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Varejo digital e o novo mercado do consumidor — entenda o que é e como adaptar seu negócio às tendências do setor

  • Por: SantoDigital
  • nov 10, 2022
  • 4 minutos

Definitivamente, o mundo dos negócios não é mais o mesmo. O varejo digital chegou e formou um novo mercado de consumidores. Sendo uma modalidade cada vez mais em destaque. Desse modo, quem não adaptar seu negócio à nova realidade pode ficar para trás.

A pandemia da Covid-19 acelerou o processo de transformação digital já previsto por especialistas. Sobretudo, porque impediu que os negócios ficassem com suas portas abertas. Assim como consumidores de comprarem produtos em estabelecimentos físicos.

Sem alternativa, ambos tiveram que abraçar o digital. Porém, o resultado disso foi acima do esperado. De acordo um levantamento da Neotrust, o ecommerce brasileiro faturou R$161 bilhões em 2021. Além disso, a pesquisa Global Payments Report diz que o mercado deve crescer 55,3% no mundialmente até 2025.

Números tão expressivos mostram que o varejo digital não só chegou para ficar, mas também é um dos principais canais de vendas disponíveis. Portanto, te explicaremos como esse modelo de negócio funciona e quais são suas principais tendências para manter sua empresa competitiva. Tenha uma excelente leitura!

O que é o varejo digital?

Basicamente, o varejo digital é uma atualização do varejo tradicional. Trata-se da estratégia de vendas B2C que você já conhece com uma nova roupagem, isto é, no ambiente on-line.

Nas plataformas digitais, comércios conseguem ser mais estratégicos. Uma vez que podem alcançar um número enorme de pessoas e, ainda assim, proporcionar uma experiência única e segmentada.

Os consumidores podem comprar à vontade o que precisam de forma simples e prática. Com poucos cliques, é possível encontrar a melhor opção de determinado produto, efetuar o pagamento e confirmar o pedido.

Desde que o varejo digital começou a se consolidar, o comportamento de compra dos consumidores mudou completamente. Muito mais do que colocar produtos em novas vitrines, o conceito revolucionou a mentalidade das pessoas, por assim dizer.

Agora, nada mais é como antes. A jornada de compra tem novas necessidades a serem atendidas pelos negócios. Em outras palavras, o varejo digital formou o novo mercado do consumidor.

Principais diferenças entre varejo digital e físico

Dito isso, o que muda entre o varejo digital e o físico? Quais vantagens essa opção apresenta em relação à modalidade de negócio tradicional que conhecemos? Dentre as principais diferenças, destacamos:

Alcance

A internet é a rua mais movimentada do mundo. Assim, negócios que usam o varejo digital para comercializar produtos tem um poder surreal de alcance, conquistando clientes de qualquer lugar. Seja de outro estado, seja de outro país.

Para isso, os comerciantes usam redes sociais, lojas virtuais ou marketplace, por exemplo. Principalmente, porque milhares de pessoas visitam todos os dias cada uma dessas opções.

Relacionamento

Venda é sinônimo de confiança. O varejo digital permite trabalhar essa ideia de forma ainda melhor que no modelo tradicional, visto que é possível criar uma relação mais próxima com o público.

Nas redes sociais, por exemplo, o negócio pode produzir conteúdos que respondam dúvidas comuns dos potenciais clientes. Uma vez que, sabem quais são suas necessidades, dores e desejos.

Ou seja, antes mesmo de ver que você está vendendo algo, o consumidor pode interagir com o comércio. Isso aumenta significativamente suas chances de convertê-lo em cliente.

Atendimento

Diferentemente de comércios físicos, no varejo digital você não precisa ter uma hora para abrir e outra para fechar. O atendimento acontece 24h por dia. Até porque, clientes podem comprar produtos sem nem falar com alguém da sua equipe.

Meios de pagamentos

Na maioria das vezes, comércios físicos contam com dois ou três meios de pagamentos. Enquanto no varejo digital, há uma variedade maior de opções, a exemplo do PayPal e o parcelamento inteligente.

Monitoramento

No varejo digital, você ainda pode usar os dados ao seu favor. De modo que, possa melhorar a estratégia do negócio constantemente até que os resultados esperados sejam alcançados.

Ao contrário do varejo físico, toda atividade do comércio pode ser mensurada no varejo digital. Logo, a capacidade de análise é melhor, te ajudando a corrigir falhas e ser cada vez mais efetivo.

A importância da tecnologia para o novo varejo

Por ser um modelo de negócio relativamente novo, o varejo digital tem várias tendências. Sobretudo, relacionadas com o uso de tecnologias que otimizam processos. Aliás, muitos dos benefícios do varejo digital só são possíveis por conta de soluções avançadas criadas para ampliar o leque de possibilidades da opção.

Por exemplo, há uma grande movimentação no setor para integrar diferentes canais de vendas, isto é, o Omnichannel. Para isso, ferramentas como Customer Relationship Management (CRM) e Enterprise Resource Planning (ERP) são de grande valia, ajudando bastante a fortalecer o posicionamento do negócio nas plataformas digitais.

Além disso, tanto o CRM quanto o ERP fazem total diferença em termos de gestão e analise. Sendo softwares essenciais para empresas alavancarem seus resultados e relevância.

Entretanto, a tendência mais forte para os próximos anos do varejo digital é o cloud (computação em nuvem). Trata-se de uma tecnologia que traz uma facilidade sem igual aos processos das empresas. Ela possibilita o uso de serviços e recursos em um ambiente 100% virtual, dispensando estrutura físicas e trazendo benefícios, como:

  • economia;
  • segurança de dados;
  • flexibilização;
  • acesso remoto;
  • escalabilidade.

Google Cloud Platform: a solução ideal para otimizar a jornada do consumidor no varejo digital

Para introduzir o cloud no seu negócio, presente no varejo digital, não há nada melhor do que o Google Cloud Platform. Essa opção disponibiliza soluções empresariais embasadas em Inteligência artificial, Big Data, armazenamento em nuvem, dentre outros serviços. Sendo o melhor caminho para otimizar a jornada do consumidor atual.

Com o Google Cloud Platform, você ainda mantém seu negócio competitivo frente à concorrência, melhora vários processos essenciais e leva sua empresa a conquistar resultados expressivos.

Para isso, conte com a SantoDigital. Somos especialistas na implementação do Google Cloud Platform, entregando mais de 200 projetos com esse para 2 mil empresas de diferentes segmentos.

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