Descubra por que o Google Cloud é o melhor provedor de nuvem pública

Home Big Data
Descubra por que o Google Cloud é o melhor provedor de nuvem pública

Descubra por que o Google Cloud é o melhor provedor de nuvem pública

Sem dúvidas, migrar para Cloud Computing é uma das estratégias mais eficazes para as empresas que desejam reduzir custos e, ao mesmo tempo, melhorar a performance e a segurança. A grande questão agora é escolher o provedor ideal para a sua operação. No cenário atual, o Google Cloud desponta como uma das melhores opções.

Mas, como escolher o melhor provedor dentre tantas opções? De fato, essa não é uma tarefa fácil. Dentre outras coisas, é preciso analisar criteriosamente os recursos oferecidos, as formas de cobrança, a infraestrutura do fornecedor, entre outros pontos.

Além disso, é essencial contar com o conhecimento adequado, uma vez que os fornecedores possuem terminologias diferentes para as mesmas funcionalidades.

Continue a leitura para conhecer os atributos que fazem do Google Cloud a melhor escolha para sua empresa!

1. Preço e forma de cobrança do Google Cloud

Um dos principais atrativos e diferenciais do Google Cloud é sua forma de faturamento, que é feita com base no tempo de utilização (com uma cobrança mínima de 10 minutos). Assim, você paga apenas pelo tempo de computação usado.

Além disso, o Google oferece preços com desconto para cargas de trabalho de longa duração, sem a necessidade de pagamento antecipado. Ou seja, você utiliza os serviços do Google Cloud e, ao final do período de cobrança, recebe sua fatura já com o desconto.

Um dos principais concorrentes da Google no mercado, por exemplo, exige pré-pagamentos na forma de “instâncias reservadas ” para que você possa ter direito aos descontos.

Já outro importante player oferece descontos apenas quando é feito um pré-pagamento referente ao período de 12 meses.

Tais exigências são incompatíveis com a realidade de muitas empresas, uma vez que compromete de forma significativa o fluxo de caixa.

Portanto, o Google Cloud é a solução perfeita para empresas que desejam reduzir custos sem a necessidade de realizar pagamentos antecipados. Além disso, você só paga pelo que realmente utilizar.

2. Rede global privada

Outro fator que pesa a favor do Google é sua rede privada de fibra óptica, que é uma das maiores do mundo. A empresa possui um backbone privado distribuído entre todos seus data centers.

Esse fator é muito importante, pois sua empresa tem ganhos significativos em velocidade e segurança.

Vale ressaltar que a velocidade da rede faz a diferença no custo total, uma vez que sua empresa passa a ter a capacidade de processar mais dados em menos tempo.

É por ter infraestrutura e rede tão grandes, que o Google pode oferecer preços mais atrativos, como vimos anteriormente.

3. Segurança de última geração

Outra grande vantagem do Google Cloud é a segurança. Estamos falando de uma solução desenvolvida por uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, com experiência em oferecer serviços seguros, como o Gmail e o G Suite.

Alguns dos recursos de segurança do Google Cloud Platform incluem:

  • Relacionamentos com alguns dos maiores provedores de acesso à internet do mundo e uma das maiores redes privadas do mundo. Isso ajuda a melhorar a segurança de seus dados em trânsito, pois significa menos saltos na Internet pública;
  • Obtenção das certificações de segurança mais abrangentes e relevantes do mundo, como SSAE16, ISO 27001, ISO 27017, ISO 27018, PCI, FedRAMP e HIPAA;
  • Criptografia dos dados, tanto em trânsito, quanto em repouso, de todos os serviços do Google Cloud;
  • Ferramentas de autenticação e de controle de acesso para dispositivos fixos e móveis.

4. Serviços avançados

O Google também oferece serviços de nível superior em seu Google Cloud Platform, como aqueles dedicados ao Big Data e Machine Learning.

Como exemplo, podemos citar o BigQuery que permite realizar consultas em conjuntos de dados de vários terabytes de maneira rápida, fácil e barata.

Já o Cloud Dataflow é um serviço de processamento de dados projetado para analisar, extrair, transformar e carregar dados. O Cloud Dataproc oferece serviços Apache Spark e Hadoop para processamento de Big Data. Ele também integra os bancos de dados Cassandra ou MongoDB.

Em relação à Inteligência Artificial, o Google oferece seu Cloud Machine Learning Engine, um serviço gerenciado que permite aos usuários desenvolver e treinar modelos de Machine Learning.

Além disso, no Google Cloud você encontra uma série de APIs que possibilita que sua empresa automatize uma série de atividades e aumente consideravelmente a produtividade de seus colaboradores.

Finalmente, vale ressaltar que conjunto de serviços do Google Cloud Platform disponível está em constante evolução e o Google introduz regularmente novas soluções, bem como modifica os serviços existentes visando a melhoraria contínua.

Agora você já conhece algumas das razões que fazem do Google Cloud o melhor provedor de nuvem pública para sua empresa. Dessa forma, você pode seguir a tendência de mercado e migrar agora mesmo.

Nesse sentido, você pode contar com a SantoDigital, uma empresa especialista em soluções em nuvem e que foi eleita pela Google como a parceira do ano de 2019 em Google Cloud na América Latina.

Com a SantoDigital você terá todo o suporte necessário para migrar para a nuvem com tranquilidade e desfrutar de todos as vantagens que o Google Cloud pode oferecer.

Gostou deste conteúdo? Então, não deixe de conferir as diferenças ente armazenamento SDD, SAS e SATA em serviços Cloud. Entre contato conosco hoje mesmo e descubra como podemos ajudar!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: