Conheça as diferentes reuniões da metodologia Scrum

Home Outros
Conheça as diferentes reuniões da metodologia Scrum
conheca-as-diferentes-reunioes-da-metodologia-scrum

Conheça as diferentes reuniões da metodologia Scrum

O Scrum é uma metodologia que atua como uma importante ferramenta durante o gerenciamento de projetos ágeis e complexos. Esta metodologia baseia-se no diálogo, na transparência e na grande capacidade de adaptação dos envolvidos com o projeto e dos próprios requisitos do software desenvolvido ao longo do tempo e de acordo com os feedbacks recebidos.

Uma das principais características do Scrum é a divisão do período total de duração dos projetos em períodos menores chamados Sprints. Em cada Sprint são estabelecidas determinadas metas a serem alcançadas e determinadas tarefas a serem cumpridas. 

Dessa forma, para garantir a boa comunicação entre os integrantes da equipe e promover a adaptação de acordo com as diferentes circunstâncias que surgem durante o desenvolvimento de projetos, o Scrum estimula a realização de algumas importantes reuniões, também chamadas de cerimônias, durante as Sprints, que são:

  • Sprint Planning;
  • Sprint Daily;
  • Sprint Review;
  • Sprint Retrospective.

A seguir, analisaremos detalhadamente cada uma dessas cerimônias, identificando diversos aspectos, como as definições de cada uma, seus objetivos, duração e momentos de ocorrência.

Sprint Planning

A Planning (ou reunião de planejamento) é a primeira reunião realizada durante uma Sprint. A principal função da Planning é promover a análise de todas as atividades que serão desempenhadas na Sprint e dos objetivos a serem atingidos, de modo a definir a complexidade de cada tarefa e, se necessário, promover a divisão de tarefas de alta complexidade em atividades menores.

Duração da Sprint Planning

A Planning possui uma duração aproximada de 5% do tempo total da Sprint (essa duração pode variar e possuir um valor maior ou menor). Isso significa que, em teoria, para Sprints cuja duração é de quatro semanas (considerando-se 40 horas semanais de trabalho) a duração da Sprint Planning seria de aproximadamente 8 horas.

Quais os participantes da Planning?

  • Product Owner;
  • Scrum Master;
  • Time de desenvolvimento.

O que ocorre durante a Sprint Planning?

Primeiramente, o Product Owner discute o objetivo da Sprint e as metas a serem alcançadas com o time de desenvolvimento e com o Scrum Master. Após isso, o time de desenvolvimento faz perguntas para tirar dúvidas sobre o ciclo que será iniciado. Então, o time de desenvolvimento estima as atividades que serão desenvolvidas durante a Sprint e define como o processo será realizado. Posteriormente, é realizada uma análise para definir se será possível concluir todas as atividades envolvidas durante o período da Sprint.

Sprint Daily

A Daily é uma reunião de curta duração realizada no início de todos os dias de desenvolvimento de uma Sprint. Seus principais objetivos são possibilitar a verificação de quais tarefas foram realizadas pelos integrantes do time de desenvolvimento no dia anterior e quais atividades serão desempenhadas no dia atual.

Resumidamente, é possível dizer que os integrantes do time respondem a três perguntas durante a Daily:

  • O que eu fiz no dia anterior?
  • Quais atividades farei hoje?
  • Existe algum impedimento que me impossibilita de fazer alguma atividade?

Duração da Sprint Daily

A Daily é uma reunião curta, cuja duração é de aproximadamente 15 minutos (mas este tempo pode variar, se tornando maior ou menor).

Quais os participantes da Daily?

  • Product Owner (participação facultativa);
  • Scrum Master (participação facultativa);
  • Time de desenvolvimento (participação obrigatória).

O que ocorre durante a Daily?

Basicamente, o time de desenvolvimento conduz a reunião, identificando quais atividades foram realizadas no dia anterior, quais atividades serão realizadas no dia atual e verificando se existem obstáculos que impeçam a continuidade de determinadas atividades.

Sprint Review

A Review é uma das últimas reuniões que ocorrem em uma Sprint e sua função é analisar a situação do projeto e verificar se os objetivos e as metas foram realmente alcançados.

Duração da Sprint Review

A duração da Review é determinada em função da duração total da Sprint, considerando-se 1 hora por semana. Dessa forma, se uma Sprint possuir a duração de duas semanas, a Review deve ter uma duração de aproximadamente 2 horas (porém este tempo pode variar, aumentando ou diminuindo).

Participantes da Sprint Review

  • As pessoas que executam as atividades necessárias para atingir as metas da Sprint;
  • Um indivíduo responsável por validar as entregas realizadas e as atividades desenvolvidas. Normalmente, o Product Owner desempenha esse papel.

O que ocorre durante a Review?

Primeiramente, o time de desenvolvimento apresenta o trabalho realizado durante a Sprint para o Product Owner, havendo a coleta de feedbacks e a verificação dos resultados para determinar se os objetivos foram alcançados. Depois, será decidido se as metas foram realmente atingidas e se o software entrará em produção.

Sprint Retrospective

A Sprint Retrospective (ou Retrospectiva da Sprint) é a última cerimônia realizada durante uma Sprint, tendo como principal função avaliar a Sprint e verificar os comportamentos e ações positivas e o que dificultou o trabalho durante os processos envolvidos com o desenvolvimento do projeto.  Além disso, também são avaliadas possíveis ações e métodos que possam ser aplicados e contribuir para o desenvolvimento de projetos durante as próximas Sprints.

Duração da Sprint Retrospective

A duração da Retrospectiva da Sprint varia de acordo com a duração da Sprint. Por exemplo, se a Sprint tiver a duração de 1 mês, a duração recomendada é de aproximadamente 3 horas.

Participantes da Sprint Retrospective

  • Product Owner;
  • Scrum Master;
  • Time de desenvolvimento.

O que ocorre durante a Sprint Retrospective?

Durante a Sprint Retrospective os participantes discutem quais atitudes contribuíram para a realização das atividades da Sprint e quais atitudes não foram positivas para a equipe. Os participantes ainda dialogam visando a identificar possíveis atitudes e ações que possam ser úteis e positivas para as próximas Sprints e que devem passar a realizar durante esses próximos períodos.

Existem vários métodos para realizar a Sprint Retrospective de forma organizada, sendo um deles a realização de três perguntas a cada participante:

  1. O que foi feito de bom e que precisa ser mantido?
  2. O que é necessário parar de fazer?
  3. O que é necessário começar a fazer?

Bônus! – Grooming (Refinement)

A Grooming (ou Refinement) é uma cerimônia não oficial no Scrum, durante a qual o Time de Desenvolvimento e o Product Owner discutem sobre as próximas Sprints

Durante a Grooming, o Time de Desenvolvimento tira suas dúvidas fazendo perguntas para o Product Owner e juntos realizam o refinamento da lista de pendências, preparando as atividades que serão desempenhadas nas Sprints futuras e identificando os itens necessários para que seja possível atingir as metas.

Agora você já sabe que a metodologia ágil conhecida como Scrum utiliza várias cerimônias para promover a transparência e a comunicação entre os integrantes das equipes que a utilizam. Cada uma das cerimônias possui uma função específica, sendo que todas são realizadas dentro de períodos conhecidos como Sprints, durante os quais existem determinados objetivos e metas a serem alcançados.

Aliando as melhores metodologias de gestão de projetos com nosso time de especialistas, a SantoDigital é capaz de trazer os melhores resultados para seus clientes através de muita agilidade e assertividade.

Quer saber mais sobre nossas soluções? Entre em contato com nosso time especializado e leve inovação para sua empresa!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: