Ir para o site
  • Outros

Scrum: Saiba tudo sobre esta metodologia ágil

  • Por: SantoDigital
  • fev 23, 2022
  • 4 minutos

Scrum é uma metodologia ágil diretamente relacionada ao processo de gerenciamento de projetos. Esta importante ferramenta baseia-se na divisão de projetos em pedaços menores e na adaptação às diferentes mudanças e aos feedbacks recebidos ao longo do tempo.

O Scrum fundamenta-se em três grandes pilares: transparência, adaptação e inspeção. Isso significa que, ao utilizar o Scrum:

  • Há o predomínio do diálogo entre os envolvidos com o projeto que está sendo desenvolvido;
  • Existe a constante busca pelo feedback dos envolvidos no projeto e dos usuários que utilizarão a ferramenta que está sendo construída;
  • Os requisitos dos projetos podem ser adaptados com o passar do tempo, ajustando-se às novas circunstâncias que podem surgir;
  • Ao longo do desenvolvimento e utilização da solução desenvolvida,  o aprendizado é construído e evoluído.

Scrum vs Gestão de Projetos Tradicional

Na gestão de projetos tradicional, conhecida como “Waterfall”, cada fase do projeto é intrinsecamente dependente da fase anterior, o que significa que só se pode avançar uma fase quando a anterior está totalmente completa. Além disso, o modelo tradicional da gestão de projetos é altamente resistente à mudanças e adaptações.

Com o uso de metodologias ágeis, como o Scrum, é possível perceber notáveis diferenças em relação ao modelo tradicional, visto que os projetos conduzidos dessa forma são altamente adaptáveis às circunstâncias que surgem ao longo do tempo, sofrendo mudanças sempre que necessário. 

Projetos que utilizam metodologias ágeis tendem a ser divididos e desenvolvidos em pequenas partes que, juntas,  concretizam o objetivo do projeto.

Em projetos ágeis, os clientes conseguem ver parte da solução que está sendo desenvolvida funcionando ainda no início do projeto, enquanto que, na gestão de projetos tradicional, a aplicação  só pode ser utilizada ao final de todo o desenvolvimento.

Papéis e responsabilidades

As equipes dos projetos que utilizam Scrum são compostas por três papéis:

  • Product Owner;
  • Scrum Master;
  • Time de desenvolvimento.

A seguir, será apresentada uma breve descrição destes três importantes participantes do desenvolvimento de softwares em conjunto com a metodologia Scrum.

Product Owner (P.O.)

O Product Owner representa a área de negócios, possuindo a importante responsabilidade de decidir quais ações deverão ser realizadas e suas respectivas prioridades. O P.O. é responsável por definir as funcionalidades do software que será desenvolvido (Product Backlog), tendo também o poder de definir a prioridade de cada uma dessas funcionalidades de acordo com o valor do negócio.

Além disso, o Product Owner garante que o Time de Desenvolvimento consiga compreender os itens do Product Backlog, ou seja, as funcionalidades do software que está sendo desenvolvido, de forma a possibilitar a realização do projeto.

Scrum Master (S.M.)

O Scrum Master é um dos membros participantes de equipes que utilizam o Scrum. Geralmente, este membro é o que possui maior conhecimento sobre esta metodologia. A função do Scrum Master é garantir que os participantes da equipe compreendam os princípios do Scrum e que apliquem este framework corretamente durante o desenvolvimento dos projetos. 

Dessa forma, é possível dizer que o Scrum Master é um facilitador, pois a função dele visa, de certa forma, aumentar e potencializar as habilidades das equipes.

Time de Desenvolvimento

O Time de Desenvolvimento é o conjunto de pessoas responsáveis por desenvolver o projeto. Este time define, de forma técnica, como o produto será desenvolvido, participando desse processo e cumprindo os objetivos estabelecidos. É importante ressaltar que, em projetos que utilizam o Scrum, mesmo que cada integrante possa ter um conjunto específico de habilidades, a responsabilidade pelo desenvolvimento do produto recai sobre todo o Time de Desenvolvimento. 

Dessa forma, para que consiga construir todos os produtos solicitados, o ideal é que o Time de Desenvolvimento (considerando-se todos os integrantes trabalhando em conjunto) seja “multidisciplinar”, o que significa que o Time poderá atender a demandas de diferentes tipos (front-end, back-end, etc.).

As Cerimônias do Scrum

Antes de tudo, é necessário definir o termo “Sprint”, que é muito importante para a metodologia Scrum.

Todo projeto é realizado em um determinado período de tempo. No caso do Scrum, este período de tempo é dividido em sub-períodos chamados Sprints, sendo que durante cada um deles é necessário atingir um determinado objetivo e/ou concluir um determinado número de atividades.

Ao utilizar o Scrum, é necessário realizar alguns eventos durante o processo de desenvolvimento dos projetos e durante as Sprints, que são: Sprint Planning, Daily Meeting, Sprint Review e Sprint Retrospective.

Planning

Planning é uma reunião de planejamento em que são discutidas as prioridades das tarefas que serão executadas na Sprint e a meta a ser atingida neste intervalo de tempo

Inicialmente, ocorre uma discussão sobre o objetivo da Sprint que será iniciada garantindo que todos os participantes entendam as metas a serem alcançadas e o trabalho necessário para isso.

Posteriormente, o time de desenvolvimento realiza a estimativa das atividades que ainda não foram concluídas e das atividades que surgiram após as discussões sobre os objetivos da Sprint que ocorrerá futuramente. Ao fim da cerimônia, é possível definir a quantidade total de trabalho que poderá ser realizada na Sprint que será iniciada.

Daily

A Daily é uma reunião curta realizada no início de cada um dos dias da Sprint. Nesta reunião, cada participante deve responder a três perguntas: 

  • Quais atividades realizou no dia anterior?
  • Que atividades serão realizadas no dia atual?
  • Existe algum impedimento para a realização de alguma atividade?

Review

A Review é realizada próximo ao encerramento da Sprint e tem como objetivo principal verificar se as metas que deveriam ser atingidas na Sprint foram alcançadas. Também é um importante momento para coleta de feedbacks e para promover o diálogo entre a equipe e as pessoas interessadas e envolvidas com o projeto.

Retrospective

A Retrospective é a última reunião realizada durante uma Sprint e seu principal objetivo é promover a análise da Sprint e definir as ações que foram positivas para o projeto, as ações que foram negativas e o que pode ser melhorado e aprimorado.

Bônus: Grooming (ou Refinement)

A Grooming (ou Refinement) é uma cerimônia não oficial durante a qual o Product Owner e o Time de Desenvolvimento discutem sobre as próximas Sprints e avaliam as atividades que serão desempenhadas nos períodos futuros.

Neste artigo vimos diversos aspectos sobre o Scrum, framework e metodologia ágil cujo principal objetivo é promover a criação de equipes ágeis e aperfeiçoar os métodos pelos quais os projetos são organizados e desenvolvidos. 

Aliando as melhores metodologias de gestão de projetos com nosso time de especialistas, a SantoDigital é capaz de trazer os melhores resultados para seus clientes através de muita agilidade e assertividade.

Quer saber mais sobre nossas soluções? Entre em contato com nosso time especializado e leve inovação para sua empresa!

Compartilhe esse artigo

Conteúdos relacionados

Newsletter Newsletter

Fique por dentro

Com a newsletter da SantoDigital, você estará sempre um passo à frente, pronto para elevar seu negócio com o poder da inovação digital.

Inscrição realizada com sucesso.