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5 dicas essenciais de como usar o Google Analytics

  • Por: SantoDigital
  • maio 20, 2015
  • 5 minutos

O Google Analytics é uma ferramenta do Google Workspace essencial para qualquer pessoa que tenha um site. Isso porque o sistema, que não custa nada para o proprietário do site, ajuda você a compreender sua audiência online, entre outras questões, como o uso de palavras-chave. O monitoramento de tráfego pode melhorar a performance do seu blog ou site e, dessa maneira, fica muito mais fácil conferir os resultados do seu projeto.

Vamos conferir 5 dicas essenciais de como usar o Google Analytics e uma dica bônus de como usar os novos recursos do GA4? Leia o artigo!

1. Configuração de metas

Muitas pessoas que instalam o código de monitoramento se esquecem de configurar as metas. Esse procedimento é essencial, já que você definirá os objetivos do seu negócio de acordo com suas expectativas.

Por exemplo, seu site é um blog que fala de moda, beleza e você deseja ganhar dinheiro com anúncios? Ao saber exatamente o que você precisa configurar, o trabalho fica mais fácil. Veja quais são as palavras-chave que mais mandam pessoas para seu site, de onde os internautas vêm, entre outras metas necessárias para compreender melhor sua audiência.

2. Relatórios em tempo real

Já imaginou que interessante saber quantas pessoas estão online em seu site e ainda obter dados sobre esses internautas? Os relatórios em tempo real vêm com essa finalidade, para que você tenha informações valiosas de sua audiência, como: de onde está vindo o contato(país/estado/cidade), se veio de tráfego orgânico, acesso foi mobile, páginas mais visitadas e ainda qual palavra-chave usada para chegar à página. Ao ter esses dados em mãos, você pode criar campanhas de marketing mais eficientes e direcionadas, já que saberá o perfil dos seus visitantes.

3. Utilize o monitoramento de campanha

Entender como usar o Google Analytics permite que você faça o acompanhamento das campanhas de marketing online, o que ajuda a analisar a quantidade de visitas de origem de encurtadores de URL. A ferramenta também vai auxiliar no processo do controle dos links de outros sites, além dos links que você utiliza para a promoção de suas campanhas e conteúdos.

4. A velocidade do seu site

A velocidade do seu site é uma ferramenta essencial para usar o Google Analytics. Você poderá conferir o tempo que suas páginas levam para carregar.

O procedimento vai auxiliá-lo a verificar as páginas que pedem certa atenção para otimizar o tempo de carregamento. Esse processo é essencial para qualquer site, já que é fundamental melhorar a experiência dos internautas, pois isso influencia no ranking do Google.

5. A busca no site

Quando seus internautas usam a caixa de pesquisa no site ficam mais suscetíveis a conversões em comparação com os que não usam a busca. Isso se explica pelo fato de que eles estão mais engajados com o site e o conteúdo.

A ferramenta permite que você tenha conhecimento das palavras que as pessoas utilizam para buscar o que precisam nas páginas. Você pode utilizar essa lista para as campanhas de otimização e de SEO.

Sem mencionar o fato de que você pode usar a lista também para obter ideias de novas postagens para o site. Caso você queira habilitar essa ferramenta, confira se há uma caixa de pesquisa na página e depois habilite a função no Google Analytics.

Dicas bônus: como usar o Google Analytics 4 (GA4)

Desde julho de 2023, as propriedades do Google Analytics Universal deixaram de processar novos dados e todas as propriedades do Analytics foram migradas para a nova versão da plataforma, o GA4. Veja, a seguir, como usar o Google Analytics 4 na análise de dados do seu negócio!

Busque tendências a partir dos insights de Machine Learning

O GA4 usa aprendizado de máquina para identificar tendências e padrões nos dados de tráfego do seu site. Esses insights podem ajudar a entender como os usuários estão interagindo com seu site e como você pode melhorar seu desempenho.

Assim, diferentemente do UA, que era baseado em cookies de terceiros — pequenos arquivos de texto armazenados nos dispositivos dos usuários —, o GA4 é focado em privacidade, coletando dados a partir de um modelo de aprendizado de máquina e atendendo aos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Acompanhe qualquer evento em seu site

Os dados no GA4 são baseados em eventos, ou seja, ações que os usuários realizam em seu site ou aplicativo. Você pode usar eventos para rastrear uma variedade de ações, como visualizações de página, cliques em links, envios de formulários e compras.

Também é possível definir parâmetros para seus eventos. Esses parâmetros são informações adicionais que podem ser usadas para rastrear seu evento. Por exemplo, você pode usar um parâmetro para rastrear a ID do produto que um usuário comprou ou a URL da página que um usuário acessou.

Saiba se os usuários estão engajados

O GA4 trouxe uma série de novas métricas para medir o engajamento do usuário no site ou aplicativo, que podem ajudar a entender se os usuários estão achando o conteúdo interessante e envolvente. Veja, a seguir, as novas métricas de engajamento:

Sessões engajadas

Significa que o usuário passou pelo menos 10 segundos interagindo em uma página.

Sessões engajadas por usuário

As sessões engajadas por usuário medem o número médio de sessões engajadas que um usuário realiza em seu site em um determinado período. Por exemplo, se um mesmo visitante retornar ao seu site duas vezes e interagir por 10 segundos com alguma página, o número de sessões engajadas aumentará.

Tempo médio de engajamento

O tempo médio de engajamento mede a quantidade média de tempo que os usuários passam em uma página em uma sessão. Seu valor é calculado dividindo o tempo total gasto em todas as páginas por sessão pelo número de páginas visitadas por sessão.

Taxa de engajamento

A taxa de engajamento substitui a taxa de rejeição do UA. Assim, ela representa a porcentagem de sessões que são consideradas engajadas. Para calcular a taxa de engajamento, basta dividir o número de sessões engajadas pelo número total de sessões.

Integre o GA4 com outras ferramentas de análise

O GA4 pode ser integrado com outras ferramentas de análise, como o Google Ads, o SEMRush e o Adobe Analytics. Isso permite que você combine os dados de tráfego do GA4 com os dados de outras ferramentas para obter uma visão mais completa do desempenho do seu site.

Agora que você já sabe como usar o Google Analytics, siga nossas redes sociais para continuar se atualizando sobre as novidades da área de tecnologia. Estamos no Facebook, LinkedIn, Youtube e Instagram.

Resumindo

Como ter acesso ao Google Analytics?

Para ter acesso ao Google Analytics 4 (GA4), você precisa:

  1. Logar ou criar uma conta no Google;
  2. Acesse o Google Analytics;
  3. Clique em “Admin”;
  4. Na seção “Propriedades”, clique em “Criar propriedade”;
  5. Na página “Criar propriedade”, selecione “Google Analytics 4”;
  6. Digite um nome para sua propriedade GA4;
  7. Escolha um ID de propriedade. Ele deve ter 15 caracteres e deve ser uma sequência de letras e números;
  8. Escolha um ID de acompanhamento. Ele deve ter 16 caracteres e deve ser uma sequência de letras e números;
  9. Clique em “Criar”.
  10. Inclua uma tag de acompanhamento no seu site ou aplicativo e comece a analisar os dados.

Como analisar dados de site no Google Analytics?

Para analisar os dados do seu site no Google Analytics 4, você precisa primeiro criar uma conta e adicionar um código de acompanhamento ao seu site. Após fazer isso, você pode começar a visualizar os dados do seu site na interface do GA4.

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