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O que são ferramentas de backup? Conheça 2 opções

  • Por: SantoDigital
  • abr 12, 2023
  • 4 minutos

O backup de dados é um procedimento crucial para a segurança de um negócio e das pessoas que interagem com ele. Mas, independentemente do tamanho da organização ou do ramo em que ela atua, contar com boas ferramentas de backup é essencial para a estratégia produzir bons resultados.

Neste artigo, você vai descobrir o que são e quais as melhores opções corporativas de ferramentas de backup para fortalecer a sua empresa. Confira!

O que são as ferramentas de backup?

O conceito de backup talvez não seja uma novidade muito grande para a maioria dos gestores: trata-se de uma cópia de segurança dos arquivos e informações da empresa para outro ambiente ou dispositivo, de forma que eles possam ser restaurados posteriormente.

As ferramentas de backup, por sua vez, consistem nos recursos que viabilizam a rotina de realização dessas cópias de segurança e recuperação de dados. Elas têm a função armazenamento, mas também agregam aplicabilidades complementares para o gerenciamento do seu acervo, como:

  • compactação de arquivos;
  • criptografia;
  • agendamento de backups, entre outras.

Como elas funcionam?

Basicamente, os backups são divididos em dois tipos: armazenamento local e armazenamento em nuvem. Logo, as ferramentas ideais para realizá-los estarão diretamente ligados ao modelo adotado pela empresa.

Como o próprio nome sugere, no backup de armazenamento local utiliza-se mídias físicas removíveis para a transferência dos arquivos, como HDs externos e pendrives.

É uma alternativa simples e rápida de salvar dados, porém que não é tão eficaz quando a empresa precisa lidar com um grande volume de informações. Além disso, optar pelas mídias físicas requer um cuidado com o quesito segurança, para evitar que pessoas não autorizadas tenham acesso ao conteúdo.

Isso sem deixar de mencionar os riscos em caso de panes, roubos e até mesmo catástrofes naturais, tendo em vista que o backup é realizado na própria estrutura da empresa.

No entanto, esse procedimento oferece ainda mais benefícios quando associado à computação em nuvem. Quando a cópia de segurança é feita na nuvem, os dados da empresa ficam armazenados em um ambiente virtual, também conhecido como servidor remoto.

Neste caso, as empresas responsáveis pelo serviço oferecem uma estrutura robusta, com ferramentas modernas e atualizadas, além de gerenciar todo funcionamento da estrutura — segurança, manutenção e inovações.

A empresa basicamente só precisa alugar um espaço suficiente para suas operações e ter uma boa conexão com a internet para acessar seus arquivos a qualquer hora e em qualquer lugar.

2 opções de ferramentas de backup na nuvem

O primeiro passo para realização de backups efetivos e que não coloquem em risco as informações da empresa é compreender quais soluções fazem mais sentido para sua realidade.

Quantidade de armazenamento, ferramentas adicionais, funcionamento do sistema, tudo isso pode influir no resultado que será obtido. Por isso, listamos a seguir 2 excelentes alternativas que funcionam muito bem para os mais variados tipos de negócio.

1. Google Drive

O Google Drive é uma das soluções mais populares de backup. A ferramenta consiste em um repositório de sincronização de documentos hospedados na nuvem, e tem como a finalidade principal o armazenamento, acesso e compartilhamento de arquivos.

Com o auxílio dessa ferramenta, fica mais fácil otimizar a rotina de trabalho e backup de qualquer negócio, sendo possível criar e mover arquivos de forma remota e segura.

Cada usuário de conta Google tem o seu próprio ambiente e é dono dos arquivos armazenados na sua conta, porém o Drive também oferece uma versão compartilhada, em que os documentos e dados salvos são de propriedade da empresa.

O Google Drive é um recurso multifuncional que funciona de forma integrada a outros aplicativos Google para facilitar inúmeros processos empresariais.

2. Google Cloud Backup e DR

Implementar um sistema de backup verdadeiramente eficiente é uma tarefa um tanto desafiadora e que depende, sobretudo, da escolha de boas ferramentas. Dentre as opções disponíveis no mercado, o Google Cloud Backup e DR representa uma oportunidade única de resolver os desafios enfrentados nessa área.

Com essa solução do Google Cloud, o gestor consegue fazer o gerenciamento centralizado de backup diretamente na plataforma Google, de maneira totalmente intuitiva.

Em outras palavras, a empresa tem uma visão holística de seus backups, que ficam concentrados em um ambiente único, seguro e que pode ser acessado com muito mais agilidade.

Também é uma vantagem oferecida por esta ferramenta a capacidade de armazenar dados de backup em seu formato original e legível. Assim, não há necessidade de movimentação ou conversão quando você precisa recuperar arquivos críticos. Isso garante fluidez nas operações do negócio.

Ao implementar esse recurso na rotina de backup da empresa, os dados salvos são capturados mais rapidamente, reduzindo a largura de banda da rede necessária para transmitir os dados e, consequentemente, a quantidade de armazenamento consumida pelos backups.

Ademais, optando pelo armazenamento de backups no Google Cloud Storage, a empresa tem a flexibilidade de escolher a classe de armazenamento em nuvem apropriada para suas necessidades. O Google Cloud Backup e DR é sinônimo de menos custos com armazenamento e menos tempo de retenção de dados.

Como a SantoDigital pode ajudar?

Com mais de 10 anos no mercado de TI, a SantoDigital é uma parceira expert em consultoria e implementação das soluções Google WorkSpace e Google Cloud Platform, bem como as ferramentas de backup disponibilizadas por essas plataformas.

Os produtos e soluções oferecidos pela empresa foram cuidadosamente escolhidos para atender aos rígidos padrões corporativos não só nos quesitos inovação e tecnologia. Mas também do ponto de vista da segurança, confiabilidade, atendimento personalizado e otimização de performance.

Seja qual for as ferramentas de backup escolhidas, a SantoDigital oferece planejamento estratégico completo, suporte continuado 24X7 e metodologia de engajamento de colaboradores para garantir o sucesso da sua estratégia.

Percebeu a importância das ferramentas de backup para sua empresa? Hoje, os dados representam um dos principais ativos de uma organização. Portanto, investir em recursos que ajudem a organizá-los de forma inteligente e mantê-los protegidos é fundamental para gerar vantagens competitivas ao negócio.

Então, o que está esperando para proteger os dados da sua organização? Entre em contato com nosso time e descubra como podemos ajudá-lo com essa transformação!

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