Os 4 maiores erros de comunicação que podem atrapalhar a empresa

Home Outros
Os 4 maiores erros de comunicação que podem atrapalhar a empresa

Os 4 maiores erros de comunicação que podem atrapalhar a empresa

Ter uma boa comunicação é parte fundamental do ser humano, pois permite que expressemos nossos sentimentos, necessidades e estabeleçamos relações, além de ser essencial para a formação da sociedade. Na vida profissional, é uma habilidade que não pode ser ignorada. Por isso, hoje apresentaremos os maiores erros de comunicação, tanto por parte dos funcionários quanto da empresa e mostraremos soluções para eles.

Quer aumentar o rendimento profissional da sua empresa? Veja os maiores erros de comunicação!

1. Não pedir por esclarescimentos nas situações necessárias

Seu chefe já passou uma tarefa para ser realizada e você entregou o que não era esperado? Essa situação é mais comum do que se imagina. O que faz uma comunicação ser bem-sucedida é o entendimento da mensagem que está sendo transmitida. Mesmo que você ache que tenha compreendido a conversa, procure por esclarecimentos e se certifique de que entendeu tudo corretamente.

2. Não estabelecer canais de comunicação diretos

Empreendedores com diferentes visões dos critérios que envolvem a empresa ou da divisão de lucros pode levar uma empresa à falência. Quando há uma enorme diferença econômica entre sócios, decisões como investimento financeiro podem levar a grandes discussões.

É preciso que exista um alinhamento desde o início. É fundamental que sócios estabeleçam canais de comunicação diretos, tenham um plano objetivo, detalhado e bem claro, antes de realizar qualquer investimento ou ação, seja de dinheiro ou de tempo. Caso contrário, a empresa depende do fator sorte.

3. Ser desatento na linguagem corporal

Ter uma boa linguagem verbal e corporal é fundamental pra ser um bom funcionário na empresa. Na maioria das vezes, seu corpo fala mais do que as suas palavras e, nos piores momentos, nem sempre está de acordo com elas.

Se você ficar desatento, a sua linguagem corporal pode influenciar negativamente sua carreira. Não se esqueça: mantenha contato visual, cabeça erguida, sente-se corretamente e mostre uma boa postura, use sempre gestos e expressões faciais para convencer os outros do seu ponto de vista.

4. Ser muito prolixo e formal

Na maioria das vezes, não percebemos os nossos defeitos. Um dos maiores motivos para alguém se tornar prolixo muito formal é a vaidade intelectual. Algumas pessoas não resistem à tentação de relevar seu brilho intelectual e de mostrar seus conhecimentos. Não saber ordenar o raciocínio tira o objetivo da apresentação.

Se você não souber qual o rumo que deseja seguir, terá plena dificuldade para cumprir corretamente todas as etapas de uma determinada apresentação. Estabeleça como será o início, o meio e o fim, sendo sempre disciplinado. Tomando esses cuidados, você evitará discursos desnecessários, facilitará a compreensão dos ouvintes e conquistará o sucesso desejado. Não é complicado, mas exige trabalho e dedicação. Mantenha o foco e o resultado será gratificante!

Google Apps

Não é difícil ter o hábito da comunicação, basta ter força de vontade de evoluir e ter humildade para reconhecer e aprender com os maiores erros de comunicação. O Google Apps oferece soluções ótimas para estas situações, aumentando os canais de comunicação e facilitando o compartilhamento de informações.

Quer mais dicas como essas? Assine a nossa newsletter e receba várias novidades do nosso blog! Ou quer conhecer os aplicativos da Google para melhorar a comunicação da sua empresa? Entre em contato com a SantoDigital e leve sua empresa ou escola para o mundo Google Apps!

photo credit: Blue vivid image of globe and space tin can via photopin (license)

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: