CRM e ERP: qual a diferença entre os dois?

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CRM e ERP: qual a diferença entre os dois?
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CRM e ERP: qual a diferença entre os dois?

Investir em tecnologia para apoiar a gestão tem se tornado uma forma de assegurar vantagem competitiva para diversas organizações. Mais do que isso, o cotidiano dinâmico e o volume de operações de uma empresa não comporta um acompanhamento presencial de todas as atividades, mas nesse sentido, os sistemas CRM e ERP podem ajudar.

Os sistemas CRM e ERP, são essenciais em qualquer negócio no mercado atual. Nenhum deles é novidade, mas ainda causam muitas dúvidas. Em especial, há quem os confunda ou misture seus conceitos. Por isso, vamos mostrar a você qual é a diferença entre os dois. Confira!

CRM e ERP: o que é cada um?

Para começar a entender a diferença entre esses dois softwares, primeiro, é preciso compreender do que se trata cada um. Veja mais sobre CRM e ERP, a seguir!

CRM

Essa sigla significa Customer Relationship Management ou, em bom português, Gestão do Relacionamento com o Cliente. Ele serve para acompanhar o desenvolvimento dos atendimentos e negociações com o consumidor, organizando as interações. Suas principais funções são:

  • gerenciar os negócios;
  • organizar processos e agendamentos — follow-ups, contatos, entregas;
  • automatizar tarefas;
  • visualizar o funil de vendas e o fluxo de negociações;
  • obter estatísticas e relatórios gerenciais — perfil dos consumidores, histórico de vendas, desempenho da equipe, previsão de demanda;
  • consolidar informações sobre os clientes — dados, histórico de vendas e de interações;
  • entender o comportamento de compra, o perfil, as demandas e as preferências do público, e compreender a jornada do consumidor com a empresa;
  • fidelizar clientes e aumentar as vendas;
  • manter o alinhamento com o marketing — buyer persona, branding persona, voz, ações, prioridades.

ERP 

O termo Enterprise Resource Planning, ou ERP, quer dizer Planejamento dos Recursos da Empresa. Dividido em subsistemas ou módulos por área — financeiro, compras, produção, estoques etc. —, é um software que integra todos os setores e todos os processos, criando fluxos informacionais e operacionais constantes. Ele permite à empresa:

  • gerir e controlar todas as atividades internas;
  • planejar recursos, demandas e tarefas;
  • otimizar e padronizar os fluxos de processos;
  • reduzir custos;
  • ampliar a eficiência administrativa e operacional;
  • implementar as melhores práticas;
  • coletar e consolidar os dados;
  • automatizar ações;
  • conectar setores e outras tecnologias da empresa;
  • melhorar o fluxo de informações;
  • aumentar a agilidade e a produtividade da equipe;
  • garantir o alinhamento estratégico, entre departamentos e de ações;
  • analisar dados e tomar decisões eficientes com informações precisas, em tempo real.

Quais são as diferenças entre CRM e ERP?

A principal diferença entre CRM e ERP está nas finalidades de cada um. O primeiro é focado nas vendas e no gerenciamento do relacionamento com o consumidor. Já o segundo apresenta uma maior abrangência, servindo para planejar e controlar os processos de toda a organização.

Suas atividades são complementares. O Enterprise Resource Planning está envolvido com tarefas administrativas, como envio de pedidos para a produção, emissão de notas, baixas no estoque, entre outras atividades. Já o Customer Relationship Management trata de vender, organizar contingências relacionadas ao cliente, interações etc.

Quanto ao lucro da empresa, o CRM maximiza os resultados, aumentando as vendas, fidelizando clientes e melhorando o relacionamento com eles. Em contraponto, o ERP diminui custos ao otimizar fluxos, automatizar tarefas, qualificar sua realização, minimizar falhas ou perdas e aproveitar da melhor maneira os recursos.

Como escolher a melhor opção entre CRM ou ERP, de acordo com as necessidades do negócio?

A decisão nem sempre deve ser entre ERP e CRM. Muitas vezes, o ideal é utilizá-los juntos, complementando-se na gestão das operações e maximizando a coleta de dados, para garantir a eficácia da tomada de decisão.

Apesar disso, para alguns tipos de empresas, como as da área de serviços, ter um ERP não faz tanto sentido. Além do mais, dependendo dos objetivos estratégicos a curto e médio prazo, pode ser mais vantajoso começar por um ou outro. Outro aspecto que pode impactar a priorização são os custos de implementação, menores no CRM.

Independentemente de qual deles sua empresa optar por usar para começar a transformação digital, a escolha do fornecedor e do software, em si, são elementos de fundamental importância para o seu sucesso. Descubra, a seguir, quais pontos considerar nessa hora!

Reputação do fornecedor

A reputação do fornecedor reflete a qualidade do produto e do serviço prestado. Entrar em contato com outros contratantes, ouvir quem utiliza o programa no cotidiano e pesquisar em diversas fontes pode evitar muitas dificuldades no caminho. Nesse momento, é possível saber sobre o produto, entender como o suporte funciona, se o sistema é adaptável e quais são suas limitações, antes de investir qualquer valor nele.

Características do sistema

Apesar de parecer que os muitos tipos de CRM e ERP disponíveis são iguais, suas funcionalidades podem variar muito. Desde oferecer ou não algumas funções até a forma como uma ação é realizada no sistema, são diferenças que podem afetar o dia a dia da empresa.

Conhecer como os processos já são realizados no seu negócio e buscar soluções que se encaixem neles, ou aquelas que são personalizáveis, estão entre as alternativas para garantir que melhorias com a implementação dessas tecnologias na sua organização aconteçam.

Mobilidade

Optar por ter CRM e ERP em nuvem garante mobilidade para a equipe, com acesso remoto a qualquer hora e dos mais variados dispositivos. Dentro da empresa, é possível dar mais flexibilidade e agilidade para os gestores por meio de tablets, permitindo que acompanhem processos urgentes in loco, sem menosprezar prioridades administrativas.

Escalabilidade

O custo-benefício é afetado pelos demais aspectos que citamos, mas a chave para otimizá-lo está na escalabilidade. Serviços em nuvem não exigem investimentos em infraestrutura ou a instalação do programa em uma máquina. Assim, conforme a demanda da sua empresa mudar, pode-se aumentar ou diminuir o contrato — tanto em número de usuários quanto em módulos.

CRM e ERP são sistemas de gestão diferentes, porém, complementares. Apesar de ambos visarem objetivos distintos e apresentarem funções diversas, suas características são voltadas para organizar processos e coletar informações.

Escolher entre um ou outro pode não ser tão interessante quanto investir nos dois. Independentemente disso, as duas soluções funcionam melhor na nuvem. Assim, pesquisar sobre isso é um ótimo meio de começar a contratação.

Agora que você já está por dentro dos sistemas CRM e ERP, entenda também sobre consultoria em nuvem e como ela pode ajudar sua empresa. E não deixe de entrar em contato conosco para a SantoDigital mudar a forma de atuação em seu negócio!

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