Sprint: a técnica que pode otimizar a TI do seu negócio!

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Sprint: a técnica que pode otimizar a TI do seu negócio!
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Sprint: a técnica que pode otimizar a TI do seu negócio!

A gestão empresarial evolui com o tempo, a fim de atender às demandas da sociedade e à dinâmica exigida pelos consumidores. Por isso, é fundamental usar técnicas e metodologias que ajudem a otimizar o negócio. Uma delas é o sprint, inserido na metodologia Scrum.

Muito usada na gestão de TI, essa técnica prevê o desenvolvimento de projetos de maneira rápida e precisa. Por isso, ela consegue agregar valor com rotinas flexíveis e específicas. O resultado é o alcance dos objetivos esperados por meio da realização de um conjunto de tarefas em um período predeterminado.

Esses benefícios são, especialmente, importantes para o setor de TI, uma área estratégica para a organização. Dessa forma, todo o negócio é beneficiado. Então, que tal saber mais sobre os sprints? Continue lendo e entenda!

O que é sprint?

O termo sprint representa cada uma das etapas desenvolvidas na metodologia ágil Scrum. Nelas, é preciso desenvolver atividades específicas em um intervalo de tempo predeterminado, que costuma variar de 2 a 4 semanas. A partir de cada um desses períodos, outros eventos são aplicados, assim como seu avanço é discutido para identificar barreiras e dificuldades. Assim, elas podem ser ultrapassadas para o prazo ser cumprido e para que o resultado seja positivo.

Portanto, o sprint é o conceito principal do Scrum, que consiste em uma metodologia de gerenciamento de projetos. Ele está embasado nos pilares de adaptação, transparência e inspeção. Além disso, define um período para a realização das atividades.

Esse intervalo ainda tem subdivisões, sendo justamente os sprints. Assim, a realização de cada um deles é essencial para o alcance de um objetivo ou a conclusão de certa quantidade de atividades.

Para garantir a otimização das tarefas operacionais e estratégicas, alguns eventos são realizados durante o desenvolvimento dos projetos. Conheça as diferentes reuniões da metodologia Scrum:

Sprint planning

É uma reunião de planejamento, voltada para a definição das prioridades da etapa que será executada. Ainda são definidas as metas a serem alcançadas.

Dessa forma, começa-se discutindo qual é o objetivo perseguido. Essa é uma maneira de garantir que todos os envolvidos saibam o que deve ser feito.

Além disso, a equipe de desenvolvimento de projetos faz uma previsão para as atividades ainda não concluídas e aquelas criadas depois das discussões sobre os propósitos a atingir. Por último, define-se a quantidade total de trabalho que poderá ser executada.

Daily

É uma reunião diária, bastante curta. A duração varia de 5 a 15 minutos. O intuito é reunir a equipe com o gestor (sprint master), sendo que cada participante deve sinalizar: 

  • as atividades realizadas no dia anterior;
  • as atividades que serão realizadas no dia atual;
  • a existência de impedimentos para a execução de alguma tarefa.

Assim, o sprint master identifica o que precisa ser melhorado e descobre se existe algum gargalo. Ou seja, a atuação é proativa para evitar atrasos e retrabalhos.

Review

É uma reunião de revisão, normalmente realizada perto do fim do sprint. Visa saber se as metas foram atingidas e se existem feedbacks a considerar. Esse é o momento da equipe dialogar com as pessoas envolvidas e interessadas no projeto.

Retrospective

É a última reunião a ser realizada, tendo o propósito de fazer uma análise e definir quais ações foram positivas. Também se consideram as negativas e o que pode ser melhorado.

Grooming

Também chamada de refinement, é uma reunião não oficial. Nela, o product owner e a equipe de desenvolvimento debatem pontos relevantes e as atividades necessárias para os próximos sprints. As ideias reprovadas voltam para o product backlog e podem ser implementadas em outros ciclos.

Assim, fica claro que os sprints são cruciais para a agilidade do método Scrum. Sem esses intervalos de tempo, seria mais difícil acompanhar a realização dos trabalhos e atingir seus benefícios.

Qual a importância do sprint para a otimização do setor de TI?

A importância do sprint para a otimização do setor de TI é garantir que o processo de desenvolvimento de projetos seja melhor. Isso porque a divisão de tarefas garante uma coordenação mais eficiente das atividades e ainda traz outras vantagens. Confira as principais.

Auxílio à melhoria dos processos

As reuniões do Scrum garantem que os processos sejam executados de forma ágil, eficiente e correta. Com isso, são evitados erros e retrabalhos. Além disso, as discussões sobre o que foi positivo e negativo, assim como a coleta de feedbacks, contribuem para o melhoramento contínuo.

Desenvolvimento de ações específicas

O sprint deve ser realizado de maneira sequencial. Por isso, deve contar com: 

  • planejamento;
  • duração, que deve ser de até 30 dias;
  • desenvolvimento, que segue as prioridades predeterminadas e o plano de entrega;
  • acompanhamento, a fim de evitar atrasos ou atividades sem conclusão;
  • testes e revisão, o que permite evitar bugs e falhas de segurança, assim como fazer melhorias;
  • reflexão do próximo sprint para verificar os prós e os contras da etapa que está sendo finalizada.

Todas essas ações específicas são importantes para o bom desenvolvimento do projeto. Dessa forma, também é possível adotar indicadores de qualidade, que ajudam na evolução contínua e aumentam a satisfação dos clientes.

Melhoria da produtividade da área e da empresa

Um dos propósitos do método Scrum é aumentar a produtividade da sua empresa e do setor de TI. Isso acontece porque os sprints definem exatamente o que deve ser feito — e todos sabem qual é sua responsabilidade.

Além disso, a garantia de que os projetos de TI serão desenvolvidos no prazo adequado faz com que toda a empresa tenha uma atuação mais produtiva e estratégica. Assim, é possível inovar e otimizar todo o trabalho realizado.

Como os sprints são usados nos escopos de serviços gerenciados?

Os sprints são usados nos escopos de serviços gerenciados como ferramentas para a evolução contínua. Dessa forma, sua empresa conta com o auxílio de especialistas no desenvolvimento de projetos, o que ajudará na redução de custos, na melhoria da qualidade do serviço e no foco das equipes internas para a realização de atividades estratégicas.

Assim, os serviços gerenciados asseguram que as pessoas e os recursos certos sejam alocados da melhor forma possível. Enquanto isso, os sprints permitem alinhar o trabalho e alcançar melhores resultados.

Na SantoDigital, alguns escopos de serviços gerenciados tratam o reativo — que são os problemas —, mas também trazem sugestões e insights para propor melhorias. Essa segunda etapa é feita no formato de sprints, o que agrega valor, entrega incrementos e otimiza a infraestrutura total com o tempo.

Com isso, você tem uma equipe qualificada à sua disposição para garantir o máximo alinhamento no sprint e o alcance dos melhores resultados. Sem contar que cada etapa será executada no prazo estipulado. Assim, você conta com essa técnica que pode otimizar a TI do seu negócio e fazer com que toda a empresa perceba os benefícios da metodologia Scrum.

Então, que tal saber mais?Acesse o site de managed services da SantoDigital e entenda melhor as soluções da nossa empresa!

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