Cloud Run: entenda o que é e quais os benefícios para o seu negócio!

Home Google Cloud Platform
Cloud Run: entenda o que é e quais os benefícios para o seu negócio!

Cloud Run: entenda o que é e quais os benefícios para o seu negócio!

O Google Cloud tem o compromisso de estar sempre inovando para ajudar os seus clientes a se tornarem cada vez mais produtivos e competitivos. Nesse sentido, ele lançou recentemente mais ferramenta em seu catálogo de serviços: o Google Cloud Run.

Trata-se de uma solução que automatiza uma série de serviços, permitindo a execução de aplicativos ou microsserviços baseados em contêiner sem estado (stateless) de forma muito simples.

Continue a leitura para conhecer mais sobre o Cloud Run e descobrir as vantagens de adotar essa solução na sua empresa!

O que é o Cloud Run?

Em poucas palavras, essa ferramenta pode ser definida como uma uma plataforma de computação totalmente gerenciada, sem servidor, que permite executar contêineres na nuvem sem estado acessíveis via HTTP.

Sem infraestrutura para gerenciar, sua equipe pode se concentrar exclusivamente na criação de  aplicativos, permitindo que o Cloud Run lide com o provisionamento de recursos para atender à demanda necessária para o funcionamento adequado.

Além disso, vale ressalta que o Cloud Run é construído sobre um padrão aberto (Knative), o que permite a portabilidade de seus aplicativos para qualquer plataforma que suporte serverless.

Quais os benefícios do Cloud Run?

Essa é uma ferramenta que possui inúmeros recursos capazes de tornar o dia a dia de sua equipe de desenvolvimento muito mais simples. Dentre os benefícios de sua utilização, vale citar:

Execução em nuvem totalmente gerenciada

Sem dúvidas, essa é a grande vantagem do Cloud Run. Ele permite executar contêineres controlados por HTTP sem estado sem a necessidade de provisionar nada.

Você pode se concentrar em escrever o código do aplicativo, empacotar uma imagem do Docker e o Cloud Run facilita a implantação e o dimensionamento automático do seu serviço.

Ele abstrai todos os detalhes de uma implantação típica do Kubernetes. É tão fácil como se você implantasse uma imagem do Docker pré-criada usando a CLI do gcloud.

Além disso, você pode escolher a linguagem de programação e o servidor da web sem restrições. Você pode até usar binários personalizados e de sistema operacional se incluí-los na imagem do Docker.

Pagamento apenas pelos recursos utilizados

Com o Cloud Run, você paga apenas pelo que usa. Ou seja, ele automatiza o processo de inicialização e parada de contêineres que recebem requisições.

Dessa forma, você não paga por instâncias de computação ociosas em um cluster quando não está lidando com nenhum tráfego.

O tempo faturado é dividido no valor mais próximo de 0,1 segundo.

Realização de testes mais consistentes

A realização de testes é um procedimento fundamental no desenvolvimento de aplicativos.

No entanto, em muitos casos, acontece da aplicação funcionar nos testes, mas apresentar falhas e problemas de desempenho durante sua execução no dia a dia.

Geralmente, isso acontece porque o ambiente de teste possui configurações diferentes do ambiente em de uso da aplicação.

Os contêineres tornam a experiência de teste e a reprodução de produtos mais consistentes, uma vez que o código e as dependências são empacotados juntos.

O Cloud Run, por sua vez, garante o dimensionamento necessário para o funcionamento adequado de cada aplicação, oferecendo os mesmos recursos utilizados durante os testes.

Solicitações simultâneas

Por padrão, as instâncias de contêiner do Cloud Run podem receber muitas solicitações ao mesmo tempo, até no máximo 80. Isso representa um grande ganho em comparação a outras soluções disponíveis no mercado que têm uma simultaneidade fixa de 1.

Esse recurso do Cloud Run afeta o número de instâncias de contêiner necessárias para lidar com solicitações simultâneas de entrada, o que impacta diretamente no custo.

Agora você já sabe algumas das principais vantagens do Cloud Run. Sem dúvida, essa é ferramenta essencial para empresas que desejam usar tecnologias sem servidor e de contêiner em seus aplicativos.

Se você deseja saber mais sobre essa ferramenta, ou se deseja começar a utilizá-la agora mesmo em sua empresa, entre em contato com a SantoDigital, uma das principais parceiras do Google na América Latina!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: