Confira 6 dicas de como usar o Google Workspace para o setor de educação

Home Google Workspace
Confira 6 dicas de como usar o Google Workspace para o setor de educação
google workspace para educação

Confira 6 dicas de como usar o Google Workspace para o setor de educação

O Google Workspace para educação foi planejado para atender as instituições de ensino fundamental, médio e universitário.

Ele oferece um pacote de ferramentas em cloud para as organizações desse setor, incluindo serviços e aplicativos de colaboração e de mensagens, tais como o Sala de Aula, Google Agenda, Google Drive e Gmail.

Existe, inclusive, uma opção com tecnologias mais avançadas e recursos de nível empresarial para a realização de análises aprimoradas e controles avançados para administradores.

Mas, para fazer uso desses recursos, é necessário entender o que é e como funciona o Google Workspace, além de obter dicas de como esse conjunto de ferramentas pode ser usado na educação.

Interessado no assunto? Então confira todos os detalhes!

Saiba o que é Google Workspace

O Google Workspace trata-se de um conjunto de soluções que foram criadas para o atendimento de necessidades de empresas de todos os setores do mercado.

Trata-se de uma solução inovadora e flexível, que conecta as equipes e permite a cooperação entre os seus integrantes. As suas ferramentas de produtividade possibilitam a colaboração em todos os tipos de trabalhos. 

Há também uma versão disponível para organizações e instituições de ensino qualificadas que passam por uma avaliação do Google antes de acessá-los. Para utilizar os recursos, é preciso fazer uma inscrição e aguardar alguns dias.

Essa solução facilita que os usuários consigam acelerar os processos de aprendizado dentro e fora dos ambientes escolares.

Os serviços conferem mobilidade ao ensino e permitem que os estudantes estudem em qualquer lugar e a qualquer momento com o uso de um dispositivo móvel. Os conteúdos são salvos na nuvem, de forma automática.

Conheça as soluções que fazem parte do Google Workspace para Educação

O Google Workspace para educação conta com 45 novos recursos e diversas funcionalidades para facilitar o ensino a distância.

Entre as suas maiores novidades estão o Chrome OS, Google Classroom e Google Meet, que já foram apresentados a educadores e especialistas de diversos países para o planejamento do futuro das atividades de ensino.

Os administradores do Google Workspace para educação poderão ativar as proteções aprimoradas e os recursos de segurança para o Drive interno das instituições de ensino.

Desse modo, as escolas estarão mais protegidas contra o compartilhamento acidental de malware e as ameaças internas. Novas regras de confiança do Drive foram incluídas para o controle avançado do compartilhamento de arquivos.

O administrador tem a opção de possibilitar aos professores o compartilhamento de arquivos com diversas pessoas. Ele pode também possibilitar que os seus alunos compartilhem documentos somente com os professores ou funcionários da escola, por exemplo.

Existem regras para aumentar a confiança, a segurança dos dados e a credibilidade das ferramentas.

Compreenda os benefícios do Google Workspace para Educação

As instituições serão consideradas qualificadas para usar as soluções do Google Workspace para educação se estiverem credenciadas e forem reconhecidas pelo governo para a emissão de certificados, com aprovação em âmbito nacional ou internacional. Após obter a autorização de uso, a gestão será facilitada.

Confira a seguir os principais benefícios provenientes do uso desse conjunto de recursos e ferramentas!

Recursos

O Google Workspace para educação conta com diversos recursos que promovem a aprendizagem para alunos.

Com eles, os professores poderão oferecer lições, selecionar aplicativos, fazer excursões virtuais, promover atividades, usar ferramentas de alfabetização digital, criar planos de aula etc.

Dessa forma, os usuários conseguirão revolucionar as formas de ensino e poderão inovar em conjunto com os seus alunos.

Aceleração da aprendizagem

Os recursos ajudarão a promover um ambiente colaborativo com maior interação dos alunos e professores, com o uso de aplicativos para perguntas, respostas e comentários sincronizados com aulas online gravadas em canal exclusivo ou realizadas em tempo real para cada série ou turma.

As ferramentas vão ajudar os usuários a acelerar a aprendizagem e a desenvolver habilidades digitais.

Ampliação das possibilidades

Com o Google Workspace para educação, é possível ampliar as possibilidades em faculdades e universidades para que os estudantes façam pesquisas avançadas.

Os recursos ajudam a realizar descobertas inovadoras e identificar novas oportunidades de aprendizagem. Uma grande parte dos estados brasileiros já disponibiliza as ferramentas para as instituições de ensino qualificadas.

Confira as dicas de como usar o Google Workspace

Vale destacar que o Google Workspace para educação já é utilizado por quase 100 milhões de alunos e professores em aproximadamente 200 países.

Sendo assim, não é difícil usar as suas ferramentas e recursos para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.

Observe abaixo as dicas mais relevantes para começar a utilizar as soluções que estão disponíveis no mundo inteiro!

1. Uso de ferramentas na nuvem

Uma variedade de ferramentas está sendo disponibilizada na nuvem, que traz economia ao oferecer espaço ilimitado para o armazenamento de conteúdos, informações, fotografias, livros e contas sem cobrar nada.

As instituições de ensino podem liberar espaço físico, reduzir tempo gasto em deslocamentos e economizar dinheiro com a eliminação do uso dos papéis.

2. Apps de mensagem e colaboração

Alunos e professores terão acesso aos aplicativos de mensagem e colaboração criados especificamente para estimular a cooperação e a aprendizagem.

Essa transformação já está ocorrendo e alcançando cada vez mais as instituições de ensino, preenchendo lacunas e melhorando a educação em nosso país. Com os apps, todos terão mais qualidade em suas aulas e troca de informações.

3. Organização das aulas

O Google Workspace para educação oferece segurança completa e total privacidade para alunos e professores, elimina spams e ajuda os docentes a realizar a sua programação com mais eficiência.

No Google Agenda, é possível criar, organizar e gerenciar eventos que serão realizados para os estudantes por meio do Google Meet, por exemplo.

4. Ferramentas de criatividade

As ferramentas de criatividade fazem parte dos serviços gratuitos do Google Workspace para educação, que possibilita a realização de excursões virtuais e o uso de recursos para aprendizado online.

Os alunos têm a oportunidade de aprender por meio de jogos que ajudam a desenvolver a sua criatividade e a aquisição de novas competências.

5. Alfabetização digital

A alfabetização digital diz respeito à oportunidade de aprender a ler e escrever por meio das ferramentas gratuitas do Google Workspace.

Com elas, os estudantes conseguem concluir os primeiros anos de estudo, aprendem a ler, escrever e a realizar os cálculos básicos que são ensinados desde a primeira até a quarta série escolar.

6. Configuração de idiomas

Para utilizar o Google Workspace, os administradores deverão acessar a sua conta no Gmail e modificar as configurações.

Ao clicar no menu do drop-down, será possível escolher o idioma e depois salvar as alterações no final da página. Esse procedimento não é difícil de ser realizado, se for necessário, utilize o tradutor do Google para compreender os termos.

Já conferiu as 6 dicas de como utilizar o Google Workspace para educação? Então comece agora mesmo a planejar o uso desse conjunto de recursos e ferramentas que estão acessíveis para empresas e instituições de ensino.

O Google planejou essa opção conhecida como Education para atender escolas e empreendimentos da área educacional.

Gostou do aprendizado? Então prossiga e descubra mais sobre gestão de performance corporativa!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: