Google Drive: é possível manter os arquivos da sua empresa seguros?

Home Google Workspace
Google Drive: é possível manter os arquivos da sua empresa seguros?
google-drive-e-possivel-manter-os-arquivos-da-sua-empresa-seguros

Google Drive: é possível manter os arquivos da sua empresa seguros?

Os serviços de armazenamento em nuvem estão cada vez mais populares e, definitivamente, vieram para ficar. Nesse sentido, o Google Drive se destaca como uma das soluções mais populares e inovadoras do mercado.

O Google Drive é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos baseado em nuvem desenvolvido pelo Google e que está em funcionamento desde 2012.

Mas, afinal, essa ferramenta é segura para armazenar os arquivos das empresas? Descubra a seguir!

A segurança do Google Drive em poucas palavras

A segurança da informação é uma das principais preocupações empresariais da atualidade. Diante de ameaças cada vez mais sofisticadas, manter os dados protegidos é um desafio constante.

Especialmente neste momento, em que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor, garantir a segurança dos arquivos nas empresas tornou-se ainda mais importante.

O Google compreende totalmente essas questões e, por isso, trabalha para fornecer serviços de armazenamento em nuvem com segurança aprimorada.

A infraestrutura global robusta do Google, o conhecimento líder do setor na construção de infraestrutura e aplicativos em nuvem seguros em escala, o enorme investimento em segurança de dados, juntamente com uma alta concentração de especialização em segurança dedicada, o coloca em posição de oferecer melhor segurança do que os próprios consumidores.

Desse modo, não é exagero afirmar que os dados armazenados no Google Drive encontram-se, na maioria das vezes, mais protegidos do nas infraestruturas locais.

Saiba como o Google garante a segurança dos arquivos armazenados no Google Drive

Quando você faz upload de arquivos para o Google Drive, eles são armazenados nos centros de dados seguros do Google.

Além disso, os dados são criptografados em trânsito e em repouso, garantindo a proteção das informações mesmo em caso de interceptação.

O Google usa chaves AES de 128 ou 256 bits (dependendo do tipo de dispositivo de armazenamento) para criptografar dados em repouso no Google Drive, o que ajuda a proteger a confidencialidade das informações.

Para dados em trânsito, o Google usa o padrão TLS (Transport Layer Security) para proteger os dados em movimento e evitar espionagem ou ataque man-in-the-middle. Em resumo, o TLS protege o canal de comunicação (usando o protocolo https).

Descubra como otimizar a segurança dos seus arquivos

Além da responsabilidade e dos esforços do Google para proteger seus dados, você também precisa empreender esforços para proteger a integridade e a confidencialidade de seus arquivos.

Para garantir que seus dados armazenados no Google Drive sejam mantidos seguros e privados, você deve tornar sua conta do Google mais segura e usar as configurações de compartilhamento de maneira adequada. 

Para tornar sua conta mais segura, é fortemente recomendável adotar os seguintes procedimentos:

  • Faça uma verificação de segurança: Utilize o recurso de verificação de segurança do Google para obter recomendações  personalizadas para sua conta.
  • Adicione opções de recuperação de conta:  seu número de telefone e endereço de e-mail de recuperação são ferramentas de segurança poderosas que podem ser usadas para bloquear alguém de usar sua conta sem sua permissão, alertá-lo se houver atividade suspeita em sua conta e recuperá-la se você alguma vez bloqueado.
  • Ative a verificação em duas etapas: A autenticação de dois fatores (2FA) ajuda a evitar que um hacker entre em sua conta, mesmo que roube sua senha. Para evitar técnicas comuns de phishing associadas a códigos de acesso à conta enviados por SMS, escolha uma segunda etapa de verificação mais forte, como chaves de segurança física, um pequeno dispositivo que você pode comprar para comprovar sua identidade ao fazer login.
  • Use senhas fortes e exclusivas: é arriscado usar a mesma senha em vários sites. Se a senha de um site for roubada, ela pode ser usada para obter acesso à sua conta Google e, consequentemente, ao Google Drive. Um gerenciador de senhas pode ajudá-lo a gerar e gerenciar senhas fortes e exclusivas.
  • Evite o compartilhamento externo por links: Um dos atrativos do Google Drive são as opções de compartilhamento, os quais oferecem a capacidade de compartilhar e colaborar em documentos e pastas. 

Seus arquivos são privados (restritos) por padrão, a menos que você os compartilhe, e o compartilhamento por links envolve algumas desvantagens de segurança, uma vez que permite que qualquer pessoa com acesso a URL acesse o documento.

Por isso, é recomendável não utilizar esse método de compartilhamento. Em vez disso, opte por pode criar um Grupo do Google e adicionar as pessoas com quem deseja compartilhar arquivos. Ou envie convites únicos, adicionando o e-mail das pessoas com as quais você deseja compartilhar determinado arquivo ou pasta.

Agora você já sabe que é possível manter os arquivos da sua empresa seguros no Google Drive e algumas dicas de como aumentar ainda mais o nível de proteção.

Nossos especialistas estão à disposição para ajudá-lo no que for necessário!

[rock-convert-cta id=”6722″]

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: