Como a tecnologia em nuvem pode ajudar a apoiar a recuperação econômica?

Home Big Data
Como a tecnologia em nuvem pode ajudar a apoiar a recuperação econômica?
como-a-tecnologia-em-nuvem-pode-ajudar-a-apoiar-a-recuperacao-economica

Como a tecnologia em nuvem pode ajudar a apoiar a recuperação econômica?

Passado mais de um ano desde o início da pandemia, as empresas precisam se preparar para a retomada econômica. Sem dúvida, investimentos em estratégias de transformação digital e adaptação às novas condições, são essenciais neste momento, e a tecnologia em nuvem é um componente primordial.

Para empresas que buscam se recuperar no curto prazo e acelerar sua trajetória de crescimento no longo prazo, as experiências impulsionadas pela tecnologia podem ajudá-las a melhorar a competitividade, otimizando os serviços e aumentando a lucratividade enquanto remodelam as experiências do cliente.

A computação em nuvem, além de fornecer a infraestrutura ideal para suportar todas essas iniciativas, ainda ajuda na redução dos custos, automatização de processos e melhoria da segurança da informação. Saiba como a seguir!

Transição perfeita para o trabalho híbrido

A ascensão do regime de trabalho híbrido é apontada como uma das principais tendências do mundo pós-COVID-19.

Esse movimento de descentralização da força de trabalho, tem gerado benefícios e oportunidades que podem ajudar a recuperação econômica das empresas.

Por exemplo, esses novos modelos de trabalho tendem a melhorar a satisfação dos colaboradores e, consequentemente, a produtividade. Além disso, essa estratégia permite que as empresas possam reduzir custos com locação de espaços, mobiliário, etc.

Nesse sentido, a tecnologia em nuvem é uma grande aliada, visto que ela possibilita o acesso a dados e aplicações a partir de qualquer lugar com acesso à internet.

Além disso, as aplicações de comunicação e produtividade baseadas em nuvem otimizam a colaboração e permitem uma gestão eficaz, com acompanhamento da evolução dos trabalhos em tempo real.

Escalabilidade para as mudanças necessárias

A escalabilidade da tecnologia em nuvem é um de seus maiores benefícios, e um recurso particularmente relevante em um período de retomada econômica.

De fato, a maioria das empresas sofreu com a redução de suas atividades econômicas durante a pandemia.

Diante disso, as organizações que possuem infraestrutura de TI local certamente ficaram com diversos recursos ociosos e, consequentemente, arcaram com custos desnecessários em um período de crise.

A tecnologia em nuvem, nesse sentido, é um componente altamente estratégico, uma vez que oferece os recursos de TI sob medida para as necessidades empresariais e a possibilidade de escalá-los de acordo com o crescimento da operação.

A tecnologia em nuvem permite reduzir custos

A tecnologia em nuvem permite a redução de uma série de custos relacionados a atualizações de sistema, hardware e software, consumo de energia, etc.

Também possibilita a adoção de tecnologias disruptivas, como a Inteligência Artificial, em um modelo “pague pelo que usar”, tornando-as acessíveis a empresas de todos os tamanhos.

Dessa forma, é possível automatizar uma série de processos e, em muitos casos, reduzir custos operacionais.

Análise aprimorada de dados

Não foram apenas as atividades empresariais que passaram por transformações com a pandemia. O comportamento dos consumidores também mudou e continuará mudando com o passar dos anos.

Assim, cabe às empresas monitorar essas mudanças, antecipar tendências e adequar seus produtos e serviços às demandas dos consumidores para se manterem relevantes e competitivas.

Hoje, isso é possível com a adoção de estratégias de Data Analytics que, dentre outras coisas, permite às empresas conhecer o comportamento de seu consumidor, além de transformar dados em insights para otimizar seus processos.

Nesse sentido, a tecnologia em nuvem é um componente essencial, pois conta com um conjunto de soluções que possibilitam a orquestração e a análise de grandes volumes de dados de forma intuitiva, a um custo acessível.

Agora você já conhece alguns dos motivos que fazem da tecnologia em nuvem uma aliada na retomada econômica das empresas. 

Se você deseja implementar soluções baseadas em nuvem que fazem sentido para o seu negócio, conte com a parceria da SantoDigital.

Há mais de dez anos, desenvolvemos soluções estratégicas que aceleram adoções, migrações, aplicações e infraestrutura interna para soluções digitais e inovadoras de alta performance baseadas na tecnologia em nuvem.

Preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos especialistas!










    Receba todas novidades


      Veja mais conteúdos: