App engine: o que é e para que ele serve na prática?

Home Google Cloud Platform
App engine: o que é e para que ele serve na prática?
Veja mais sobre o App engine e as soluções que ele pode trazer para dentro da sua empresa

App engine: o que é e para que ele serve na prática?

A computação na nuvem se tornou uma solução para empresas de diferentes segmentos e portes conseguirem crescer e ganhar escala com flexibilidade e otimizando custos. Dentre tantas opções no mercado, o Google Cloud Platform se destaca pela inovação e por contar com todo o suporte da gigante da tecnologia, o Google.

Um ponto que certamente separa o Google Cloud Platform das demais é a facilidade no uso e as diversas ramificações e integrações disponíveis para os clientes da plataforma. Esses elementos visam trazer mais otimização e inteligência para o dia a dia das empresas. Um desses recursos é o App Engine.

Para saber como ele funciona, suas vantagens e como contribui para os resultados da empresa, continue a leitura deste post e descubra tudo sobre essa solução!

O que é App Engine e como ele funciona?

O App Engine é um serviço do Google Cloud que pode ser adicionado na plataforma sendo encontrado na categoria de computação. Seu principal objetivo é facilitar o desenvolvimento, hospedagem e publicação de aplicativos.

Assim, empresas que desejam criar aplicações corporativas têm muito a ganhar com o App Engine, pois a ferramenta facilita muito o processo. 

Na prática, ele funciona como um serviço PaaS (Plataforma como serviço) e oferece uma plataforma e estrutura completas para a elaboração de aplicativos.

A ideia é permitir que os desenvolvedores cuidem da parte de criação do projeto e escrita de códigos, enquanto o App Engine fica responsável por todo o resto. 

Ou seja, entre outras coisas, o App Engine fica a cargo de cuidar do ambiente onde o aplicativo será hospedado e funcionará, garantir a segurança desse local e demais configurações necessárias.

Em linhas gerais, o App Engine dá bastante liberdade criativa para os desenvolvedores, que podem focar na codificação de seus projetos, enquanto a solução do Google cuida das configurações que farão o sistema rodar adequadamente graças a sua robusta infraestrutura.

Além dessa facilidade, o App Engine ainda permite a criação de aplicativos escalonáveis e ainda descomplica as etapas de gerenciamento.

Quais são os principais recursos do App Engine?

O App Engine é uma solução inovadora e otimizada que poupa tempo e esforços da sua equipe de desenvolvedores na hora de criar aplicações e softwares para sua empresa. Conheça, a seguir, mais detalhes sobre alguns de seus recursos.

Suporte para várias linguagens de código

A solução possibilita que usuários usem diversas linguagens na hora de criar seus projetos, incluindo PHP, Python, Java, Ruby, entre outras. Além disso, desenvolvedores também podem usar os tempos de execução que preferirem.

Ferramentas para análises e diagnósticos

O App Engine oferece recursos que facilitam ainda mais o monitoramento e o sucesso dos projetos dos clientes. Ferramentas como o Cloud Logging, Cloud Monitoring, Error Reporting e Cloud Debugger são exemplos de ativos que ajudam desenvolvedores a acompanhar o desempenho de suas criações, identificar e corrigir bugs.

Divisão de tráfego

No App Engine, é possível rotear o tráfego de entrada para múltiplas versões do mesmo aplicativo. Dessa maneira, desenvolvedores podem criar diferentes ambientes para teste, desenvolvimento e produção, por exemplo.

Totalmente gerenciado

Como falamos, o App Engine tem o diferencial de garantir toda a infraestrutura e facilitar o gerenciamento, deixando desenvolvedores livres para se concentrar na escrita dos códigos.

Quais são as vantagens dessa solução para as organizações?

Confira, a seguir, vantagens que contribuem para destacar o App Engine dos demais.

Segurança reforçada

Os usuários podem criar seus projetos tranquilos, pois contam com o respaldo do firewall do App Engine, podem definir regras de acesso e usar certificados SSL / TLS em domínios personalizados sem que isso gere custos adicionais.

Facilidade no uso

O Google sempre foca em desenvolver ferramentas intuitivas, basta olhar para os aplicativos do Google Workspace

O App Engine não é uma exceção. Enquanto os desenvolvedores se concentram na escrita do código, a plataforma cuida de todo gerenciamento, correção e demais processos de forma automática.

Escalabilidade

O App Engine foi projetado para permitir o escalonamento automático conforme a demanda e o fluxo de tráfego. Ele também reduz caso a demanda diminua, otimizando o uso dos recursos.

O App Engine é uma ferramenta aliada das empresas na hora de criar aplicativos inteligentes para seus objetivos de negócios. 

Graças a sua facilidade, ele permite que desenvolvedores possam lançar projetos de forma mais rápida no mercado, garantindo que sua empresa saia na frente das demais.

Gostou de conhecer essa solução e quer saber como implementá-la na sua empresa? Entre em contato e veja como podemos ajudá-lo a ter essa inovação no seu negócio!

[rock-convert-cta id=”6732″]

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: