Por que ter um email profissional para sua empresa?

Home Gmail
Por que ter um email profissional para sua empresa?
Por que ter um email profissional para sua empresa

Por que ter um email profissional para sua empresa?

A criação de um email profissional representa muito mais do que uma forma eficiente de interagir com o seu público. Diante de um mercado cada vez mais competitivo, ele é uma peça-chave para aprimorar diversos aspectos da marca. Mas afinal, você sabe por que a sua empresa precisa desse tipo de email?

Neste post, abordaremos os aspectos mais importantes de contar com um sistema de email profissional nas empresas. Siga a leitura e confira!

O que é um email profissional?

Considerado uma forma essencial para entrar em contato com o público e fornecedores, podemos definir o email profissional como um canal personalizado para manter diálogos internos e externos de uma empresa. Um recurso de comunicação baseado em mensagens de texto.

Neste caso, a presença de um domínio da própria corporação no seu endereço eletrônico é o primeiro ponto que o distingue dos e-mails comuns. Normalmente, utiliza-se o nome da marca após o @. Por exemplo: “contato@suaempresa.com.br”.

Assim como na categoria pessoal, o email corporativo também agrega funcionalidades como registro de contratos, agenda e compartilhamento de documentos. Porém, sua capacidade de armazenamento é superior, e a empresa consegue utilizar sistemas automatizados para criação de campanhas — eles aumentam suas chances de alavancar resultados.

Por que é importante para a empresa?

O sucesso de um negócio está diretamente ligado à implementação de soluções que assegurem o máximo de profissionalismo, não importa o tamanho da empresa ou o seu segmento de atuação. E hoje, é imprescindível fortalecer a presença online para se manter competitivo.

O email profissional é via de comunicação oficial, que fortalece a credibilidade dos temas resolvidos por meio daquela troca de mensagens. Portanto, mais do que transmitir seus objetivos e decisões com clareza, o email corporativo é uma importante maneira de agregar valor para a imagem da marca e para o seu posicionamento no mercado.

Ademais, os emails profissionais contam com dois atributos essenciais para quem lida com informações e contatos de clientes: espaço e suporte. Isso porque, a troca de mensagens normalmente envolve muitos dados e arquivos. Para evitar dores de cabeça, você vai precisar de uma estrutura que atenda bem essa necessidade.

Por fim, outro ponto importante é a segurança. Plataformas de emails corporativos costumam contar com mecanismos de proteção que evitam roubos de informações confidenciais em possíveis ataques hackers, tornando a troca de mensagens via email mais segura.  

Quais as principais vantagens da sua utilização no negócio?

Agora que você já sabe o que é um email profissional e porque ele é importante para a empresa, confira as principais vantagens da utilização desse recurso no dia a dia do negócio.

Segurança

Um dos principais benefícios de um email corporativo em comparação aos emails comuns é o fator segurança. Isso porque, ao contratar esse tipo de serviço a empresa tem acesso a ferramentas adicionais, como criptografia de dados, antivírus e anti-spams para personalizar o seu servidor.

Sem deixar de mencionar a possibilidade de realizar backup em servidores diferentes. Assim, podemos dizer que eles têm uma infraestrutura mais reforçada para combater falhas no sistema e ataques maliciosos. E caso a conta seja hackeada, por exemplo, todos os seus conteúdos de emails não serão perdidos, pois estão salvos em outro ambiente.

Produtividade

Por se tratar de uma ferramenta mais completa e com um número maior de funcionalidades, os emails corporativos naturalmente asseguram uma boa produtividade para a rotina de atividades da empresa.

Eles permitem um controle assertivo sobre tudo que acontece no email, de modo que o contato com os clientes é facilitado. Com isso, os profissionais ganham mais tempo para se dedicar a tarefas mais estratégicas do negócio.

Credibilidade

O mundo digital traz muitas facilidades para estabelecer uma comunicação entre empresa e o seu público. Mas, por outro lado, também surgem inseguranças, sobretudo com o número crescente de golpes aplicados por email. As pessoas ficam receosas de receber mensagens de endereços eletrônicos pessoais.

Pois é aí que o email profissional proporciona mais uma vantagem para a comunicação empresarial: ele mostra a identidade da marca e, de forma reflexa, o quanto ela está comprometida com a qualidade das suas interações com os clientes.

Em outras palavras, o email corporativo gera credibilidade — as pessoas se sentem mais seguras tanto para receber mensagens dos empreendimentos, como também para entrar em contato com eles.

Identificação

Outra vantagem importante de investir em um email profissional com o seu domínio é que, independentemente do setor ou funcionário da empresa que entre em contato com o cliente, haverá uma identificação imediata. Trazendo para o mundo físico, é como se o cliente estivesse falando com um profissional uniformizado ou com o crachá da empresa. Portanto, também é sinônimo de segurança.

Como criar um email profissional?

O primeiro passo para criar um email profissional é registrar um domínio para sua empresa, ou seja, o nome da empresa na internet. O domínio poderá ser utilizado tanto para criação dos emails como para o site corporativo.

Na sequência, é necessário contratar um serviço de hospedagem de sites. Afinal, neste ambiente todos os dados de trocas de mensagem serão armazenados. Então, é preciso verificar as opções de servidor que melhor se encaixam às necessidades da empresa.

Conforme o serviço contratado, você tem a possibilidade de criar um número ilimitado de contas de email profissional, e acesso a funcionalidades que tornam a sua rotina mais organizada e produtiva.

Por que usar o Gmail como provedor de email profissional no seu negócio?

Um dos maiores desafios para uma empresa em relação ao serviço de email de uma empresa é garantir o funcionamento pleno e em tempo integral do seu servidor. Além de ajudar a manter um bom fluxo de trabalho, isso também gera uma percepção positiva dos clientes para com o negócio.

Ao usar o Gmail, a empresa tem acesso a um dos maiores Data Centers do mundo, capaz de garantir suas operações 24/7 (vinte e quatro horas, nos 7 dias da semana). E o que é melhor: o pacote da Google para empresas, integra diversas outras ferramentas que irão melhorar a produtividade dos profissionais. Tais como:

  • Google Docs;
  • recurso de mensagens instantâneas;
  • comunicação de voz e vídeo;
  • planilhas etc.

Em resumo, reúne em um único ambiente tudo que você precisa para se comunicar de forma eficiente, e inclusive trabalhar em conjunto com outras pessoas. Nesse sentido, o serviço de email profissional do Gmail também facilita a dinâmica de trabalho remoto.

No quesito segurança, o Gmail é líder no setor de antivírus e anti-spam, ajudando empresas e funcionários não apenas a manter suas respectivas caixas de entrada limpas e relevantes, mas sobretudo oferecendo soluções inteligentes e personalizáveis para livrá-los de ameaças e e-mails indesejados.

O Gmail ainda apresenta como vantagens a alternativa de armazenamento ilimitado para sua caixa postal, bem como a possibilidade de enviar anexos com mais de 15 GB, graças à sua integração com o Google Drive. Resumindo, com ele você tem tudo que precisa para otimizar a comunicação do seu negócio.

Como você pôde ver, além de fortalecer a marca e garantir eficiência para suas estratégias de comunicação, o uso do email profissional possui funcionalidades adicionais que contribuem bastante para o fluxo de trabalho e para a gestão operacional da empresa.

Viu como um email profissional pode impactar os resultados da sua empresa? Para aprofundar seu conhecimento no assunto e na escolha das ferramentas certas, confira também 4 razões para utilizar o Gmail na sua empresa!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: