Há segurança na nuvem?

Home Uncategorized
Há segurança na nuvem?

Há segurança na nuvem?

Hospedagem em nuvem ou cloud computing é um dos assuntos mais frequentes quando falamos de armazenagem de dados. Também é responsável por inúmeras dúvidas de usuários, principalmente quanto a segurança: “É seguro armazenar meus dados em um lugar que nem sei onde fica?”

A gente pode te ajudar desde já dizendo que sim, é seguro e bem mais barato do que você imagina!

Dá para confiar na nuvem?

Sempre que sai uma matéria na mídia sobre a segurança na nuvem, é uma matéria sobre algum ataque em contas de celebridades ou algo semelhante. Hackers para todo o lado, quem não conhece acha que é uma terra sem lei.

Mas, ao contrário da nossa percepção, muitas vezes o risco de ataques em uma empresa é bem maior na nuvem. Vejamos por que:

Conexão banda larga: a porta de entrada

Conectou na Internet, começou a batalha. Imediatamente você fica exposto à grupos gigantescos de computadores zumbis que passam o dia pesquisando redes vulneráveis. Assim que as detectam, lançam ataques sucessivos até que assumem o controle de uma ou mais máquinas para enviar mensagens SPAM, ameaças e até atacar outros locais. Como seu endereço IP é único, você passa a configurar na lista de quem não é confiável.

Segurança custa caro. Bem caro.

A pergunta seguinte é: dá para evitar?

A resposta é: sim. Tenha um especialista em redes e segurança da informação à sua disposição. Invista em um firewall de boa qualidade e assegure que foi instalado corretamente. Mas isso não é tudo.

Se seus servidores usarem versões desatualizadas de Linux, Windows ou banco de dados, os hacker já sabem como atacar. Sua equipe de manutenção de TI tem que estar sempre atualizando tudo.

Servidores de arquivos e e-mail: risco de vírus e malware

Ao registrarmos o domínio da nossa empresa e configurarmos o servidor de e-mail, já estamos abertos a ataques, e o pior, bem perigosos. Quem nunca recebeu dezenas de e-mails com a solicitação do recadastro das chaves de acesso do banco, reemissão de notas fiscais eletrônicas de fornecedores que nunca usamos, de boletins de ocorrência no nosso nome. Alguns deles são preparados para inserir códigos maliciosos em nossos computadores, que rapidamente se alastram pela rede.

Aqui vale recomendar a separação de servidores, de preferência sem conexão. Economizar e usar um com múltiplas funções é permitir que um ataque bem sucedido tome conta de tudo. Que comece a copiar seus arquivos confidenciais, além de ler seus e-mails.

Usando a nuvem a seu favor

Usar um grande provedor de serviços na nuvem é uma forma de diminuir os riscos a que estamos expostos. Empresas como a  Google, AWS (da Amazon), Microsoft e outros gigantes já estão acostumadas a lidar com esses problemas. Possuem estruturas colossais espalhadas pelo mundo para dar segurança não só às suas redes internas, mas às informações de clientes como você. São dezenas de milhares de equipamentos monitorando e protegendo contra invasões.

Ao usar o e-mail na nuvem, você aumenta ainda mais sua segurança. Não há nenhuma conexão entre os serviços e os antivírus incluídos são extremamente poderosos.

Também não podemos esquecer dos custos ao usar a solução na empresa x solução na nuvem. Não há aquisição de computadores, não há manutenção preventiva, nem atualizações de sistema operacionais, os custos são baseados na utilização real, e se houver um pico de processamento, você pode ampliar ou reduzir as máquinas. Quantas vezes quiser, do jeito que precisar.

Aqui na SantoDigital trabalhamos com uma das lideres de mercado no setor, a Amazon Web Services (AWS), seguindo as melhores práticas, regulamentações e normas. Com essas credenciais já dá pra ficar menos preocupado com o assunto.

Fique ligado em nosso blog para saber mais sobre cloud computing e dicas de tecnologia que vão ajudar na sua rotina. Se tiver dúvidas, coloque nos comentários abaixo ou fale conosco.

Artigos relacionados:

Google Drive: seu aliado no dia a dia

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: