Controle de acesso à internet: entenda a sua importância

Home Segurança
Controle de acesso à internet: entenda a sua importância

Controle de acesso à internet: entenda a sua importância

Há uma linha tênue entre monitorar tudo que os funcionários fazem na rede da empresa e evitar que eles percam tempo ficando on-line. Embora os computadores promovam novos níveis de produtividade, eles também podem ser uma fonte de distração sem fim para uma equipe.

É para isso que existe o controle de acesso à internet. Feito corretamente, ele pode garantir que seus funcionários sejam mais produtivos e, ao mesmo tempo, assegura o acesso seguro às ferramentas de trabalho.

Abaixo, analisamos a importância de um controle de acesso à internet efetivo. Acompanhe conosco!

1. Riscos de segurança sem controle de acesso à internet

Um funcionário navegando em sites potencialmente perigosos e sem controle pode abrir sua empresa para uma série de riscos de segurança, como vírus, trojans, spyware, entre outros.

Isso obviamente coloca os computadores individuais em risco — e todos nós já vimos os estragos que podem ser causados, quando um vírus entra na rede da empresa.

Pegue como exemplo o Cryptojacking. Esse tipo de malware usa scripts que são executados no navegador para infectar o computador. Basta que um usuário visite um site que contenha o código malicioso para que seu processador seja usado para minerar alguma criptomoeda.

Além disso, o acesso à internet sem controle também permite que os funcionários enviem as informações que quiserem para dentro e fora de sua organização, o que pode colocar em risco dados sensíveis da empresa. Isso pode acontecer de forma intencional, por e-mail ou aplicativos de mensagens, ou não intencional, por alguma vulnerabilidade no sistema.

2. Responsabilidade legal sobre as ações dos colaboradores

Se você tiver informações protegidas por direitos autorais, como softwares, músicas, vídeos e até fotos na sua rede comercial, sua empresa poderá ser legalmente responsabilizada, caso um funcionário faça o download sem o seu conhecimento ou permissão.

O acesso descontrolado à Internet, infelizmente, deixa a porta aberta para várias questões legais. Uma política de uso aceitável para sua TI ajudará de alguma forma. Fazer o gerenciamento de identidade e acesso pode ajudar a controlar o problema.

3. Desperdício de largura de banda

Suas conexões de internet são tipicamente a principal artéria para o seu negócio, ou seja, a principal linha de comunicação entre sua empresa, seus clientes e seus fornecedores. Se seus funcionários estiverem fazendo download de arquivos não relacionados ao trabalho, ouvindo música ou assistindo às notícias, você pagará por isso.

4. Falta de produtividade no local de trabalho

Por último, é claro que a produtividade também tem um papel decisivo no controle de acesso à internet. A navegação dos seus funcionários na internet, durante o horário de trabalho, custa o dinheiro da sua empresa.

Imagine que seus funcionários peçam para dar uma “olhadinha” rápida, durante o expediente, e você autorize. Mas, como dá para contabilizar todas as “olhadinhas” e ainda garantir que todo colaborador irá utilizar a internet com responsabilidade e bom senso por estar em um ambiente de trabalho, é praticamente impossível assegurar a produtividade do time.

Isso é o dinheiro da empresa indo embora. O potencial para um retorno do seu investimento em um sistema de gerenciamento de controle de acesso à internet deve ser claro.

Isso pode ser gerenciado com as ferramentas certas. Pensando nisso, entre em contato conosco e conheça as ferramentas da Santo Digital para o controle de acesso à internet!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: