8 ferramentas do Google que talvez você não conheça

Home G Suite
8 ferramentas do Google que talvez você não conheça
Desenho de notebook com ferramentas do Google

8 ferramentas do Google que talvez você não conheça

Praticamente todo mundo sabe que o Google é o maior mecanismo de busca do mundo. Na verdade, a maioria das pessoas que possui um computador ou um dispositivo móvel também conhece bem algumas ferramentas Google, como YouTube, Gmail, Android e muito mais.

Acontece que quando se trata dessa gigante da tecnologia, existe um vasto leque de produtos que pode fazer a diferença na produtividade de uma empresa. Só nas duas últimas décadas, desde que o Google foi criado em 1998, a empresa desenvolveu mais de 250 aplicativos e serviços.

Pensando nisso, elaboramos um artigo com 8 ferramentas Google que as pessoas geralmente não falam muito, mas que são úteis para usar em uma ampla variedade de situações!

8 ferramentas Google que vale a pena conhecer

À medida que a transformação digital se expande nos ambientes corporativos, a automatização das dinâmicas de trabalho se torna uma realidade para negócios dos mais variados segmentos e tamanhos.

Para atender às demandas diárias de qualquer empreendimento, e sobretudo garantir o melhor atendimento aos seus clientes, o Google disponibiliza diversos recursos voltados para o aprimoramento e desburocratização de processos. Veja, a seguir, 8 ferramentas que merecem destaque.

1. Google Ads

O Google Ads é a plataforma de publicidade online do Google. Com o apoio dessa ferramenta, é possível criar campanhas altamente segmentadas e em diferentes formatos, que serão exibidas em resultados de busca, Google Shopping, rede, YouTube, display e apps.

Funciona, basicamente, da seguinte forma: os anunciantes pagam para exibir anúncios breves, ofertas de serviços, informações sobre produtos, conteúdo de vídeo e gerar instalações móveis na rede de anúncios do Google para usuários da web.

Além disso, cada empresa configura o orçamento e as estratégias a serem utilizadas – CPM (custo por mil impressões), CPC (custo por clique), CPA (custo por aquisição). O Google Ads permite que as empresas anunciem para um público potencialmente interessado.

A cada segundo, há 3,7 milhões de pesquisas realizadas no Google, e a maioria das páginas de resultados inclui o Google Ads.

2. Alertas do Google

O Alertas do Google é um serviço de detecção e notificação de alterações de conteúdo feito pelo Google. Você pode receber e-mails quando novos resultados de um tópico aparecerem nas pesquisas. Por exemplo, informações sobre notícias, produtos ou menções do seu nome.

E o que é melhor: essa é mais uma das ferramentas Google que oferece capacidade de personalização. Você pode alterar a frequência com que recebe notificações, os tipos de sites a serem visualizados, o idioma, a parte do mundo da qual deseja informações, quantos resultados deseja ver e quais contas recebem o alerta.

Se você é proprietário de uma empresa, este é um ótimo recurso para manter a presença online do seu negócio, reagir às menções sobre sua marca e até mesmo acompanhar a concorrência.

3. Google Trends

O Google Trends é o site do Google que analisa a popularidade das principais consultas de pesquisa no Google em várias regiões e idiomas. Confira as tendências de pesquisa diária, tópicos que atingiram o pico durante uma data específica ou tendências de pesquisa em tempo real para determinado país.

Enfim, uma ótima ferramenta para ajudar sua empresa a monitorar as tendências do seu segmento de atuação. O Trends pode ser utilizado, por exemplo, para comparar termos de pesquisas entre si, bem como acompanhar o desempenho do termo ao longo do tempo.

No final de cada ano, o Google faz uma lista das tendências para que você veja quais foram os principais tópicos dentro um ano em países específicos.

4. Perfil da Empresa Google

O Perfil da Empresa no Google é o antigo Google Meu Negócio, uma das ferramentas Google que ajuda a atualizar seu perfil comercial, criar um website e interagir com seus clientes em seu telefone, tablet ou computador gratuitamente. Um importante recurso para que as empresas se conectem com os clientes pelo Google Maps e também na Busca do Google.

Além de editar as informações que as pessoas visualizam sobre sua empresa, com o Perfil da Empresa no Google, você pode gerenciar o relacionamento com o cliente – promoções, eventos, seção de comentários e avaliação.

O site gera informações do seu perfil comercial e é compatível com dispositivos móveis, em um domínio personalizado e pronto para anúncios.

5. Google Workspace

O Google Workspace é um conjunto de ferramentas do Google desenvolvidas com a tecnologia da nuvem. Um serviço voltado para a colaboração e produtividade profissional, como Docs, Chat, Meet, Planilhas, Apresentações, Drive, Agenda, entre outros.

A proposta é oferecer um ambiente digital único, com tudo que uma empresa precisa no desenvolvimento das suas atividades. Não importa o segmento ou tamanho do negócio, o Google Workspace se encarrega de levar agilidade e eficiência para a rotina de trabalho dos usuários.

Parte dessa fluidez na execução das tarefas se dá pelo fato de que tudo pode ser feito em uma janela. E que os apps de produtividade têm a funcionalidade de visualização interna de links, de modo que o usuário não precisa sair da página de trabalho para usar mais de um aplicativo.

Receba e-mails comerciais por meio do Gmail, envie mensagens com segurança em sua equipe, crie documentos, planilhas e apresentações na nuvem. O Google Workspace proporciona uma experiência integrada, de uma forma totalmente intuitiva e segura aos seus clientes.

Embora o acesso às ferramentas do Workspace seja gratuito, a plataforma conta com planos empresariais que oferecem recursos adicionais exclusivos, como suporte e capacidade de armazenamento diferenciados. A contratação do serviço pode ser feita por meio de quatro pacotes:

  • Business Starter: com acesso a e-mail personalizado, 30 GB de armazenamento por conta, até 100 participantes em uma chamada de vídeo, suporte padrão, e um custo de R$ 27,00 reais por mês para cada usuário.
  • Business Standard: plano com direito a videoconferência com até 150 membros ao mesmo tempo e armazenamento de 2TB para cada conta pelo valor de R$ 56,00 reais por usuário.
  • Business Plus: apresenta todas as ferramentas anteriores, além do número de 250 participantes no chat de vídeo, armazenamento para 5TB e melhorias no controle de segurança. O Business Plus custa R$ 81,00 reais por usuário.
  • Enterprise: plano com suporte premium e espaço de armazenamento personalizado para as necessidades de cada negócio. Os valores desse plano devem ser cotados com o Google.

O Google Workspace é uma solução que privilegia a comunicação, colaboração e produtividade de empresas com tamanhos e necessidades diferentes, como nenhuma outra disponível no mercado.

6. Data Studio

O Data Studio do Google é a solução de relatórios e inteligência de negócios do Google para usuários exigentes que precisam de mais do que dados e painéis do Google Analytics. Trata-se de uma ferramenta de Business Intelligence (BI) que favorece a inteligência do negócio. Ele transforma dados brutos em insights estratégicos para o desempenho da empresa.

Assim, o gestor pode reunir métricas e indicadores para a tomada de decisões mais assertivas. O Data Studio pode beneficiar diversas áreas, como marketing, vendas, gestão de pessoas e finanças, de forma que elas atinjam seus objetivos com menos exposição a riscos.

Você poderá contar sua história de dados com gráficos, incluindo gráficos de linha, barra e pizza, mapas geográficos, gráficos de área e de bolhas, tabelas de dados paginados, tabelas dinâmicas, entre outros.

7. Google Agenda

Ser organizado é importante para qualquer negócio. É por isso que o Google Agenda está entre as ferramentas Google que não podem faltar no dia a dia da sua empresa. Trata-se  de um aplicativo de organização de rotinas, onde o usuário pode acompanhar facilmente todas as suas reuniões e compartilhar sua programação com outras pessoas.

Isso porque, o Google Agenda é um serviço de calendário e agenda online. Com ele, programar reuniões, adicionar e controlar eventos, lembrete de compromissos, tudo é gerenciado de maneira bem prática, tanto na versão web como para dispositivos móveis (Android e iOS).

Você pode sincronizar calendários de várias contas Google e controlar diferentes atividades no mesmo ambiente, entre outras ações como configurar um calendário editorial para organizar o blog e outros conteúdos de marketing. Confira mais algumas funcionalidades adicionais do Agenda que merecem destaque:

  • visualizar as agendas dos colegas;
  • anexar arquivos;
  • conversão de fuso horário;
  • controle de disponibilidade;
  • recebimento de e-mail com compromissos;
  • sincronização com o Meet.

8. Google Keep

Uma das ferramentas Google que permite guardar anotações, compartilhar listas e fotos em um só lugar, com quem você quiser. Com o aplicativo Keep, suas notas e listas serão sincronizadas em movimento, seja na área de trabalho ou tablet.

Organize suas anotações e listas por codificação de cores e rótulos, crie etiquetas personalizadas, configure seus lembretes de acordo com a data, hora e local específico. O Google Keep conta com Widget para a tela inicial e irá lembrar você das tarefas que precisa fazer.

Lembrando que o Keep é uma ferramenta leve, com layout intuitivo, que possui integração nativa com outros serviços do Google. Portanto, muito útil ao gerenciamento das tarefas diárias. Nele, é possível, por exemplo, adicionar lembretes integrados ao Google Calendar.

Com as ferramentas Google é assim: graças à suas soluções inovadoras e totalmente flexíveis, a rotina da empresa e colaboradores se torna muito mais organizada e produtiva. São recursos que proporcionam uma configuração bastante dinâmica e eficiente para o negócio, baseada no ambiente virtual da nuvem, uma peça-chave para o seu futuro no mundo corporativo

Gostou de conhecer essas ferramentas Google? Então, aproveite para aprofundar o seu conhecimento sobre o uso do Google Agenda, um recurso indispensável para quem deseja uma rotina produtiva na empresa!

[rock-convert-cta id=”6728″]

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: