Google Apps for Education: Porque celular e sala de aula pode ser uma boa parceria

Home G Suite for Education
Google Apps for Education: Porque celular e sala de aula pode ser uma boa parceria

Google Apps for Education: Porque celular e sala de aula pode ser uma boa parceria

Muito se fala em como as redes sociais e a tecnologia influenciam no aprendizado, tanto positivamente quanto negativamente. É crescente o número de escolas e de professores que adotam dispositivos eletrônicos e tecnologia móvel na sala de aula como forma de incrementar o aprendizado.

Cuidados ao implantar as medidas em sala são necessários, de modo a conciliar o plano de metas pedagógicas com o perfil da instituição. As políticas desenvolvidas para incentivar o uso dos aparelhos pelo aluno deve trazer um significado no plano de aprendizado, onde o treinamento dos educadores e profissionais envolvidos é essencial. Hoje, existem algumas plataformas e aplicativos, como o Google Apps for Education, que são uma verdadeira “mão na roda” para quem quer ter sucesso na implementação de dispositivos móveis para a educação.

Quer saber como os programas podem ajudar no uso do celular na sala de aula? Acompanhe o nosso artigo e não tenha dúvidas de como ele pode ajudar na sua escola!

Como a tecnologia pode ajudar em sala de aula?

Integrando o celular com o conteúdo dado em sala de aula, a educação tem chance de se tornar mais engajada e prazerosa, trazendo os alunos de modo mais orgânico para a sala de aula. Adolescentes de hoje em dia já estão ligados na rede, precisando somente de condicionamento e de direção, criando uma forma saudável e produtiva de uso do aparelho.

Quais são os programas para celular que existem no mercado?

Aplicativos voltados para a sala de aula são uma novidade. O Google apresenta um pacote de ferramentas, Google Apps for Education — que possibilita criar apresentações em sala de aula, publicar livros, fazer quadrinhos e fichamentos, exercícios de matemática, realizar reuniões on-line, compartilhamento de e-books e aulas de datilografia. São vários aplicativos reunidos em uma plataforma de navegação simples que tem ainda a vantagem de integrar dispositivos móveis.

Como funciona?

Com o Google Apps for Education, pode-se acessar aplicativos específicos para as funções dentro da escola, como o Google Sala de Aula. Ele permite elaborar tarefas na própria interface, integrando outros aplicativos do Google, como o Docs e o Drive.

O acompanhamento do desenvolvimento dos alunos pode ser feito em tempo real e a sua configuração é muito fácil. Pelo aplicativo, pode-se armazenar o material didático de modo inteligente, utilizando a lógica das pastas do Google, deixando as tarefas mais organizadas e otimizando o tempo produtivo do professor. No celular, o aplicativo integra imagens e fotografias nas tarefas, armazenando imagens, PDFs e páginas de internet com facilidade.

Quais são os benefícios da plataforma para o uso do celular?

O uso da tecnologia expande o espaço de aprendizado e da sala de aula. O conteúdo pode ser levado para qualquer lugar e acessado inclusive de modo off-line.

Com o celular dentro de sala de aula, a tecnologia serve como um motivador para os alunos, promovendo uma participação efetiva e direta. O uso de fóruns, de chats e de grupos de discussão tornam o aprender mais dinâmico e atrativo.

A possibilidade de utilizar fotografias, vídeos e outras interfaces amplia as formas de fixar e de passar conteúdo. Os alunos ficam mais perto dos professores, que podem criar um canal de comunicação eficiente pelo celular.

Alguma dúvida de que o celular em sala de aula pode ser uma boa ideia? Conte pra gente a sua opinião pelos comentários em nosso blog! 

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: