Por que o Google Workspace é a melhor ferramenta para proteger a privacidade e segurança da informação na organização? Entenda

Home Google Workspace
Por que o Google Workspace é a melhor ferramenta para proteger a privacidade e segurança da informação na organização? Entenda
Por que o Google Workspace é a melhor ferramenta para proteger a privacidade

Por que o Google Workspace é a melhor ferramenta para proteger a privacidade e segurança da informação na organização? Entenda

A privacidade e segurança de dados é um dos princípios que moldam e orientam a estrutura do Google Workspace. Saiba como os seus ambientes são preparados para garantir a melhor experiência aos clientes, a seguir.

Oferecendo especialistas em auditoria interna e compliance

Uma das prioridades dos regulamentos de proteção de dados do Google Workspace é que as empresas estejam cientes de três pontos fundamentais:

  • como seus dados estão sendo processados;
  • quem tem acesso aos dados;
  • como os incidentes de segurança serão gerenciados.

Por isso, há uma equipe técnica de engenheiros e especialistas dedicada a guiar os clientes Workspace pelas suas regulamentações, obrigações de conformidade e gerenciamento de riscos. 

O objetivo é que os clientes compreendam todas as necessidades regulatórias para poderem executá-las de maneira eficiente.

Então, à medida que novos padrões de auditoria são criados, essa equipe também determina quais controles e procedimentos são necessários para atender cada cliente.

Lembrando que, em determinadas circunstâncias, também a realização de auditorias independentes para validar os controles de segurança e conformidade do Google.

Apostando no gerenciamento de vulnerabilidades

Para garantir um alto nível de segurança aos seus usuários, o Google utiliza um conjunto de ferramentas internas de gerenciamento de vulnerabilidades, construídas especificamente para assegurar uma proteção de qualidade ao seu sistema.

Quando qualquer vulnerabilidade é identificada, a equipe Google registra a ocorrência e a classifica conforme a gravidade, atribuindo ao proprietário as medidas de correção que devem ser tomadas. Uma vez rastreados, os problemas de segurança são acompanhados até a sua resolução.

Fazendo jus a sua fama de inovador em tecnologias de gerenciamento de hardware, software, rede e sistema, o Google apostou no princípio “defesa em profundidade” para criar uma infraestrutura de TI que fosse mais segura e, em simultâneo, mais fácil de gerenciar do que tecnologias mais tradicionais.

É por isso que a empresa opera com servidores sob medida, sistema operacional proprietário e data centers distribuídos geograficamente. 

Isso garante que o Google Workspace seja executado em uma plataforma de tecnologia programada para operar com segurança desde a sua concepção.

Investindo em datacenters de última geração

A privacidade e segurança de dados é um dos pilares de funcionamento do Google. Por esse motivo, a segurança física dos seu datas centers foi desenvolvida em um modelo de camadas, incluindo proteções como:

  • cartões de acesso eletrônicos personalizados;
  • alarmes;
  • barreiras de acesso de veículos;
  • cercas perimetrais;
  • detectores de metais;
  • biometria;
  • detecção de intrusão por feixe de laser no piso.

Obviamente, eles são monitorados 24 horas, 7 dias por semana, tanto internamente quanto externamente. Os datacenters são blindados rotineiramente com medidas de segurança rígidas, e somente funcionários com funções bem específicas têm acesso a esse ambiente.

A verdade é que, ao implementar as soluções Google Workspace as empresas se colocam em uma posição bem menos vulneráveis a ataques, quedas de sistema, entre outras falhas de proteção.

Implementando criptografia de dados

A criptografia é uma parte importante da estratégia de privacidade e segurança do Google Workspace. Ela está presente na proteção dos e-mails, chats, videoconferências, arquivos, entre outras soluções.

Basicamente, o processo de criptografia é realizado de duas maneiras: “em repouso” e “em trânsito”.

O primeiro caso acontece quando as informações estão armazenadas em um disco, incluindo unidades de estado sólido ou mídia de backup, e apenas quem possui as chaves de criptografia necessárias consegue ler os arquivos.

Na criptografia “em trânsito”, os dados viajam pela Internet e pela rede do Google criptografados. Assim, mesmo que eles sejam interceptados, o invasor também não consegue fazer a leitura.

Para tanto, a empresa utiliza, por exemplo, o recurso Transport Layer Security (TLS) para roteamento de e-mail, que permite a comunicação entre servidores do Google e não Google de maneira criptografada, evitando espionagem e outras ações maliciosas.

Lembrando que, clientes Google Workspace também têm a funcionalidade de permitir a transmissão de e-mails apenas para domínios e endereços de e-mail específicos, cobertos por TLS.

Desenvolvendo soluções de baixa latência e alta disponibilidade

Outra vantagem proporcionada aos clientes Google é que a empresa projeta todos os componentes da sua plataforma para serem altamente redundantes — design do servidor, armazenamos dados, conectividade de rede e Internet e também serviços de software.

Isso significa que o tratamento de erros e a criação das respectivas soluções não dependem de um único servidor, centro de dados ou conexão de rede. 

Para minimizar os efeitos de interrupções regionais, os data centers Google ainda são distribuídos geograficamente.

Assim, diante de qualquer falha de hardware, software ou rede, os dados são automaticamente transferidos de uma instalação para outra, garantindo que os clientes Google Workspace trabalhem sem interrupções na colaboração em documentos, videoconferências e muitas outras configurações.

O objetivo do Google Workspace é que todos os seus clientes compartilhem de uma experiência de alto desempenho, que também ajude a proteger a privacidade e segurança dos seus dados.

Realizando monitoramentos

O Google Workspace conta com um programa de monitoramento de segurança das informações coletadas em três pontos principais: do tráfego interno da rede, das ações de funcionários em sistemas e do conhecimento externo de vulnerabilidades.

Dessa forma, qualquer comportamento suspeito no tráfego interno da empresa será analisado por meio de um sistema construído em tecnologia do Google, com a examinação dos logs para identificar comportamentos incomuns ou tentativas de acesso de dados do cliente.

Para aumentar a eficiência do monitoramento, os engenheiros de segurança colocam alertas de pesquisa permanentes em repositórios de dados públicos, a fim de que o sistema procure incidentes de segurança que possam afetar a infraestrutura da empresa e revise ativamente relatórios de segurança.

Resumindo, a análise de rede automatizada ajuda a determinar possíveis ameaças desconhecidas e as encaminha para a equipe de segurança do Google. Então, o processo de segurança é complementado pela análise dos logs do sistema.

Quais as vantagens do Google Workspace?

A implementação das estratégias adequadas para o negócio é o segredo para acelerar processos e trazer melhores resultados. 

Nesse sentido, as soluções Google Workspace são uma referência para quem está em busca de privacidade e segurança, mas também uma performance de excelência. Confira, a seguir, alguns dos benefícios gerados.

Maior integração

Um ambiente digital com tudo que você precisa. A proposta principal do Google Workspace é oferecer ferramentas totalmente integradas, que se complementam e geram agilidade para a rotina de trabalho dos usuários.

Com isso, os colaboradores têm a possibilidade de serem produtivos em qualquer lugar, com o auxílio das ferramentas que potencializam sua eficiência. Tais como:

  • links de visualização: permite aos usuários visualizar os arquivos anexados (Documentos, Planilhas e Apresentações) em janelas pop-ups antes de clicar neles, sem alterar as guias;
  • menções mais inteligentes: uma janela pop-up é aberta na tela quando o “@” da pessoa é mencionada em algum Documento, Planilha ou Apresentação, fornece o contexto do diálogo e sugerindo ações;
  • Google Meet picture-in-picture em qualquer lugar: permite iniciar uma discussão oralmente com outras pessoas que estejam ativas no arquivo de forma instantânea;
  • Criação de documentos no Chat: crie documentos de texto, planilhas ou apresentações diretamente na janela ativa do chat, com todos os participantes, e sem a necessidade de abrir uma nova aba.

Colaboração otimizada

O trabalho em colaboração é uma peça-chave para o sucesso de qualquer empresa. Com o Google Workspace, é possível ter acesso a ferramentas de produtividade e colaboração para todas as formas de trabalho e setores. 

Gmail Corporativo, Meet, Agenda, Drive e Chat. Estes são apenas alguns dos instrumentos facilitadores dos processos corporativos, ajudando na organização dos arquivos, no desenvolvimento de projetos e documentos, compartilhamento de dados em tempo real, tudo isso com o “selo de segurança” Google.

Por exemplo, na própria tela do Gmail o usuário consegue adicionar uma equipe de trabalho e criar um fluxo de trabalho coletivo, definindo prazos, responsabilidades e muito mais. 

A interação entre equipes de trabalho se tornam mais ágeis. Ademais, as colaborações também podem ser realizadas com terceiros convidados.

Planos flexíveis

O Google Workspace apresenta um leque diversificado de assinaturas, com soluções completas para atender às demandas de empresas de diferentes tamanhos.

A contratação dos serviços da plataforma pode ser feita por meio de quatro pacotes:

  • Business Starter;
  • Business Standard;
  • Business Plus;
  • Enterprise.

O mais importante para uma escolha acertada é conhecer as necessidades de armazenamento, suporte e recursos extras da empresa. Afinal, os softwares disponíveis são os mesmos para todos os planos, o principal ponto de distinção entre eles é o armazenamento.

A versão Business Starter, garante o acesso a e-mail personalizado, até 100 participantes em uma chamada de vídeo, suporte padrão e armazenamento de 30 GB por conta.

No Business Standard, são 2TB armazenamento por conta, direito a videoconferência com até 150 membros ao mesmo tempo, e gravação de vídeo. 

Já o plano Business Plus conta com todos os recursos anteriores, além de 250 participantes no chat de vídeo, armazenamento de 5 TB e algumas funcionalidades adicionais no controle de segurança.

A versão Enterprise, por sua vez, oferece suporte premium e o espaço de armazenamento personalizado para cada empresa.

Como a SantoDigital pode ajudar?

Agora que você já sabe que Google Workspace é a melhor ferramenta para privacidade e segurança da informação nas empresas, é importante contar com os aliados certos para uma implementação bem-sucedida.

A SantoDigital é uma das principais parceiras do Google no Brasil, com uma vasta experiência em implementação e migração para Google Workspace na América Latina. São mais de 10 anos levando inovação para a melhoria da eficiência operacional das empresas.

A empresa tem como foco a combinação de serviços de consultoria com ferramentas de alta tecnologia — soluções tecnológicas sob medida, que contribuem para que organizações de todos os tamanhos e segmentos otimizem suas performances, especialmente no que diz respeito à privacidade e segurança de dados.

Acima de tudo, a SantoDigital pode ajudar qualquer empresa a migrar operações para o Google Workspace de forma rápida e segura, conforme o nível de serviço mais adequado para suas necessidades.

A aposta no Google Workspace vai muito além do aprimoramento da rotina de atividades. As empresas podem usufruir das vantagens competitivas geradas pela serviços da plataforma com o máximo de privacidade e segurança.Gostou do artigo? Para garantir o match perfeito entre as ferramentas Google Workspace e as demandas do seu negócio, conheça os produtos e soluções da SantoDigital!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: