Chief Data Officer (CDO) é uma das profissões que estão em ascensão no mercado de trabalho em virtude do avanço da transformação digital.
À medida que a tecnologia se torna cada vez mais presente em empresas de todos os tamanhos, contar com os profissionais adequados para conduzir as operações também se tornou essencial.
Mas, afinal, o que faz um CDO? Em que ele se diferencial de um Chief Technology Officer (CTO) e de um Chief Information Officer (CIO)? Continue a leitura para descobrir!
Qual a função de um CDO?
O CDO ou Chief Data Officer, (Diretor Executivo de Dados, em português) é um cargo relativamente novo. O profissional que ocupa essa posição é responsável por conduzir o processo de transformação das operações tradicionais usando processos digitais.
Em outras palavras, trata-se do responsável pela transformação digital na empresa.
Um CDO visa a gerar novas oportunidades de negócios, fluxos de receita e serviços ao cliente a partir da adoção de tecnologias digitais. Isso pode assumir qualquer forma, desde a substituição de formulários em papel por aplicações digitais até a reorganização de unidades de negócios inteiras.
Quais as principais funções de um CDO?
Geralmente, os CDOs possuem um campo de atuação abrangente e, por isso, a alta gerência precisa delimitar suas funções para que não haja conflito com a atuação do CIO.
Obviamente, em muitos momentos esses profissionais precisarão trabalhar juntos, no entanto, a atuação de cada um deve alcançar pontos exclusivos.
Embora haja variação de uma organização para outra, geralmente, as principais responsabilidades de um CDO são:
- Alcançar o seu público-alvo: atualmente, quase todas as pessoas interagem digitalmente. Logo, a responsabilidade principal de um CDO é definir como uma empresa alcança e comunica com seu público-alvo e como eles podem se engajar em um diálogo bidirecional.
- Inovar processos digitais: Também cabe ao diretor digital mapear os processos de uma empresa e identificar formas de tornar os fluxos de trabalho mais eficientes. Essa transição de processos deve ocorrer sem interromper o bom equilíbrio que já existe entre os departamentos.
- Mapear ativos digitais para estratégias: Juntamente com a alta gerência, o CDO define os objetivos estratégicos da empresa. A partir daí, esse profissional deve determinar quais as soluções tecnológicas podem ajudar a empresa a alcançar suas metas.
- Avaliar os esforços digitais: O CDO também deve acompanhar os resultados de suas ações por meio de indicadores, como ROI, índice de produtividade, etc. Esses resultados são essenciais para justificar os investimentos e fator motivacional na implementação de uma cultura voltada à inovação.
- Identificar oportunidades de negócio: À medida que surgem as inovações, com elas vêm novas oportunidades de negócio. O CDO deve ficar atento às tendências de mercado para que o portfólio digital de sua empresa esteja em constante evolução.
- Desenvolver a marca digital: O digital da sua empresa deve, de todas as formas, promover a voz, os princípios e a personalidade da sua marca.
Quais as diferenças entre CDO, CIO e CTO?
A função do CIO é uma das mais dinâmicas do departamento de TI. Geralmente, eles precisam configurar e liderar a estratégia tecnológica e gerenciar os sistemas de computação de uma empresa.
Um CIO também tem a responsabilidade de um líder de negócios, tomando decisões sobre a compra de equipamentos de TI, bem como a implementação de novos sistemas.
As funções CIO e CDO, em muitos casos, se sobrepõem devido ao foco em TI e digital e, por isso, eles precisam trabalhar juntos. No entanto, não se espera que os CDOs sejam especialistas em TI. Eles devem ser muito mais focados em promover mudanças.
Em suma, o objetivo de um CDO é integrar a transformação digital, enquanto um CIO é responsável por garantir o bom funcionamento das operações de TI.
Já o papel de um CTO, diretor de tecnologia, compartilha alguns atributos comuns com o papel de um CIO. Ambas as posições exigem um forte entendimento de negócios, a fim de agregar valor à organização e alinhar suas respectivas responsabilidades com as metas organizacionais.
Eles também precisam ter um conhecimento técnico, para que possam entender e avaliar as tecnologias subjacentes em um negócio. Em comparação com um CIO, no entanto, o CTO tem uma função mais voltada para o cliente e é o principal responsável por aprimorar as ofertas de produtos da empresa.
Conectado a isso, outra diferença de ambas as funções é que o CTO geralmente é responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias em uma empresa, enquanto o CIO se concentra mais nos problemas organizacionais e tenta resolvê-los com a solução de TI existente.
Agora você já sabe um pouco mais sobre essas importantes profissões que tem se tornado cada vez mais relevantes para o sucesso das empresas.
Gostou desse conteúdo? Então, aproveite para descobrir qual será o papel dos humanos no mundo da inteligência artificial! Que tal descobrir como podemos ajudar? Fale conosco agora mesmo!