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- dez 4, 2024
Scrum é uma metodologia ágil diretamente relacionada ao processo de gerenciamento de projetos. Baseada em três pilares principais – transparência, adaptação e inspeção – a metodologia Scrum promove um ambiente de trabalho dinâmico onde a comunicação constante e o feedback contínuo são fundamentais.
Neste artigo, exploraremos em detalhes o que é a Metodologia Scrum, as diferenças entre a gestão de projetos tradicional e as principais etapas envolvidas no processo. Acompanhe!
A Metodologia Scrum é um método ágil usado para gerenciar projetos, especialmente no desenvolvimento de software. Criada por Jeff Sutherland e Ken Schwaber nos anos 90, o Scrum é projetado para ajudar equipes a trabalhar de forma colaborativa, eficiente e a entregar produtos de alta qualidade.
O Scrum fundamenta-se em três grandes pilares: transparência, adaptação e inspeção. Isso significa que, ao utilizar o Scrum:
Todos os aspectos do processo da Metodologia Scrum devem ser visíveis para todos os envolvidos. Se a equipe identificar durante a inspeção que um ou mais aspectos do processo estão fora dos limites aceitáveis, o processo ou os materiais devem ser ajustados.
Na gestão de projetos tradicional, conhecida como “Waterfall”, cada fase do projeto é intrinsecamente dependente da fase anterior, o que significa que só se pode avançar uma fase quando a anterior está totalmente completa. Além disso, o modelo tradicional da gestão de projetos é altamente resistente à mudanças e adaptações.
Com o uso de métodos ágeis, como a metodologia Scrum, é possível perceber notáveis diferenças em relação ao modelo tradicional, visto que os projetos conduzidos dessa forma são altamente adaptáveis às circunstâncias que surgem ao longo do tempo, sofrendo mudanças sempre que necessário.
Projetos que utilizam metodologias ágeis tendem a ser divididos e desenvolvidos em pequenas partes que, juntas, concretizam o objetivo do projeto.
Em projetos ágeis, os clientes conseguem ver parte da solução que está sendo desenvolvida funcionando ainda no início do projeto, enquanto que, na gestão de projetos tradicional, a aplicação só pode ser utilizada ao final de todo o desenvolvimento.
As equipes dos projetos que utilizam Scrum são compostas por três papéis:
A seguir, será apresentada uma breve descrição destes três importantes participantes do desenvolvimento de softwares em conjunto com a metodologia Scrum.
O Product Owner representa a área de negócios, possuindo a importante responsabilidade de decidir quais ações deverão ser realizadas e suas respectivas prioridades. O P.O. é responsável por definir as funcionalidades do software que será desenvolvido (Product Backlog), tendo também o poder de definir a prioridade de cada uma dessas funcionalidades de acordo com o valor do negócio.
Além disso, o Product Owner garante que o Time de Desenvolvimento consiga compreender os itens do Product Backlog, ou seja, as funcionalidades do software que está sendo desenvolvido, de forma a possibilitar a realização do projeto.
O Scrum Master é um dos membros participantes de equipes que utilizam o Scrum. Geralmente, este membro é o que possui maior conhecimento sobre esta metodologia. A função do Scrum Master é garantir que os participantes da equipe compreendam os princípios do Scrum e que apliquem este framework corretamente durante o desenvolvimento dos projetos.
Dessa forma, é possível dizer que o Scrum Master é um facilitador, pois a função dele visa, de certa forma, aumentar e potencializar as habilidades das equipes.
O Time de Desenvolvimento é o conjunto de pessoas responsáveis por desenvolver o projeto. Este time define, de forma técnica, como o produto será desenvolvido, participando desse processo e cumprindo os objetivos estabelecidos. É importante ressaltar que, em projetos que utilizam o Scrum, mesmo que cada integrante possa ter um conjunto específico de habilidades, a responsabilidade pelo desenvolvimento do produto recai sobre todo o Time de Desenvolvimento.
Dessa forma, para que consiga construir todos os produtos solicitados, o ideal é que o Time de Desenvolvimento (considerando-se todos os integrantes trabalhando em conjunto) seja “multidisciplinar”, o que significa que o Time poderá atender a demandas de diferentes tipos (front-end, back-end, etc.).
Todo projeto é realizado em um determinado período de tempo. No caso do Scrum, este período de tempo é dividido em sub-períodos chamados Sprints, sendo que durante cada um deles é necessário atingir um determinado objetivo e/ou concluir um determinado número de atividades.
Ao utilizar o Scrum, é necessário realizar alguns eventos durante o processo de desenvolvimento dos projetos e durante as Sprints, que são: Sprint Planning, Daily Meeting, Sprint Review e Sprint Retrospective.
Planning é uma reunião de planejamento em que são discutidas as prioridades das tarefas que serão executadas na Sprint e a meta a ser atingida neste intervalo de tempo
Inicialmente, ocorre uma discussão sobre o objetivo da Sprint que será iniciada garantindo que todos os participantes entendam as metas a serem alcançadas e o trabalho necessário para isso.
Posteriormente, o time de desenvolvimento realiza a estimativa das atividades que ainda não foram concluídas e das atividades que surgiram após as discussões sobre os objetivos da Sprint que ocorrerá futuramente. Ao fim da cerimônia, é possível definir a quantidade total de trabalho que poderá ser realizada na Sprint que será iniciada.
A Daily é uma reunião curta realizada no início de cada um dos dias da Sprint. Nesta reunião, cada participante deve responder a três perguntas:
A Review é realizada próximo ao encerramento da Sprint e tem como objetivo principal verificar se as metas que deveriam ser atingidas na Sprint foram alcançadas. Também é um importante momento para coleta de feedbacks e para promover o diálogo entre a equipe e as pessoas interessadas e envolvidas com o projeto.
A Retrospective é a última reunião realizada durante uma Sprint e seu principal objetivo é promover a análise da Sprint e definir as ações que foram positivas para o projeto, as ações que foram negativas e o que pode ser melhorado e aprimorado.
A Grooming (ou Refinement) é uma cerimônia não oficial durante a qual o Product Owner e o Time de Desenvolvimento discutem sobre as próximas Sprints e avaliam as atividades que serão desempenhadas nos períodos futuros.
Neste artigo vimos diversos aspectos sobre o Scrum, framework e metodologia ágil cujo principal objetivo é promover a criação de equipes ágeis e aperfeiçoar os métodos pelos quais os projetos são organizados e desenvolvidos.
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A Metodologia Scrum é um método ágil utilizado para gerenciar projetos, especialmente no desenvolvimento de software. Ela se baseia nos pilares de transparência, adaptação e inspeção para promover a colaboração e a eficiência nas equipes.