Mobilidade empresarial: menos custos e mais produtividade

Home G Suite
Mobilidade empresarial: menos custos e mais produtividade

Mobilidade empresarial: menos custos e mais produtividade

Vivemos na era da mobilidade empresarial, em que é possível trabalhar de qualquer lugar e a qualquer hora, apenas com acesso à internet, graças à nuvem. Celulares, tablets e outros portáteis foram fundamentais na transformação que permitiu a mobilidade empresarial e que compõe a realidade prática das organizações na atualidade. Você consegue imaginar como faria o seu trabalho sem dispositivos móveis?

É provável que não. A mobilidade empresarial oferece inúmeras vantagens, como custos reduzidos e um aumento da produtividade. Entretanto, ela também propõe desafios que devem ser endereçados pela sua empresa, principalmente com relação à segurança.

No artigo de hoje, você vai entender exatamente quais são as vantagens e as complicações advindas da era da mobilidade empresarial.

Os benefícios da mobilidade empresarial

Um dos principais motivos pelos quais a mobilidade empresarial tem o potencial de ser tão disruptiva para as empresas é porque suas características permitem que ela seja usada em inúmeros contextos. Um trabalhador da área de vendas, por exemplo, pode acessar informações em tempo real para fechar um negócio e aqueles que estão no chão de fábrica têm, em mãos, recursos para reportar problemas nos equipamentos que utilizam diariamente.

Portabilidade, disponibilidade, acesso facilitado e uma melhor experiência do usuário são consequências esperadas da mobilidade empresarial. Mas há também uma série de outras vantagens, que podem ser observadas:

Redução de custos de deslocamento

Com mobilidade empresarial, você pode reduzir os custos de deslocamentos necessários na sua empresa. Viagens passam a ser menos necessárias e a economia com isso pode ser significativa.

Facilitação do trabalho remoto

Igualmente, a mobilidade empresarial facilita o trabalho remoto. Se os seus funcionários não puderem comparecer ao escritório, eles continuam tendo acesso a todos os instrumentos necessários para desempenhar suas funções.

Comunicação melhorada

A mobilidade empresarial tende a melhorar a comunicação entre as suas equipes, pois garante que elas estarão conectadas em todos os momentos. Essa mudança ajuda a reduzir erros e a tornar os seus colaboradores mais produtivos.

Economia de tempo

Podendo trabalhar de qualquer parte do globo, seus funcionários economizarão tempo para desempenhar as suas tarefas. Afinal, não precisam estar presos dentro de um escritório para isso e podem executá-las quando acharem mais apropriado.

Os desafios da mobilidade empresarial

Entretanto, nem tudo são vantagens quando falamos em mobilidade empresarial. Sem uma política clara que defina como esses recursos podem e devem ser utilizados, a sua empresa corre riscos de segurança e pode enfrentar problemas em termos de performance.

Na falta de um monitoramento adequado para as atividades feitas fora do ambiente de trabalho, tudo pode acontecer. Por isso, ao implementar a mobilidade empresarial você deve ficar atento a:

Segurança

O primeiro e mais importante aspecto a se observar ao implementar uma política de mobilidade empresarial é a segurança. Quais serão os recursos empregados por você para garantir que as informações do seu negócio (e de clientes) estarão seguras?

Investir em planejamento e bons softwares de mobilidade corporativa é o que pode fazer a diferença aqui.

Monitoramento

Como mencionamos, o monitoramento será uma parte importante de qualquer política de mobilidade empresarial. Afinal, você quer garantir que apenas o pessoal autorizado possa ver as informações da sua empresa e que esse pessoal o faça com alguma frequência.

Disponibilidade

Para que a mobilidade empresarial funcione de verdade, é preciso que os seus sistemas estejam disponíveis tanto tempo quanto possível. Por isso, é importante escolher soluções de ponta ao implementar essa iniciativa. Todo o tempo de indisponibilidade, afinal, reflete-se na performance do seu time.

Viu como a mobilidade empresarial é um tema complexo? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: