Garanta a segurança de seus dados com o Google Workspace

Home Google Workspace
Garanta a segurança de seus dados com o Google Workspace
garanta-a-seguranca-de-seus-dados-com-o-google-workspace

Garanta a segurança de seus dados com o Google Workspace

O Google Workspace é um conjunto de ferramentas inovadoras de produtividade, que podemos dividir em 2 categorias: comunicação e colaboração. Além de ajudar as equipes de trabalho a serem mais produtivas e colaborativas em regimes de trabalho presencial, remoto ou híbrido, essa solução também contribui para a segurança de seus dados.

De fato, o Google Workspace ajuda a otimizar as operações de sua empresa de várias maneiras. Por ser uma plataforma bem estruturada e rica em recursos, ela permite controlar, organizar e proteger os dados de sua organização.

A seguir, explico em maiores detalhes algumas das principais características dessa solução, em especial aquelas relacionadas à segurança de seus dados. Confira!

Os desafios da segurança de dados

Embora cada empresa seja única, os requisitos de segurança permanecem praticamente os mesmos para todos.

O Google Workspace permite que você acesse documentos de qualquer dispositivo, em qualquer lugar e trabalhe nos mesmos arquivos com colegas de equipe simultaneamente. Isso, por sua vez, ajuda a aumentar a produtividade, melhorar os fluxos de trabalho e reduzir custos.

Essa facilidade de acesso também é uma das razões pelas quais muitas empresas permanecem céticas quanto ao uso dessa solução.

No entanto, posso lhe garantir que não há motivos para receio. A seguir, vamos nos aprofundar em alguns dos principais recursos de segurança que tornam o Google Workspace um pacote de produtividade seguro.

Como o Google Workspace auxilia na segurança de seus dados?

O Google Workspace possui diversos controles para auxiliar na segurança dos dados, que vão desde o acesso do colaborador aos serviços em nuvem até mesmo no compartilhamento externo de informações.

Recursos de segurança do Google Workspace

Para começa, podemos falar de algumas dentre as  diversas features que essa solução oferece para apoiar os administradores das empresas.

  • Context Aware: Com o acesso baseado no contexto, você pode criar políticas detalhadas de controle de acesso para aplicações usando atributos como identidade do usuário, local geográfico, status de segurança do dispositivo e endereço IP. Dessa forma, é possível limitar o acesso ao Workspace ou criar regras próprias para determinados aplicativos. Por exemplo, os administradores podem liberar o uso do e-mail a partir de qualquer lugar, mas determinar que documentos sejam acessados somente de dentro de empresa.
  • Autenticação multifator (MFA) ou 2Step Verification: O Google Workspace permite que os colaboradores utilizem um segundo fator de autenticação, para garantir que, mesmo em caso de vazamento de senha, não seja possível realizar o acesso aos seus dados. Esta configuração pode ser opcional ou obrigatória. 
  • ANTISPAM AntiPhising: Para garantir uma maior segurança de seus dados, a plataforma do Google Workspace conta com um sistema de ANTISPAM capaz de detectar e bloquear ameaças, como tentativas de capturas de dados e senhas de seus colaboradores.
  • VAULT: Essa é uma solução que auxilia o compliance e garante a investigação dos dados de sua empresa, aplicável mesmo a arquivos ou e-mails excluídos pelos usuários.
  • Auditoria: O Google Workspace também conta com um painel completo de controle e auditoria, onde você consegue verificar logs de acesso dos colaboradores, ações como leitura, edição, download de informações do seu ambiente. Assim, você consegue identificar, por exemplo, se algum colaborador apresenta comportamento suspeito ou que coloca a segurança de seus dados em risco.
  • Data Loss Prevention (DLP): Para garantir ainda mais segurança dos dados críticos das empresas, o Google Workspace permite criar regras baseada em expressões regulares, para inibir o vazamento de dados. Assim, é possível garantir o bloqueio ou quarentena de e-mails ou documentos que contenham dados sensíveis, como por exemplo CPF, CNPJ, dados cadastrais, cartão de crédito, etc.

Esse ponto é essencial para garantir a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Por exemplo, você pode criar regras para inibir que documentos que contenham uma lista de dados pessoais, como nome, endereço, CPF sejam enviados para terceiros fora da empresa. 

Essa regra pode ser aplicada a diversos tipos de arquivos, como documentos de texto, planilhas e até mesmo fotos. Você também tem a opção de simplesmente bloquear ou deixar em quarentena.

Utilizando os recursos de DLP você também consegue inibir que documentos críticos sejam copiados ou impressos.

Maior privacidade

O Google tem uma certificação ISO / IEC 27701 autorizada para seu Google Cloud Platform, o que é um grande diferencial para a privacidade e segurança de seus dados.

O padrão ISO / IEC 27701 é projetado para apoiar empresas que precisam se alinhar com as leis e estruturas de privacidade internacionais. Ele orienta sobre a implantação, manutenção e melhoria contínua do Privacy Information Management System (PIMS).

Além disso, ele pode ser usado por processadores de dados e controladores, uma consideração crucial para empresas que precisam estar em conformidade com LGPD. Essas certificações oferecem privacidade e segurança de alto nível para os usuários.

O Google Workspace também oferece aos clientes as vantagens de controles universais de privacidade, processos de auditoria simplificados e mais clareza sobre as funções e responsabilidades associadas à privacidade e segurança de seus dados.

Como a SantoDigital ajuda a potencializar os recursos de segurança do Google Workspace?

Um projeto de migração para o Google Workspace não é apenas técnico, mas também envolve uma mudança de cultura. 

Por isso é crucial utilizar uma abordagem que envolva gestão de mudança, para ajudar no engajamento dos colaboradores e capacitação de todos no uso das novas ferramentas de trabalho.

Afinal, não basta que a ferramenta ofereça recursos para a segurança de seus dados. Eles precisam ser alinhados a boas práticas de uso, bem como configurações adequadas.

Por isso, além de toda parte técnica de migração para o Google Workspace, nós, da SantoDigital, também oferecemos:

  • Treinamentos: abordando, além dos recursos das ferramentas, a gestão de cultura e de mudança.
  • Laboratórios de transformação: focado no entendimento dos processos das empresas para propor soluções que façam sentido para o seu negócio.
  • Produtos próprios: soluções customizadas como padronização de assinaturas e smart insights que possibilitam a melhoria de processos e agregam valor ao negócio.

Além disso, é importante ressaltar que na SantoDigital contamos com equipe qualificada e um framework próprio, desenvolvido através da metodologia do Google para realizar a migração completa de forma rápida e segura.

Também possuímos expertise de diversos projetos, onde conseguimos identificar os principais pontos de vulnerabilidades da plataforma do Google Workspace para oferecer um ambiente de trabalho funcional e seguro.

Agora você já sabe como o Google Workspace garante a segurança de seus dados e também como a SantoDigital pode potencializar os benefícios dessa solução.

Entre em contato agora mesmo e saiba como iniciar seus processo de migração para o Google Workspace!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: