Por que investir na segurança da informação para sua empresa?

Home G Suite
Por que investir na segurança da informação para sua empresa?

Por que investir na segurança da informação para sua empresa?

Uma empresa funciona como um relógio analógico, pois é dividida em diversos setores, cada um com suas pequenas, mas funcionais, engrenagens, que acabam se juntando para que a peça final possa funcionar com perfeição. Dentro deste contexto, a segurança da informação é fundamental para que todo esse processo tenha fluidez e transparência.

E na hora de realizar a manutenção destas engrenagens, ou setores da companhia, todo o cuidado é necessário, pois todos os funcionários e dados são extremamente necessários para que a organização cresça e possua um ambiente amigável e com bom desempenho.

Por isso a necessidade de se investir na segurança da informação para sua empresa. Essa é uma área que garante o total suporte às informações, por meio da Tecnologia da Informação (TI), para as transações comerciais, trabalhistas, financeiras e diversas outras atividades relacionadas ao ramo de atuação.

Percebe-se assim que a informação acaba por ser um ativo comercial para a empresa, isto é, tem grande valor no resultado final do que é produzido ou oferecido para os clientes. Essas informações precisam ser administradas e protegidas corretamente, evitando possíveis problemas futuros com clientes, empregados ou demais pessoas ligadas à instituição.

Formas de segurança da informação para sua empresa

São diversas as formas de se realizar a segurança dos dados, mas o que realmente importa está nos atributos que a segurança trará às informações para a empresa. Existem várias práticas e mecanismos para se proteger sistemas de informações e dados contra pessoas mal intencionadas.

Essas escolhas devem ser feitas de maneira que as principais demandas da empresa sejam atendidas. Inicialmente é preciso identificar onde estão as fragilidades e possíveis pontos de fácil acesso para invasores. Após isso, todos os problemas relacionados e que possam causar a perda de dados, também devem ser listados.

Com isso, ao escolher a forma de proteger seus dados, o gestor necessita ficar atento para alguns detalhes, que apontam se a segurança está realmente ocorrendo ou não. São eles:

Computação na nuvem

Utilizar sistemas de computação na nuvem é uma das soluções modernas mais interessantes para quem busca agilidade e segurança. Por meio deste tipo de armazenamento, é possível criar um sistema de consulta remota e backups automáticos.

Além disso, investindo em sistemas de cloud computing, a empresa possibilitará uma maior integração com outros sistemas. Trata-se de uma forma de integração com as últimas tendências tecnológicas, agregando funcionalidades e segurança.

Confidencialidade

Todos os dados são confiados a uma ou mais pessoas responsáveis, e apenas elas terão acesso às informações, garantindo a segurança da melhor maneira possível.

Autenticidade

Caso a segurança esteja ocorrendo, os dados passam a ser tomados como verdade oficial sobre determinado assunto, e estarão totalmente protegidos contra mutações prejudiciais ao longo do caminho de comunicação destas informações.

Integridade

Nenhuma informação será alterada com a segurança provida. Isto significa que os fatos serão preservados e inalterados, evitando a geração de transtornos.

Conformidade

Este quesito garante que as informações e dados estejam de acordo com o sistema de TI onde estão armazenadas, obedecendo as regras e cuidando para que nada seja violado.

Disponibilidade

Os gestores das informações poderão acessar as mesmas quando for necessário e de maneira facilitada.

Irretratabilidade

Será impossível desfazer um dado ou informação que for salvo e seguro no sistema.

Para alcançar todos estes requisitos, é possível utilizar de diversas ferramentas, como criptografia, firewalls, analisadores de código e tráfego, antivírus, backup, rede de internet dedicada e outros softwares. Ainda é possível utilizar hardwares, como um local de instalação totalmente seguro, acesso restrito, geradores de energia e outros.

Gostou das nossas dicas e informações sobre segurança da informação para sua empresa? Então confira também o nosso post ensinando a garantir a segurança em cloud computing.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: