- 5 minutos
- set 4, 2024
A computação em nuvem é amplamente conhecida por sua capacidade de gerar economia de custos e novos fluxos de receita, melhorar o desempenho das aplicações e facilitar a implementação de tecnologias emergentes, entre outros benefícios. O que muitos ainda não sabem é que é possível obter ainda mais vantagens dessa tecnologia adotando uma estratégia multicloud.
De fato, apesar de ser tratada como uma solução homogênea, a computação em nuvem pode ser explorada de diferentes maneiras.
Por isso, cada provedor de serviços possui características próprias, serviços exclusivos e outros diferenciais, como preço, modelo de cobrança e ferramentas proprietárias.
Tradicionalmente, as empresas selecionariam apenas um fornecedor de nuvem pública, optando por aquele que oferece as melhores vantagens de acordo com a suas necessidades de negócio.
No entanto, nos últimos anos, cresceu significativamente o número de organizações que passaram a adotar ou considerar estratégias multicloud. Ou seja, utilizar nuvens de diferentes fornecedores.
A seguir, você poderá conhecer as motivação que levam cada vez mais empresas a considerar essa abordagem. Confira!
Se você parar para analisar os principais fornecedores de nuvem no mercado, verá que o Google Cloud Platform (GCP) é a melhor escolha para empresas que buscam migrar para a nuvem.
No entanto, isso não significa que os demais provedores não ofereçam soluções exclusivas que possam ser vantajosas para a seu negócio.
Por isso, em vez de apenas escolher um único provedor de nuvem de infraestrutura como serviço (IaaS) que melhor atenda às necessidades do negócio, convém que você adote uma abordagem multicloud.
Isso envolve a adoção de uma mistura de serviços IaaS de dois ou mais fornecedores para realizar o compartilhamento de cargas de trabalho entre cada um deles.
Assim, é possível obter maior flexibilidade, confiabilidade, melhor custo benefício e muitas outras vantagens, as quais você pode conferir a seguir!
Conheça as principais vantagens em adotar a multicloud em sua empresa:
Para muitas empresas, uma das principais vantagens da multicloud é a capacidade de selecionar os serviços em nuvem que atendem suas necessidades específicas com melhor preço possível.
Por exemplo, essa abordagem permitirá que você tire proveito de instâncias de VM preemptivas no Google Cloud e instâncias spot de um concorrente. Assim, você consegue adequar seus recursos conforme sua necessidade a um custo reduzido.
Além disso, com uma estratégia multicloud, você pode optar pelos serviços de cada provedor de acordo com as regiões e zonas de nuvem que estão próximas de seus clientes. Assim, é possível minimizar a latência.
Usar uma combinação de vários provedores de nuvem para atingir velocidade mais rápida pode valer a pena para melhorar a experiência do usuário de seus aplicativos.
Outro grande benefício da configuração da multicloud é que ela permite que as empresas selecionem o serviço de nuvem mais adequado para cada uma de suas cargas de trabalho.
Assim, é possível garantir o menor custo, o melhor desempenho e os recursos ideais de acordo com a necessidade de sua operação.
Outro benefício crítico da estratégia multicloud é o aumento da confiabilidade.
Os principais provedores de nuvem pública atuam em várias regiões geográficas e possuem vários data centers em cada região onde você pode hospedar seus aplicativos e infraestrutura.
Mesmo que eles ofereçam alto nível de segurança e disponibilidade, não é possível garantir que nunca apresentarão interrupções de serviço.
Nesse sentido, uma abordagem multicloud pode oferecer mais segurança, visto que seus aplicativos e sistemas essenciais aos negócios não dependem de uma única nuvem.
Agora você já conhece as principais vantagens em dotar a multicloud na sua empresa.
Se você deseja desenvolver e implementar uma estratégia sob medida para o seu negócio, entre em contato com a SantoDigital. Nossos especialistas estão à disposição para ajudar você a desfrutar do máximo de vantagens que a nuvem pode oferecer.