Redução de custos na empresa: faça isso usando a tecnologia

Home Cloud Computing
Redução de custos na empresa: faça isso usando a tecnologia

Redução de custos na empresa: faça isso usando a tecnologia

Redução de custos na empresa é um objetivo que sempre está entre as principais preocupações de líderes e gestores. Nesse sentido, é bastante natural que todas as áreas da organização busquem formas de diminuir os gastos, encontrar soluções para otimizar seu desempenho e elevar a produtividade.

Entre as tendências que têm ajudado os negócios a atingirem essa meta tão importante, encontram-se as mais variadas aplicações tecnológicas, tais como o Big Data, a segurança cibernética, Internet das Coisas (IoT, na sigla inglesa), Machine Learning (Aprendizado das Máquinas, em tradução livre) e os modelos inovadores de gestão.

Em sua empresa, a equipe responsável pela tecnologia tem um papel crucial na avaliação das alternativas que mais se adéquam às especificidades do seu negócio e às características gerais do seu segmento de atuação.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, como os recursos tecnológicos podem ser empregados para reduzir custos. Boa leitura!

Automatização de processos

A automatização de processos permite que os recursos da empresa sejam geridos de modo mais eficiente, impedindo desperdícios de materiais, custo e tempo.

Investir em sistemas que facilitam o acompanhamento de processos e operações diárias contribui significativamente para identificar as tarefas desnecessárias e as que podem ser incrementadas, a partir da realização de ajustes no direcionamento de recursos.

Quando as atividades repetitivas e simples são efetivamente automatizadas, é possível diminuir sensivelmente o erro humano, possibilitando o remanejamento de colaboradores para as áreas nas quais seus talentos possam ser melhor aproveitados.

Virtualização da estrutura da empresa

Caso não tenha, ainda, promovido a virtualização da estrutura de sua empresa, certamente se surpreenderá com os benefícios inerentes à desvinculação entre hardwares e sistemas operacionais.

Ao utilizar virtualmente recursos como servidores, desktops e sistemas operacionais haverá redução de custos relacionados ao downtime (tempo de inatividade dos dispositivos), aquisição de novos hardwares e, sobretudo, gastos com energia elétrica.

Uso de serviços de nuvem

A forma mais óbvia de utilização do cloud computing (computação na nuvem, em tradução livre) consiste no armazenamento. As informações guardadas na nuvem contam com um nível tão alto de segurança quanto as opções físicas, além de economizar os custos de montar uma infraestrutura “in house”.

Não obstante, a tecnologia cloud disponibiliza inúmeros serviços capazes de ajudar, direta e/ou indiretamente, na redução de custos, como o gerenciamento de atenção ao cliente, o e-mail marketing e controle de despesas.

Soluções eficazes de comunicação

Em muitas empresas, é comum que os colaboradores tenham que se deslocar para participar de reuniões externas ou que passem grande parte do dia atendendo clientes ao telefone. Tratam-se de práticas que, evidentemente, demandam valores consideráveis.

Todavia, esses gastos podem ser revertidos com facilidade se a sua organização empregar soluções de comunicação eficazes, que viabilizem reuniões online, eliminando os deslocamentos e os, consequentes, gastos com alimentação, estadia e transporte.

Além da redução de custos, a tecnologia voltada à comunicação pode gerar outras vantagens, como o aumento na produtividade da troca de dados e informações.

Investimento em monitoramento e segurança

Longe de representar mais um gasto, os investimentos em monitoramento e segurança devem ser considerados um importante investimento que auxilia, inclusive, a reduzir custos sem, para isso, deixar a empresa vulnerável a ataques.

Os ataques virtuais destinam-se, entre outros danos, a roubar informações sigilosas que podem, por exemplo, favorecer os seus concorrentes e comprometer os resultados de vendas.

Isso para não mencionar que dados relevantes podem ser deletados, exigindo retrabalho, mais tempo e, sobretudo, gerando novos gastos. Portanto, contar com serviços e ferramentas tecnológicas que assegurem a proteção de dados e equipamentos, além de auxiliar na redução de custos na empresa, é absolutamente indispensável nos dias atuais.

Gostou do artigo? Quais medidas você tem adotado para reduzir custos em sua organização? Deixe um comentário no post e divida conosco a sua experiência!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: