Cloud computing: saiba porque sua empresa precisa dela!

Home Cloud Computing
Cloud computing: saiba porque sua empresa precisa dela!

Cloud computing: saiba porque sua empresa precisa dela!

Como sua empresa armazena dados? Pastas, arquivos físicos, etiquetas e escaninhos fazem parte de processos que já se tornaram obsoletos. A tendência global é apostar na cloud computing.

Deseja saber por que a sua empresa precisa investir nesse sistema? Contamos tudo no post de hoje!

Cloud computing: o que é?

Inúmeros dados são absorvidos, analisados e repassados diariamente por uma empresa. Para gerir esse grande volume, processos analógicos não são boa pedida, porque demandam espaço, tempo e estão sujeitos a erros causados por fator humano.

Como alternativa aos antigos métodos de armazenamento, surge a cloud computing. Em terras brasileiras, a tecnologia já foi traduzida para “computação em nuvem”. O termo se refere à maneira automatizada de guardar informações.

Por meio da plataforma, gestor e equipe podem subir os arquivos que querem guardar. Todos os dados ficarão contidos em um sistema virtual. É o adeus definitivo para as mídias físicas, como disquetes, cds e pendrives.

Esse sistema oferece mais segurança para os registros que a organização precisa gerir, ao armazenar dados da empresa, como carteiras de clientes, dados de vendas, negociações e contratos e até folhas de pagamento.

Por que sua empresa precisa dele?

Os sistemas da categoria, que primeiro se popularizaram pelo uso doméstico — como o Dropbox e OneDrive —, agora conquistam espaço nas organizações, tornando-se essenciais para aquela que deseja se destacar em um mercado que preza pelo investimento em tecnologia. Saiba por quê:

1. Maior segurança para os dados

Sua empresa com certeza lida com dados importantes, que não podem ser perdidos na rede. Da carteira de clientes aos documentos fiscais, todas as informações precisam estar agrupadas em uma plataforma segura, que impeça acessos mal-intencionados.

Além disso, as mídias comuns estão sujeitas a problemas técnicos ou perdas. Segundo análise do Ponemon Institute junto à Dell, toda semana são encontrados 12 mil portáteis nos aeroportos norte-americanos, enquanto o número de notebooks perdidos chega a 4 mil na Europa.

Utilizando a nuvem, os seus arquivos ficam gravados virtualmente, impedindo que panes nos aparelhos causem o desaparecimento de dados. Os sistemas de cloud computing estão frequentemente aprimorando suas proteções, trazendo mais tranquilidade para seus usuários.

2. Acesso de qualquer lugar

Já pensou em precisar carregar uma papelada com os dados para uma reunião? Quando sua empresa conta com a cloud computing, esse esforço não é necessário.

Os sistemas de nuvem são acessíveis por diversos dispositivos, autorizando os usuários a acessar os dados upados por seus smartphones, tablets ou notebooks. Além disso, a compatibilidade é uma preocupação dos desenvolvedores, que buscam se adaptar aos diversos sistemas operacionais.

3. Possibilidade de acesso off-line

Mas e quando a Internet não está disponível? Não é sempre que uma rede wi-fi é acessível, e os dados móveis podem deixar na mão quando menos se espera. Por isso, vale citar que os dados salvos na nuvem são acessíveis off-line.

Com a possibilidade de baixar tudo o que foi salvo para os dispositivos, nenhum membro da equipe corre o risco de ficar sem acesso aos registros.

4. Melhor custo-benefício

Além de pouco prático, armazenar arquivos da maneira tradicional demanda alto investimento. É preciso ter uma área na empresa destinada para estocar os dados. E não para por aí: a empresa ainda gasta com colaboradores para gerir os documentos e perde em faturamento, porque gasta muito tempo gerindo os papéis — tempo que poderia ser destinado a ações estratégicas.

A nuvem é um investimento que compensa ao curto prazo. Sem a necessidade de mais do que uma pequena estrutura de TI, salvar virtual permite uma economia de espaço, dinheiro e tempo útil da equipe.

5. Suporte eficiente

Quando há algum empecilho que impeça o acesso aos dados na nuvem, o problema deve ser solucionado com eficiência pela contratada. Com um sistema virtual, é possível que a empresa corrija remotamente os erros de servidor, normalizando o acesso.

Para garantir um suporte de qualidade, é importante pesquisar e escolher uma empresa especializada no assunto, evitando futuras dores de cabeça. Conte com uma parceira com boa popularidade no mercado.

Gostou de saber mais sobre a cloud computing? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais dicas valiosas!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: