- 5 minutos
- fev 29, 2024
Garantir a segurança de dados da sua empresa é uma das tarefas mais significativas para a continuidade do negócio e o pleno funcionamento dos serviços essenciais durante quaisquer tipos de falhas, até que a situação seja normalizada.
No entanto, com o aumento do volume de dados produzidos nas organizações, essa é uma atividade que demanda investimentos. Nesse sentido, o backup em nuvem é uma solução segura e, ao mesmo tempo, atraente, pois ajuda as empresas a reduzir custos.
Confira, a seguir, alguns exemplos de como é possível reduzir custos utilizando soluções de backup em nuvem!
Quando o assunto é governança de dados, todo o cuidado é necessário. Nesse sentido, o backup é um processo essencial, que envolve criar uma espécie de cópia de segurança de informações, documentos, arquivos etc.
Fazer backup de forma local, usando uma estrutura ou dispositivo, é possível, mas existe o risco de panes ou roubos. Por isso, o backup em nuvem para empresas tem se tornado uma opção bastante comum e vantajosa.
Essa modalidade inclui realizar uma cópia de segurança na nuvem, em servidores remotos e não na infraestrutura de TI local da empresa.
Fazendo um paralelo, pode-se dizer que o backup na nuvem funciona como o armazenamento na nuvem. Dessa forma, o acesso aos arquivos e dados pode ser feito de qualquer dispositivo via internet.
Dessa forma, o acesso e consulta a dados são facilitados, podendo ser realizados a qualquer hora e de qualquer lugar.
No entanto, isso não significa perda de segurança. É possível configurar políticas de acesso por meio de senhas e permissões. Outra facilidade é adotar uma rotina de backup automático, que garante que dados estejam sempre protegidos.
Além dessas vantagens, existem outras funcionalidades que tornam o backup em nuvem para empresas uma excelente iniciativa. Vamos conhecê-las em detalhes a seguir.
A criptografia é uma tecnologia em que um algoritmo criptografa os dados enviados, tornando-os ilegíveis. Para conseguir visualizá-los corretamente, é preciso ter uma senha (chave criptográfica) que decodifica o arquivo.
Logo, a criptografia possibilita que apenas aqueles que detêm senhas ou permissões consigam ler os dados. Consequentemente, isso reforça a proteção, tornando o backup em nuvem um método eficaz para ter informações corporativas confidenciais mais seguras.
Esse período diz respeito ao tempo em que os arquivos ficam disponíveis e podem ser restaurados mesmo após terem sido deletados. Esse recurso é útil para casos em que dados são apagados acidentalmente.
O mesmo acontece quando a versão de um arquivo ou sistema foi atualizada, mas a versão nova não funciona de forma adequada. Graças ao período de retenção, é possível recuperar a versão anterior.
Um ponto a se observar é que a retenção de dados ocupa espaço de armazenamento. Assim, quanto maior a quantidade de dados retidos, maior espaço eles ocupam no seu armazenamento.
Para otimizar espaço de armazenamento, algumas soluções de backup em nuvem possibilitam compactar dados antes de serem enviados ao banco de dados remoto.
Isso, não somente aprimora a utilização do espaço, como contribui para reduzir custos com armazenagem na nuvem.
Para manter uma solução de backup local, sua empresa, frequentemente, precisa investir em hardwares e softwares para que essa tarefa seja executada de forma adequada. Isso envolve custos com licença, mídias para backup, servidores etc.
Além disso, quanto mais hardware sua empresa mantiver, maiores os custos de manutenção e atualização, por exemplo.
Com o backup em nuvem, você só precisa de uma conexão com a internet. Seus dados são armazenados remotamente, nos servidores do seu provedor de serviços. Dessa forma, você terá uma economia substancial.
Para não interromper as atividades da empresa, geralmente, os profissionais de TI precisam trabalhar após o expediente e/ou em finais de semana para dar sequência às atividades de backup. Isso incide em horas extras, o que aumenta os custos com folha de pagamento e encargos.
Com a solução em nuvem, os backups são programados para serem executados em horários específicos, e de forma automática, ou seja, sem a necessidade de intervenção humana.
Se você utiliza backup físico, então é preciso se preocupar com o armazenamento das suas mídias. Isso inclui prover um local com iluminação, umidade e climatização adequados. Além disso, é necessário investir em segurança física, incluindo a necessidade de cofres ou salas especiais.
Para que sua empresa esteja em linha com as boas práticas de disaster recovery, é necessário que ela mantenha cópia dos dados em um site backup (no mínimo a 10 km de distância do data center). Isso envolve, muitas vezes, custo de aluguel e de transporte das mídias.
Com o backup em nuvem, seus dados são salvos diretamente nos servidores do seu provedor de serviço de nuvem. Ele se encarregará de adotar os procedimentos adequados de disaster recovery.
Como você pôde perceber, a realização do backup físico demanda uma série de custos de diferentes tipos.
Já o custo de fazer o backup em nuvem é um só: a mensalidade que você paga para o fornecedor da solução utilizada.
Vale lembrar que você pode ajustar a capacidade de armazenamento à sua necessidade. Assim, se a atividade da empresa é sazonal, em meses em que o volume de dados é menor, você pode diminuir o armazenamento e, consequentemente, reduzir os custos.
Além disso, com o backup programado, você libera tempo da sua equipe de TI para trabalhar em soluções que agreguem mais valor à sua empresa.
A solução Cloud Storage se destaca pela confiabilidade, escalabilidade e alta disponibilidade. Os dados são criptografados automaticamente, garantindo a segurança.
Com base na tecnologia da inovadora Google Cloud Platform, a solução permite armazenar e gerenciar bancos de dados relacionais, como SQL Server, MySQL ou PostgreSQL gerenciados.
Conte com a SantoDigital, parceira certificada e premiada pelo Google para implementar essa solução com o máximo de eficácia e segurança.
Agora, você já sabe como o backup em nuvem impacta na redução de custos da empresa. Essa é apenas uma das vantagens de usar cloud computing em sua organização. Gostou do conteúdo sobre o impacto positivo do backup em nuvem em sua empresa? Então, conheça o Cloud Storage e entender como ele pode ajudar a alavancar os resultados do seu negócio!