TI verde: quais são as vantagens práticas para as empresas?

Home Cloud Computing
TI verde: quais são as vantagens práticas para as empresas?
ti-verde-quais-sao-vantagens-praticas-para-empresas

TI verde: quais são as vantagens práticas para as empresas?

As tecnologias da informação e comunicação (TIC) tornaram-se indispensáveis para garantir a competitividade e reduzir os custos nas empresas. Isso tem levado a um crescimento exponencial do número de dispositivos conectados. Como consequência, temos um aumento exponencial no consumo de energia, causando preocupações ambientais e suscitando discussões em torno de uma TI verde.

Existem, hoje, diversas soluções que ajudam as empresas a otimizar o uso de seus equipamentos e ainda melhoram o desempenho operacional. Um bom exemplo é a computação em nuvem, que reduz consideravelmente a necessidade de infraestrutura local e, consequentemente, diminui o consumo de energia.

Continue a leitura para descobrir por que a TI verde deve ser uma preocupação para sua empresa e quais as vantagens em aderir a soluções mais sustentáveis.

O conceito de TI verde

De modo simplificado, a TI verde pode ser entendida como práticas de computação ecologicamente sustentáveis.

Logo, essa abordagem visa a minimizar o impacto negativo das operações de TI no meio ambiente. Isso envolve, dentre outras coisas, projetar, fabricar, operar e descartar computadores e produtos relacionados à computação de uma maneira ambientalmente amigável.

Os principais objetivos por trás das práticas da TI verde incluem reduzir o uso de materiais perigosos, maximizar a eficiência energética durante a vida útil dos equipamentos e promover a biodegradabilidade de produtos não utilizados e desatualizados.

Esse conceito surgiu em 1992, com o lançamento do programa Energy Star, idealizado pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA. O objetivo dessa iniciativa era ajudar as empresas a reduzir custos e, consequentemente, as emissões de gases de efeito estufa, utilizando equipamentos que oferecem eficiência energética superior.

Exemplos de prática em computação verde

Quando se fala em adotar práticas sustentáveis, muitos empresários imaginam que isso é sinônimo de pesados investimentos na compra de equipamentos mais modernos e eficientes.

Porém, nem sempre essa associação é verdadeira. Obviamente, é interessante trocar os equipamentos defasados por outros mais modernos e eficientes. Por outro lado, muitas vezes, tudo que é preciso fazer é melhorar a utilização do hardware já existente.

Em muitas empresas, existem equipamentos, como servidores, que são subutilizados. Uma forma de otimizar a utilização desses recursos é implementar soluções de virtualização. Assim, você consegue executar diversas instâncias, com diferentes serviços, em um único equipamento.

No entanto, hoje existem estratégias mais eficazes para reduzir o consumo de energia, como a adoção da Computação em Nuvem. Ao migrar sua infraestrutura para a nuvem, sua empresa reduz significativamente a necessidade de um data center local. Isso se traduz em uma enorme redução do consumo de energia elétrica.

Quais as vantagens da TI verde para as empresas

Ao adotar práticas de TI verde, as empresas contribuem significativamente para a preservação do meio ambiente. Isso, por si só, já é uma enorme vantagem, uma vez que as consequências da degradação ambiental impactam a todos.

Mas, além disso, as empresas podem ter outros benefícios, tais como:

Redução de custos

Sem dúvida, essa é uma das principais vantagens da adoção de práticas de TI verde. Mesmo que seja necessário investimentos iniciais, o retorno é percebido ao longo do tempo, por meio da redução das contas de energia elétrica.

E não é só isso. Ao utilizar de forma otimizada seus equipamentos, reduz significativamente a necessidade de novas compras e também de manutenção.

Se sua empresa migrar para a nuvem, a redução de custos é ainda maior. Além das economias citadas anteriormente, a nuvem elimina diversos gastos com licenças, suporte, atualizações de software e ainda viabiliza uma equipe de TI mais enxuta.

Imagem da empresa

Hoje, a preservação ambiental é uma preocupação de todos. Dessa forma, demonstrar que sua empresa adota práticas sustentáveis de TI ajuda na construção de uma imagem de organização que valoriza a sustentabilidade.

Desempenho

A Computação em Nuvem tem ajudado empresas de todos os segmentos e tamanhos a alcançar maior eficácia operacional. Dessa forma, ao migrar suas operações, sua empresa pode vislumbrar melhorias significativas em seus fluxos de trabalho, aumento da produtividade, maior flexibilidade, escalabilidade e alta disponibilidade, dentre muitos outros benefícios.

Como você pode ver, sua empresa só tem a ganhar com a adoção de práticas de TI verde. Então, não perca mais tempo! Veja agora mesmo como migrar para a nuvem sem estresse

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: