Gestão empresarial: como a tecnologia pode ser uma aliada no seu negócio

Home Outros
Gestão empresarial: como a tecnologia pode ser uma aliada no seu negócio
Gestão empresarial

Gestão empresarial: como a tecnologia pode ser uma aliada no seu negócio

A gestão empresarial é um assunto prioritário para todos os negócios, independentemente do seu segmento ou porte. Afinal, qualquer empreendimento envolve processos administrativos que precisam ser cuidados para que a empresa cresça de forma sustentável e demonstre uma boa performance no mercado.

Atualmente, é impossível falar sobre gestão empresarial sem mencionar a tecnologia. O mundo digital faz parte de tudo que fazemos, seja na vida pessoal ou no trabalho. Com o avanço da transformação digital, cada vez mais recursos e ferramentas aparecem para ajudar gestores a ter mais controle dos seus negócios e conduzi-los com maior eficiência.

Assim, a tecnologia é a peça-chave para que empresas modernas otimizem a gestão dos seus negócios e conquistem a lucratividade esperada. Sem ela, fica continuamente mais difícil se manter competitivo e relevante em um mercado tão acirrado e complexo.

Neste post, você entenderá a importância da tecnologia para a gestão empresarial e como ela pode ser aplicada de modo a trazer mais inteligência ao negócio e ajudar gestores a superar desafios e se manter à frente da concorrência. Continue a leitura e saiba tudo sobre o tema!

O que é gestão empresarial?

Gestão empresarial é um processo que envolve todo o conjunto de estratégias que uma organização coloca em prática para administrar um negócio. Logo, isso envolve uma série de ações, como:

  • controle financeiro;
  • recursos humanos;
  • planejamento.

Da mesma forma, existem outras etapas que podem variar conforme o segmento da cada empresa, como:

  • estoque;
  • produção;
  • compra de insumos;
  • distribuição;
  • vendas.

Como podemos perceber, a gestão empresarial diz respeito a toda a engrenagem que faz um negócio funcionar, e essa engrenagem é composta por vários elementos e peças que precisam operar adequadamente de modo que a máquina tenha um bom desempenho.

Assim, para cuidar das diferentes áreas e operações de uma empresa, é ideal que gestores busquem as melhores práticas e ferramentas visando otimizar seu funcionamento e garantir que a máquina tenha uma performance cada vez melhor. Isso dará condições da empresa não somente sobreviver no mercado como expandir e atingir outros nichos e multiplicar oportunidades.

Qual é a sua importância para as empresas?

O conhecimento de gestão empresarial é imprescindível para que gestores consigam conduzir um negócio de forma saudável e eficiente.

O Brasil é um país que registra um saldo positivo de abertura de empreendimentos. Em 2021, foram registradas 2,6 milhões de novas empresas. Contudo, de acordo com um levantamento do Serasa, muitas fecham as portas e os índices de falência cresceram mais de 50% no mesmo ano. Esses dados nos dizem muito sobre a importância da gestão empresarial.

Como vimos no tópico acima, esse é um assunto bastante abrangente, no sentido de que envolve uma série de etapas fundamentais para o funcionamento de um negócio.

Esse é um tema que envolve desde o planejamento de metas e estratégias até a organização e acompanhamento de vários processos como vendas, pagamentos, gestão de colaboradores, contas a pagar e muito mais. Basicamente, tudo que envolve o ambiente de uma empresa e seu funcionamento.

Nesse sentido, a gestão empresarial e suas etapas são vitais para manter um negócio de pé e com as portas abertas. Visto que empresas formam um ecossistema complexo de operações, é fundamental contar com práticas, profissionais e tecnologias que otimizem cada etapa.

Caso contrário, a empresa pode lidar com falhas de gestão que podem colocar o negócio a perder, gerar erros, desperdícios, custos excessivos e desnecessários. Por isso, é essencial pensar na gestão de forma global, entender como os diferentes setores da empresa se relacionam e saber mapear processos para trazer mais produtividade e eficiência a cada um deles, garantindo que estão agregando mais valor aos resultados.

Como a tecnologia pode ser aliada na gestão empresarial?

No contexto altamente conectado que vivemos atualmente, a tecnologia é a principal aliada da gestão empresarial, tanto que é impossível pensar em um negócio que não conte com alguma ferramenta digital para algum de seus processos.

As ferramentas tecnológicas permitem que empresas trabalhem com maior eficácia e produtividade de muitas maneiras. Existem programas que ajudam gestores a ter maior controle financeiro, ferramentas para planejamento, outras para administrar a produção. Enfim, uma variedade de recursos que trazem muitos benefícios para o dia a dia de um negócio.

Entenda em detalhes, a seguir, como a tecnologia colabora para os resultados de uma organização.

Aumenta a produtividade

O uso da tecnologia na gestão empresarial proporciona algo importante: a automatização de processos e tarefas. Isso quer dizer que, em vez de cuidar de etapas manualmente, os colaboradores podem cumprir operações de forma simplificada na velocidade de um clique. Isso traz mais confiabilidade (visto que processos manuais apresentam maiores índices de erros), segurança e ganho de tempo.

Como consequência, as rotinas de diferentes equipes se tornam mais produtivas, e os profissionais fazem mais em menos tempo. Da mesma maneira, os colaboradores têm a chance de se concentrar em tarefas mais estratégicas que agregarão valor ao negócio no lugar de passar horas cumprindo processos manuais que podem ser realizados por sistemas.

Otimiza a comunicação

Com sistemas tecnológicos, o compartilhamento de dados e tarefas é otimizado. Uma vez que toda a informação sobre o negócio está no sistema, todos os envolvidos podem consultá-las com facilidade. Da mesma forma, tecnologias móveis permitem que profissionais continuem conectados onde quer que estejam, diretamente de seus dispositivos móveis.

Simplifica controles

Sistemas qualificados facilitam a vida de gestores quando o assunto é controle de dados financeiros, emissão de documentos, geração de relatórios e mais. Em poucos cliques, gestores têm acesso a detalhes sobre diversas áreas do seu negócio e não precisam ficar adivinhando valores do fluxo de caixa e informações, por exemplo. Isso dá mais segurança na gestão e também reduz os índices de erros.

Eleva a eficiência operacional

Resolver processos de forma automática e em menos tempo é essencial para proporcionar mais eficácia e precisão a um negócio. Assim, operações manuais e burocráticas são eliminadas, e todo o fluxo de trabalho ganha agilidade e dinamismo. Isso é benéfico tanto para as rotinas internas quanto para o atendimento ao cliente, por exemplo.

Proporciona confiabilidade para gestão de dados

Sistemas tecnológicos, como a computação em nuvem, facilitam o controle e o armazenamento de dados. As vantagens são inúmeras. Além da possibilidade de reunir todos os dados empresariais em um só lugar, a nuvem é um sistema otimizado que dispensa a necessidade de armazenamento físico, minimizando operações e despesas com manutenção de servidores, equipamentos e um amplo time de TI.

Reduz custos

Uma das principais diferenças sentidas por gestores com o uso da tecnologia na empresa é a redução de custos. Isso se dá de diferentes formas, como por meio da diminuição de:

  • erros e desperdícios;
  • retrabalho e burocracias;
  • horas extras, visto que sistemas conseguem cumprir mais tarefas;
  • viagens corporativas e deslocamentos com o auxílio da internet móvel e comunicação remota;
  • armazenamento de dados e infraestrutura de TI na nuvem, dispensando a necessidade de alto investimento em servidores e hardware.

Como vimos, a produtividade é uma das grandes entregas que a tecnologia proporciona. Enquanto recursos vão ficando mais avançados, maiores são as oportunidades de melhorias e também de redução de custo que as empresas enxergam.

Um exemplo disso é, mais uma vez, a tecnologia na nuvem. Na nuvem, os custos de manutenção são menores, isso sem contar que licença de softwares e programas saem mais em conta.

Traz flexibilidade e integração

Empresas contemporâneas podem apostar em diferentes modelos de trabalho para inovar e se destacar no mercado. A tecnologia ajuda nesse sentido, trazendo mais flexibilidade aos negócios, permitindo que operações sejam realizadas remotamente ou de qualquer lugar com acesso à internet.

Dessa maneira, não existem limites para que empreendimentos fechem negócios com parceiros ou clientes de qualquer lugar do mundo. Assim, a tecnologia permite que empresas sejam globais, ampliando sua presença no mercado.

Para isso, soluções digitais auxiliam a empresa na integração, possibilitando concentrar em um só sistema ou plataforma os dados e aplicações de um negócio. Isso facilita a comunicação e a colaboração entre equipes, incluindo as remotas.

Com as ferramentas certas, é possível compartilhar dados, documentos e colaborar simultaneamente, como os aplicativos que fazem parte do Google Workspace. Essa inovação acelera as tomadas de decisão e permite que as pessoas trabalhem juntas de forma simples e rápida.

Contribui para a competitividade

Além de tarefas operacionais, a tecnologia ajuda em diversas demandas estratégicas. O marketing de uma empresa pode ganhar amplitude e render melhores resultados com a ajuda de ferramentas que automatizam a divulgação dos anúncios e conteúdos, mapeando o público-alvo com maior precisão.

Essa aposta faz com que a empresa ganhe competitividade. A tecnologia, em suma, está ligada à inovação e, como resultado, contribui para que empresas sejam mais criativas e consigam desenvolver soluções que se destacam da concorrência.

Oferece insights ricos

Gerenciar dados com o apoio da tecnologia é uma prioridade atualmente. Os dados são considerados o ouro da era moderna, uma vez que a análise profunda dessas informações pode gerar insights ricos sobre as tendências do mercado, demandas do cliente, oportunidades de negócio e muito mais.

O uso dessas análises na gestão empresarial permite que empresas tomem decisões acertadas que podem ser decisivas no sucesso de um negócio.

[rock-convert-cta id=”6726″]

Quais são as principais ferramentas tecnológicas que otimizam a gestão empresarial?

A tecnologia se tornou um elemento determinante para o sucesso de uma empresa, seja ela qual for. Nesse cenário, existem diferentes ferramentas que podem ser aplicadas. Conheça algumas delas a seguir!

Sistemas de gestão

Plataformas e sistemas de gestão, como o Enterprise Resource Planning (ERP) e o CRM, permitem que empresas concentrem em um só lugar todos os processos operacionais como:

  • vendas;
  • finanças;
  • estoque;
  • contabilidade;
  • contato de clientes.

Essas plataformas possibilitam a automação de processos e um gerenciamento mais completo e abrangente de todas as etapas de um negócio.

Ferramentas de produtividade e comunicação

Para unir equipes, trazer mais agilidade e precisão ao dia a dia, é útil usar ferramentas que viabilizam a colaboração e gerenciamento de projetos e tarefas. Os aplicativos do Google Workspace são um exemplo disso.

Uma vez que eles funcionam de forma integrada, as equipes podem trabalhar com facilidade editando documentos em simultâneo, criando planilhas colaborativas, fazendo reuniões em tempo real e muito mais.

Infraestrutura de TI na nuvem

A computação na nuvem é uma solução inovadora para empresas que entrega infraestrutura de armazenamento, segurança e gestão de dados com qualidade. Esse recurso é uma alternativa que não demanda uma estrutura física complexa e que gera altos custos. Outra vantagem é que o Cloud Computing permite que os itens armazenados sejam acessados de qualquer lugar com conexão à internet.

Assinatura eletrônica e autenticação digital

A assinatura eletrônica e a autenticação digital são soluções inovadoras que facilitam a conferência e validação de documentos, confirmam a identidade dos usuários e possibilitam a assinatura segura de contratos remotamente, contando com a precisão de alta tecnologia, como Machine Learning e Inteligência Artificial.

Big Data

Para encontrar insights e identificar oportunidades, empresas têm se voltado para os dados. A quantidade de dados gerados no mundo on-line é massiva, e existe muito conhecimento que se pode tirar de lá sobre tudo, desde tendências até comportamento do cliente. O potencial do Big Data é inegável, e negócios investindo em estratégias de BI têm acesso à informação qualificada que as permite superar os concorrentes.

A tecnologia faz parte da vida das pessoas e é elemento integral da gestão empresarial. Atualmente, gestores precisam considerar não apenas uma, mas um conjunto de ferramentas e soluções para ter uma estratégia robusta e de alta performance.

Nesse cenário, é importante contar com parceiros qualificados que vão entregar o melhor da tecnologia e da inovação para o seu negócio. A SantoDigital é uma empresa especializada em soluções tecnológicas que já ajudou mais de dois mil clientes em suas jornadas rumo à transformação digital.

Se você deseja revolucionar seu negócio, confira as soluções e serviços da SantoDigital e entenda como potencializar sua gestão empresarial.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: