Investimento em TI estratégico: 3 argumentos indispensáveis para os líderes

Home Cloud Computing
Investimento em TI estratégico: 3 argumentos indispensáveis para os líderes

Investimento em TI estratégico: 3 argumentos indispensáveis para os líderes

Atualmente, a tecnologia tornou-se um ingrediente fundamental para o sucesso das empresas. Baseada nela é possível melhorar o workflow, aumentar a produtividade, reduzir custos e, assim, tornar-se mais competitivo no mercado. No entanto, muitos tomadores de decisão ainda possuem dificuldade de desenvolver um departamento de TI estratégico.

Mas o que isso significa? Em suma, os profissionais de TI ainda acabam sendo vistos como um solucionador de problemas e não como um provedor de soluções. Dessa forma, as empresas acabam investindo em alternativas que agregam pouco valor à operação e deixam de lado fatores essenciais que poderiam trazer inúmeras melhorias.

Como mudar isso? Continue a leitura para descobrir!

Primeiramente, o conceito de TI estratégico

Em um mercado cada vez mais pautado em tecnologia, os gestores de TI precisam passar a ter protagonismo nas tomadas de decisões das empresas. Isso implica, entre outras coisas, em participar ativamente na divisão do budget, apresentar oportunidades de melhoria de processos e soluções tecnológicas capazes de tornar a organização mais competitiva. Isso é o TI estratégico.

Portanto, os tomadores de decisão precisam enxergar todo o potencial que esse departamento possui, tanto para resolver problemas quanto para propor melhorias e soluções preditivas. Confira a seguir alguns argumentos para convencer os líderes sobre esse novo papel da TI nas empresas!

1. A TI impacta positivamente em todos os setores da empresa

Com a transformação digital, as empresas tem buscado utilizar o máximo de ferramentas tecnológicas para simplificar e agilizar as tarefas do dia a dia. Um departamento de TI estratégico consegue apresentar possibilidades capazes de melhorar os processos de vários setores, muitas vezes com apenas uma solução.

Um exemplo é o G Suite. O pacote integrado de apps seguros de colaboração e produtividade na nuvem com a inteligência artificial do Google é capaz de fornecer diversas aplicações que impactam positivamente todos, ou quase todos, departamentos de uma organização.

Suas ferramentas são capazes de aumentar a colaboração entre equipes, seja financeiro, contabilidade, RH, Marketing ou outros. Além disso, essa solução é flexível, escalonável e adaptável à realidade do seu negócio. Utilizando de APIs você consegue integrá-la com outros softwares legados que a sua empresa já possui, garantindo o máximo retorno do investimento.

2. Retorno do investimento em curto prazo

Não há dúvida de que mesmo os projetos mais atraentes precisam de um case de sucesso convincente ou de uma expectativa de retorno de investimento alta. Por isso, é importante fazer com que todos os líderes entendam como a TI pode recuperar o valor dispendido em um curto espaço de tempo.

Muitas vezes, é possível convencê-los por meio de uma previsão de redução de custo. Mas não é somente isso. Uma TI estratégica é capaz de alcançar processos de negócios aprimorados, níveis mais altos de satisfação do usuário e maior produtividade, além de fornecer análise de dados capazes de fundamentar melhores decisões.

3. Impulsiona a escalabilidade

Ao investir em um departamento de TI estratégico, sua empresa garante que estará preparada para a expansão de suas atividades, em curto, médio e longo prazo. Por meio de um gerenciamento proativo, é possível prever quais são as ferramentas e infraestrutura necessárias para suportar as novas demandas, seja de armazenamento, processamento, etc.

Nesse sentido, as soluções em nuvem são fundamentais para garantir alta disponibilidade e escalabilidade. Como você só paga pelo que usar, então, você não precisa de altos investimentos iniciais. Basta saber quais as melhores ferramentas para as necessidades da empresa e qual provedor oferece a melhor relação custo-benefício.

Agora que você já possui três bons argumentos para convencer os líderes quanto à necessidade de investimento em um TI estratégico. Entenda o que cibercultura e qual sua importância para TI

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: