Além de incentivar as discussões, essa é uma boa ferramenta para garantir que todos os colaboradores tenham um alinhamento de conhecimento.

Anúncios

O formato de anúncios pode ser usado para repassar atualizações aos colaboradores sobre o treinamento via Google Classroom. Eles não têm atribuições, porque são comunicados gerais. Por isso, também é possível controlar as réplicas e os comentários.

Aulas ao vivo

Utilizando o Google Meet, é possível realizar uma aula ao vivo no seu treinamento do Google Classroom para empresas. São permitidas até 250 pessoas em uma chamada e pode ser feita uma gravação para consulta posterior.

Criação de módulo de treinamento

O Google Classroom pode ser dividido em módulos de treinamento. Basicamente, eles são tópicos de treinamento que ajudam no engajamento dos participantes. Basta inserir o título e o conteúdo certos.

Quais são os benefícios do Google Classroom?

O Google Classroom pode ser acessado a partir de diferentes dispositivos

O Google Classroom pode ser utilizado em qualquer dispositivo com acesso à internet. Você também pode adicionar quantos participantes quiser para o treinamento, gerenciar tarefas e anúncios pelo Google Docs e usar outras ferramentas do Google Workspace.

Para os participantes, a solução é fácil de manusear, fazer login, entregar e receber atividades, e mais.

A comunicação é eficiente e compartilhada

Nos treinamentos via Google Classroom, você pode usar várias ferramentas do Google Workspace. Com o Google Docs, por exemplo, você salva documentos online e compartilha com os participantes, que podem comentar, editar e visualizar — ou ter autorização para apenas uma dessas possibilidades.

O acesso dos colaboradores é feito pelo Google Drive, o que evita o compartilhamento por e-mails, que pode levar a perdas e extravios. Sem contar que a comunicação é centralizada no próprio arquivo via comentários.

O processo de atribuições do Google Classroom para empresas é acelerado

A atribuição de tarefas é mais simples com a solução, porque você precisa apenas clicar em um botão e todos são avisados em segundos. Além disso, a verificação de quem já cumpriu a atividade é simples, assim como a oferta de feedbacks para melhoria ou complemento de informações.

O feedback é mais rápido

Em um treinamento, a resposta às perguntas e o retorno de comentários equivocados precisam ser rápidos. No Google Classroom, você fornece o feedback na hora, causando um impacto maior para os participantes.

Você reduz custos com papel

No treinamento com Google Classroom, você deixa de usar papel. Todas as funções são online e os materiais são armazenados na nuvem. Assim, também há menos chance de perdas dos materiais e das atividades entregues.

A interface do Google Classroom para empresas é simples e fácil de usar

Os layouts das soluções do Google são conhecidas e o Classroom segue o mesmo padrão. Por isso, é possível utilizá-lo de forma intuitiva e simples.

O sistema de comentários é fácil de usar

Em um treinamento por Google Classroom, os participantes conseguem comentar com facilidade e podem fazê-los em lugares específicos, conforme a necessidade. Também é possível criar URLs para aqueles que forem mais interessantes, a fim de utilizá-los novamente nas discussões.

Quem pode acessar o Google Classroom?

Qualquer pessoa com uma conta Google pode acessar o Google Classroom. Antes, ele era disponibilizado somente para instituições de ensino e professores. No entanto, desde 2018, é liberado para todos os usuários do Google Workspace.

Vale a pena destacar que essa é uma das ferramentas do Workspace. Por isso, oferece total integração, o que contribui para a realização de treinamentos com o Google Classroom no dia a dia da empresa.

Como usar o Google Classroom para otimizar os treinamentos de equipes?

Você pode usar o Google Classroom para otimizar os treinamentos de equipes no onboarding e nas capacitações contínuas em diferentes modelos de trabalho. Isso porque a solução cria um ecossistema em que o aprendizado é o ponto-chave. Asim, facilita a comunicação e a colaboração entre os participantes.

Isso é, especialmente, importante em empresas que desejam compartilhar informações para atingir a alta performance nas equipes. Esse benefício é atingido ao mesmo tempo que se cria um treinamento no Google Classroom que seja interativo e adaptado às demandas da empresa.

Para chegar a esse resultado, você precisa seguir alguns passos. Eles são: configurar o ambiente virtual e convidar os participantes, criar um módulo de treinamento, adicionar conteúdo, avaliar o aprendizado e fazer o follow-up.

Configure o ambiente virtual e convide os participantes

A primeira etapa para implementar o treinamento no Google Classroom para empresas é configurar o ambiente virtual. É importante colocar um título que esteja adequado às necessidades corporativas e ao conteúdo.

Uma dica é separar os treinamentos em tópicos dentro dos módulos de aprendizado. Assim, fica mais organizado. Além disso, convide os participantes ou compartilhe o código para entrar.

Crie o módulo de treinamento

O módulo de treinamento no Google Classroom deve ser bem organizado para servir como uma ferramenta de desenvolvimento profissional. Por isso, faça a divisão em tópicos e nomeie de forma que esteja de acordo com o conteúdo. Esse processo pode ser feito na aba “Classwork“.

Adicione o conteúdo no módulo de treinamento

Você pode adicionar conteúdo no módulo de treinamento por meio de atribuições, inclusão de perguntas ou adição de conteúdo. Tudo depende do seu objetivo no momento.

Por exemplo, se o objetivo é criar um diálogo rápido com engajamento, a adição de uma pergunta é a melhor saída. Você também pode atribuir tarefas, sendo que pode adicionar arquivos e outros conteúdos do Google Drive, além de links e vídeos do YouTube.

Portanto, existem diferentes possibilidades para explorar o conhecimento, garantindo a adaptação a diferentes estilos de aprendizado. Isso também ajuda no engajamento.

Outro aspecto interessante é a opção de criar um cronograma para conclusão das atividades. Ele permite que os participantes tenham flexibilidade nos horários, mas cumpram os prazos determinados.

Avalie o aprendizado

A avaliação do aprendizado é necessária no treinamento via Google Classroom para empresas. Isso é permitido de diferentes maneiras. Por exemplo, ao criar uma questão, ela pode estar no formato discursivo (aberto) ou ser de múltipla escolha. Também é possível fornecer e obter feedbacks rápidos, inclusive fazendo ajustes no módulo, se necessário.

Faça o follow-up

O follow-up permite obter feedbacks na internalização do conteúdo. Você pode criar um fórum em áreas necessárias e permitir que os participantes ajudem uns aos outros. Dessa forma, há o incentivo à discussão.

Adote o treinamento com Google Classroom na sua empresa contando com a SantoDigital

Com essas informações, você pode adotar o treinamento com Google Classroom na sua empresa. Para iosso, precisa de uma empresa especialista na implementação, como a SantoDigital.

Somos Google Cloud Partner e especializados na implementação de diferentes soluções para desenvolver equipes de alta performance em todas as áreas. Por isso, cobrimos a migração para o Google Workspace, a fim de que o seu negócio atenda aos padrões corporativos em termos de confiabilidade, segurança e performance.

Assim, você usa o Google Classroom para empresas de diferentes maneiras e tem a chance de fazer a sua equipe se destacar. Além disso, seu negócio conquista vantagem competitiva, já que os colaboradores têm mais conhecimento e participam mais ativamente do alcance de objetivos estratégicos.

Esses são apenas alguns motivos para usar o Google Classroom no treinamento corporativo. Ainda existem outros, como você viu ao longo deste post.

Então, que tal começar? Conheça os serviços da SantoDigital e entenda por que ajudamos o seu negócio a ter um treinamento mais eficiente com o Google Classroom.

 Resumindo

Qual é a função do Google Classroom?

A função do Google Classroom é criar um ecossistema em que o aprendizado é o principal. Por isso, ele pode ser usado em instituições de ensino e empresas que focam no treinamento de seus colaboradores. Assim, é possível criar conteúdos, fazer perguntas e gerar engajamento utilizando as soluções do Google Workspace.

Qual a principal ferramenta do Google Classroom?

A principal ferramenta do Google Classroom é a criação de módulos de treinamento. Nela, você insere os conteúdos, adiciona perguntas, fornece feedbacks etc. Ou seja, é semelhante a uma rede social, inclusive com a possibilidade de acrescentar links externos.

Compartilhe esse artigo

Conteúdos relacionados

Newsletter Newsletter

Fique por dentro

Com a newsletter da SantoDigital, você estará sempre um passo à frente, pronto para elevar seu negócio com o poder da inovação digital.

Inscrição realizada com sucesso.