A importância de sempre inovar – e como a sustentabilidade pode aumentar os lucros da sua empresa

Home Outros
A importância de sempre inovar – e como a sustentabilidade pode aumentar os lucros da sua empresa
inovacao-e-sustentabilidade-logistica

A importância de sempre inovar – e como a sustentabilidade pode aumentar os lucros da sua empresa

É extremamente importante se manter relevante no mundo dos negócios. Porém, para isso, é necessário estudar constantemente. Mas como assim?

Em áreas como tecnologia e logística, por exemplo, as informações estão sempre mudando. Sempre há algo novo surgindo – e em alta velocidade. Afinal, o que é novo hoje já será velho e ultrapassado amanhã.

Quem está há anos no mercado, com certeza já se deparou com desafios de adaptação e, por isso, quer conhecer dicas – ou pelo menos saber por onde começar, certo? E é assim que apresentamos as palavras da vez: inovação e sustentabilidade! 

Assim, vamos entender exatamente quais os significados e por que você deve se lembrar de incluir esses ensinamentos em suas próximas estratégias.

Inovação e logística: o que um tem a ver com o outro?

Como já dissemos, é importante se atualizar sobre o que está acontecendo no mercado e sempre pesquisar para aplicar novos conhecimentos e conceitos para tornar seu negócio mais produtivo e, claro, mais competitivo. Afinal, por causa da forte concorrência, é necessário criar estratégias inteligentes. Dessa forma, você conquista e fideliza novos clientes.

E pensar em inovação na logística pode abranger diversos objetivos:

  • Redução de custos em relação ao estoque e o transporte;
  • Melhorar a velocidade na entrega do produto ao cliente;
  • Evitar erros nos serviços, seja de entrega, trocas, devoluções, retiradas.

Pensando nisso, que tal conhecer, a seguir, algumas inovações em logística? Dessa forma, é possível adequar o seu negócio para torná-lo mais eficiente e mais lucrativo.

1. O seu negócio atua nos segmentos virtual e físico? 

O comércio virtual é o cenário o qual a maioria das empresas deve investir – e se engana quem pensa que o mundo do e-commerce é apenas criar uma loja virtual. Primeiro, o mais importante é criar um planejamento – justamente para que uma logística eficiente consiga atender todas as necessidades e demandas da empresa. 

Por isso, leve em consideração também:o seu negócio atua nos segmentos virtual e físico? Pois nesse contexto, algo que é considerado inovador, é unificar os depósitos. Dessa forma, os custos de armazenamento diminuem – e também elimina esse tipo de falha de falta de produtos de um dos depósitos.    

Outra vantagem é ter o produto na loja online e permitir que o consumidor retire na loja física, o que é mais conveniente e prático para ele.

2. Pick to light: Luzes indicadoras que melhoram o sistema de gestão de depósitos 

Também chamadas pick to light, as luzes indicadoras são uma inovação e tanto! Tecnológica, a ideia é dinamizar o sistema de gestão de armazém. E funciona da seguinte maneira: em cada compartimento de armazenagem há uma luz indicadora e um display, além de uma tecla de confirmação. 

A luz se acende e o operador é guiado para o compartimento o qual ele deve pegar a mercadoria. Após indicar a quantidade de mercadorias que irá pegar, o funcionário confirma que a operação deu certo e, assim, a luz se apaga.

Por não envolver papéis e ainda fornecer mais agilidade, os erros de preparação de pedidos diminuem consideravelmente. 

3. Same day delivery 

Como o próprio nome diz, são entregas feitas no mesmo dia em que as compras foram realizadas, o que oferece mais facilidade, preços acessíveis e, claro, muito mais agilidade. 

Ao fazer um planejamento estratégico para entender a logística e, assim, investir na ideia, o same day delivery pode ser um diferencial bem competitivo, podendo trazer ainda mais lucro para sua empresa.

Para isso, o ideal é adaptar a operação já existente no negócio e cogitar contratar empresas de logística que se comprometam a realizar o serviço.

4. Novas técnicas de organização de inventário 

Parece simples, mas isso influencia no custo e pode ajudar ou dificultar a logística da sua empresa. E as inovações são simples, mas fazem toda a diferença:

  • Use código de barras nos produtos;
  • Opte por colocar cores diferenciais nas embalagens;
  • Use aplicativos na nuvem que possam fazer a gestão e organização do inventário;
  • Conhece a tecnologia RFID? São etiquetas inteligentes com pequenos chips que trazem informações digitais sobre os produtos.

Ao organizar o inventário e mantê-lo organizado e bem catalogado, o processo logístico fica ainda mais eficiente e pode reduzir o tempo operacional gasto por funcionários que cuidam desse setor. 

5. Comando de voz na gestão de estoque

Assim como o pick to light, a ideia é facilitar a gestão de estoque. Neste caso, o operador dispensa o uso de papéis e fica com as mãos livres – justamente para conseguir manusear caixas e produtos. Para que o comando funcione, o funcionário usa um pequeno aparelho preso à cintura e que está conectado a um microfone e fones de ouvido.

Dessa forma, ele recebe o comando de qual produto deve separar, qual a quantidade e onde o produto está localizado no depósito. 

Ao fim do processo, o operador informa a base que já o informa sobre qual a próxima tarefa a ser cumprida.

6. Veículos autônomos

Os veículos autônomos, ou seja, automóveis com tecnologia de computação e de comunicação, substituem a ação humana podendo, assim, controlar velocidade, rota, dentre outras funções.

Apesar de ainda apresentar diversos desafios, como segurança, preparo dos profissionais e implementação de ruas e avenidas adaptadas para esse tipo de veículo, os carros autônomos apresentam ainda mais vantagens, como:

  • Redução de custos;
  • Aumento da eficiência operacional;
  • Maior qualidade nos serviços prestados; 
  • Redução de riscos de operações – já que elimina falhas humanas.

Apesar de a ideia ainda estar sendo testada e avaliada é importante entender o que já indicamos neste texto: a inovação está acontecendo diante de nossos olhos e, portanto, é sempre bom saber o que está acontecendo!

Por isso, a mensagem principal é: otimizar seu negócio é a chave da inovação

Não é sempre que é possível conseguir carros autônomos ou tecnologias de ponta para melhorar a gestão – mas há alternativas em conta e que podem ser a solução para o seu negócio, como o que o SantoDigital faz – podendo migrar o processo interno da sua empresa para nuvens – facilitando a gestão da sua empresa.

Ou, se falarmos especificamente sobre logística, você pode contar com empresas como a Kangu, por exemplo, que faz a gestão de envios de pacotes em um só portal, além de poder calcular o melhor frete e o melhor prazo. 

Como a sustentabilidade pode ser um diferencial para o seu negócio

O que é sustentabilidade e por que hoje em dia é tão importante falar sobre? Já vamos adiantar: vai muito mais além de encontrar uma maneira menos agressiva de transporte. E isso pode redefinir o seu negócio, já que os consumidores estão mais preocupados com marcas que não agridem o meio-ambiente e estão dispostos a apenas consumir marcas sustentáveis.

Ok, mas como minha empresa pode adotar a chamada logística verde? Há algumas opções que fazem toda a diferença:

  • Logística reversa: proporciona o retorno de embalagens e resíduos ao fabricante, para que possam ir para reciclagem ou para o descarte ambientalmente adequado;
  • Logística reversa no e-commerce: recupera objetos devolvidos (por desistência do comprador ou por defeito). Pode voltar à loja ou ir para reciclagem;
  • Transporte sustentável: com uma roteirização eficiente é possível reduzir o número de viagens e, consequentemente, diminuir a emissão de gases poluentes. Se possível, optar por veículos movidos por tecnologias limpas, como carros elétricos e biodiesel. Além disso, unir remessas em um mesmo veículo;
  • Embalagens: para reduzir ainda mais os impactos no meio ambiente, desde a produção, optar por embalagens biodegradáveis, que possam ser recicladas;
  • Avalie se dá para migrar do analógico para o digital; Por exemplo, a SantoDigital se propõe justamente a criar uma consultoria que permita a implementação de serviços e produtos do Google Cloud que, além de otimizar a gestão da sua empresa, é a nuvem mais sustentável que existe entre às soluções em cloud computing.

São atitudes simples como essas que, além de efetivamente ajudar o meio ambiente, tornaria sua empresa sustentável – o que é um diferencial competitivo. Pense em logística inteligente, mobilidade de baixo carbono, mobilidade urbana sustentável, redes colaborativas, postagens à pé… tudo isso causa impacto positivo na sociedade. 

Solução e inovação

Como já citada anteriormente, a Kangu é uma plataforma de envios que une justamente tecnologia, inovação e sustentabilidade. Em poucos segundos, o empreendedor consegue acesso à opções de fretes mais baratos com diversas transportadoras, como Loggi, Total Express, Buslog, dentre outras, incluindo os Correios, além de já incluir o seguro no valor final do frete. 

E uma das facilidades oferecidas é o envio de encomendas em um Ponto Kangu – estabelecimentos comerciais como papelarias e pet shops – bem próximos da localidade do vendedor. Dessa forma, é possível fazer a postagem, retirada ou devolução de pacotes com apenas 1 bipe, sem filas. 

Outro benefício é que na Kangu, além de poder fazer integração com diversas plataformas que facilitam a gestão de envios, não é necessário contrato, mensalidade ou envio mínimo. Basta fazer o cadastro e começar a usar.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: