E-mail criptografado: o que é e qual a sua importância para as empresas?

Home G Suite
E-mail criptografado: o que é e qual a sua importância para as empresas?

E-mail criptografado: o que é e qual a sua importância para as empresas?

Atualmente, as principais formas de comunicação comercial são feitas por meio de e-mails corporativos. Existem muitas vantagens associadas a essa ferramenta, como a mobilidade, confiabilidade e economia. Logo, por meio deste canal de comunicação são transmitidos diversos dados sigilosos e, por isso, é muito importante que eles permaneçam confidenciais. O e-mail criptografado visa a garantir esse propósito.

A exposição de dados via comunicação por e-mail agora se transformou em um problema de maior magnitude. Um único clique errado pode expor informações confidenciais, divulgar demonstrações financeiras privadas e expor negociações sensíveis. Devido a essas razões, a importância da segurança de e-mail tornou-se crucial na estratégia da empresas. Continue a leitura para saber mais!

Definição de e-mail criptografado

Criptografar um e-mail consiste em tornar ilegível o conteúdo das mensagens. Dessa forma, é possível impedir que informações potencialmente confidenciais sejam lidas por qualquer pessoa que não sejam os destinatários pretendidos.

A criptografia de e-mail geralmente inclui autenticação. Isso significa que é muito difícil que as mensagens sejam interceptadas e lidas por qualquer pessoa que esteja no caminho entre o remetente e o receptor da mensagem.

Confira a seguir as 4 principais razões pelas quais você deve adotar uma solução de e-mail criptografado!

1. Evite riscos de negócio

Conforme dito anteriormente, por meio dos e-mails são transmitidas diversas informações que devem ser mantidas em sigilo. Sem criptografia, esses dados ficam expostos a diversos tipos de ataques cibernéticos. Portanto, para evitar riscos de negócios é aconselhável que você utilize um e-mail criptografado.

2. Proteja suas informações confidenciais

O e-mail criptografado protege informações confidenciais, como dados bancários, documentos referentes às transações comerciais, demonstrações financeiras, etc. Caso seu e-mail não seja criptografado, pessoas mal intencionadas podem usar esses dados para diversos fins escusos.

Proteger as informações em trânsito é essencial para evitar que dados sigilosos de clientes ou mensagens estratégicas acabem nas mãos de cibercriminosos. Ao criptografar esses envios apenas o destinatário poderá fazer uso da chave para verificar o conteúdo.

3. Evite o roubo de identidade

Se qualquer pessoa se apossar do seu nome de usuário, bem como a senha que você usa para acessar seus servidores de e-mail, ela pode ler os e-mails que você envia e também enviar falsas mensagens de e-mail em seu nome. Isso é conhecido como roubo de identidade e pode ser evitado se você adotar um e-mail criptografado.

4. Atenda às novas necessidades de negócio

Atualmente, graças à cloud computing, as empresas tornaram-se mais acessíveis e flexíveis. Ou seja, os colaboradores podem trabalhar de diferentes localidades e utilizar diversos tipos de aplicativos. Dessa forma, o e-mail profissional é acessado de diferentes redes o que pode ser pouco seguro se você não estiver utilizando criptografia.

A utilização de e-mail criptografado é capaz de satisfazer essas novas necessidades empresariais, para que sua equipe possa ficar conectada a qualquer momento e em qualquer lugar, mantendo os níveis de segurança necessários.

Como vimos, criptografia de e-mail é uma opção segura para preservar dados entre parceiros de negócios, clientes e funcionários. Além disso, ela também pode proteger e-mails internos e proteger possíveis intrusões contra malware e outras ameaças.

Agora que você já sabe mais sobre a importância da criptografia de e-mail, confira as 6 considerações necessárias ao escolher seu e-mail corporativo. Tenha uma boa leitura!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: