O que faz do Google Cloud Platform a escolha certa para sua empresa?

Home Cloud Computing
O que faz do Google Cloud Platform a escolha certa para sua empresa?

O que faz do Google Cloud Platform a escolha certa para sua empresa?

O Google Cloud Platform é, sem dúvidas, uma das melhores plataformas de nuvem disponíveis no mercado. Com ela, você tem a disposição uma gama de serviços ‘a la carte’  desenvolvidos pela Google. Dessa forma, você pode implementar ao seu ambiente de nuvem os recursos necessários para desenvolver a infraestrutura que o seu negócio precisa.

Conheça agora alguns bons motivos do porquê você deve escolher o Google Cloud Platform como solução de nuvem para a sua empresa!

Principais diferenciais do Google Cloud Platform

Ao efetuar um breve comparativo com outras suítes de computação em nuvem, a solução Google apresenta alguns diferenciais, que a tornam uma alternativa muito mais interessante. Dentre eles, destacamos:

Cobertura

A infraestrutura do Google em todo o mundo é a melhor criptografada, com suporte em todos os continentes e conectividade entre cada um deles para garantir a segurança.

Velocidade

As instâncias do Compute Engine levam entre 20 e 40 segundos para iniciar, em média 5 vezes mais rápido que as concorrentes. Isso significa que a capacidade de serviço do aplicativo pode ser expandida muito rapidamente em resposta ao tráfego recebido.

Gerenciamento de carga do usuário

Seu balanceador de carga integrado faz parte de um sistema distribuído mundialmente para conectar os clientes à infraestrutura. Suas funções de ajuste automático são projetadas para tolerar aumentos repentinos extremos no tráfego e ajustar os recursos sem dificuldade, em poucos segundos, desde a total ausência de tráfego até milhões de solicitações por segundo. Isso melhora o desempenho do aplicativo, não importa quantos usuários apareçam ao mesmo tempo.

Máquinas personalizadas

O Google Cloud Platform permite que você configure a combinação ideal de memória e CPU virtual para a carga de trabalho. Assim, você não precisa provisionar recursos em excesso para se ajustar ao plano de tarifas de um provedor. Isso se traduz em mais economia e melhora na relação custo-benefício.

Serviços do Google Cloud Platform

As plataformas em nuvem são difíceis de entender em abstrato. Portanto, para ajudar você a compreender o Google Cloud Platform de forma mais clara, vamos apresentar alguns de seus principais serviços, que você pode utilizar conforme a sua necessidade:

Google App Engine

Essa solução fornece aos desenvolvedores de software ferramentas e linguagens como Python, PHP e até as linguagens .NET da Microsoft, para que eles possam criar e implantar um aplicativo Web diretamente na nuvem do Google.

Esse é o tipo de desenvolvimento conhecido como “nativo na nuvem” que difere significativamente de criar o aplicativo localmente e implantá-lo na nuvem depois.

Em outras palavras, o Google App Engine torna a atividade de desenvolvimento de aplicativos web muito mais fácil, visto que ocorre diretamente no ambiente onde eles serão executados, o que facilita os testes e reduz os trabalhos.

Google Cloud Storage

O Google Cloud Storage é um serviço de armazenamento de objetos unificado para desenvolvedores e empresas. Ele foi projetado para 99,9999999999% de disponibilidade e possui 4 tipos diferentes de armazenamento: Coldline, nearline, regional e multirregional.

Esse serviço executa o armazenamento de forma redundante, com somas de verificação automáticas para garantir a integridade dos dados.

A opção multirregional apresenta a vantagem de também ser geo-redundante, o que significa que as informações são armazenadas em pelo menos duas regiões diferentes. Essa é uma forma simples de como o Google Cloud Platform protege seus dados contra desastres.

Outra grande vantagem do Google Cloud Storage é que ele é unificado, o que facilita, por exemplo, o desenvolvimento e execução de soluções de Machine Learning e análise de Big Data.

BigQuery

O BigQuery é um data warehouse totalmente gerenciado que permite processar grandes quantidades de dados em velocidades super-rápidas.

Essa solução usa o Google Cloud Storage projetado para grandes quantidades de dados altamente distribuídos. Isso permite que consultas SQL sejam executadas em vários bancos de dados de diferentes níveis de estrutura.

Em vez de um índice de banco de dados relacional SQL tradicional, o BigQuery utiliza um sistema de armazenamento colunar no qual os componentes dos registros são empilhados entre si e transmitidos para um sistema de armazenamento paralelo. Essa organização se mostra útil em aplicativos de análise, visto que facilita a descoberta de padrões de eventos, cálculos estatísticos, etc.

Com o BigQuery, você pode, por exemplo, criar e operacionalizar soluções de Machine Learning, obter e compartilhar insights com segurança e muito mais.

Também é possível capturar e analisar dados em tempo real para garantir insights sempre atuais. Além disso, você tem até 1 TB gratuito de dados analisados por mês e 10 GB de dados armazenados.

Agora você já conhece alguns dos motivos que fazem do Google Cloud Platform uma das melhores opções de plataforma do mercado. Se você procura por flexibilidade, simplicidade para desenvolvimento de aplicativos, segurança e escalabilidade, a solução do Google, com certeza, foi feita para você!

Se você tem interesse em migrar para essa solução de nuvem, saiba que o processo pode ocorrer de forma simples e sem dores de cabeça. Clique aqui e descubra como a Santo Digital pode ajudá-lo.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: