Como o backup em nuvem impacta na redução de custos da empresa?

Home Cloud Computing
Como o backup em nuvem impacta na redução de custos da empresa?

Como o backup em nuvem impacta na redução de custos da empresa?

Proteger os dados de sua empresa é uma das tarefas mais importantes para a continuidade do seu negócio. Ou seja, para o pleno funcionamento dos serviços essenciais de uma empresa durante quaisquer tipos de falhas, até que a situação seja normalizada. No entanto, com o aumento do volume de dados produzidos nas organizações, essa é uma atividade que demanda cada vez mais investimentos. Nesse sentido, o backup em nuvem é uma solução segura e, ao mesmo tempo, atraente, pois ajuda as empresas a reduzir custos.

Confira a seguir alguns exemplos de como é possível reduzir custos utilizando soluções de backup em nuvem!

Licença e hardware

Para manter uma solução de backup local, sua empresa, frequentemente, precisa investir em hardwares e softwares para que essa tarefa seja executada de forma adequada. Isso envolve custos com licença, mídias para backup, servidores, etc.

Além disso, quanto mais hardware sua empresa mantiver, maiores os custos de manutenção, atualização, etc.

Com o backup em nuvem, você só precisa de uma conexão com a internet. Seus dados são armazenados remotamente, nos servidores do seu provedor de serviços. Dessa forma, você terá uma economia substancial.

Pessoal

Para não interromper as atividades da empresa, geralmente, os profissionais de TI precisam trabalhar após o expediente e/ou em finais de semana para dar sequência às atividades de backup. Isso acaba incidindo em horas extras, o que aumenta os custos com folha de pagamento e encargos.

Com a solução em nuvem, os backups são programados para serem executados em horários específicos, e de forma automática, ou seja, sem a necessidade de intervenção humana.

Armazenamento

Se você utiliza backup físico, então é preciso se preocupar com o armazenamento de suas mídias. Isso inclui prover um local com iluminação, umidade e climatização adequados. Além disso, é necessário investir em segurança física o que inclui a necessidade de cofres ou salas especiais.

Para que sua empresa esteja em linha com as boas práticas de disaster recovery, é necessário que ela mantenha cópia dos dados em um site backup (no mínimo a 10 km de distância do datacenter). Isso envolve, muitas vezes, custo de aluguel e de transporte das mídias.

Com o backup em nuvem, seus dados são salvos diretamente nos servidores do seu provedor de serviço de nuvem. Ele se encarregará de adotar os procedimentos adequados de disaster recovery.

Custos do backup em nuvem

Como você pôde perceber, a realização do backup físico demanda uma série de custos de diferentes tipos.

Já o custo de fazer o backup em nuvem é um só: a mensalidade que você paga para o fornecedor da solução utilizada.

Vale lembrar que você pode ajustar a sua capacidade de armazenamento à sua necessidade. Assim, se a atividade da sua empresa é sazonal, em meses em que o volume de dados é menor, você pode reduzir o seu armazenamento e pagar e, consequentemente, reduzir os seus custos.

Além disso, com o backup programado, você libera tempo da sua equipe de TI para que ela possa trabalhar em soluções que agreguem mais valor à sua empresa.

Agora você já sabe como o backup em nuvem impacta na redução de custos da sua empresa. Essa é apenas uma das vantagens de usar cloud computing em sua organização.

Gostou do conteúdo de hoje sobre o impacto positivo do backup em nuvem em sua empresa? Então, entre em contato conosco agora mesmo e descubra como podemos ajudar reduzir custos e a acelerar o seu negócio!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: