Saiba como gerar relatórios de análise do Google Analytics com os Google Apps

Home Sem categoria
Saiba como gerar relatórios de análise do Google Analytics com os Google Apps

Saiba como gerar relatórios de análise do Google Analytics com os Google Apps

Muitas empresas estão adquirindo os serviços do Google Apps para facilitar e agilizar a produtividade no trabalho. Para que os recursos destes serviços sejam bem aproveitados e gerem bons resultados para a empresa, é importante que haja o monitoramento e o controle deles. Existe uma funcionalidade que s sejam gerados automaticamente, mostrando gráficos, imagens e tabelas.

Já utiliza o Google Apps e não sabe como gerar relatórios de análise? Fique tranquilo que vamos mostrar neste post como fazer isso. Acompanhe!

O que é o Google Apps?

O Google Apps é um serviço oferecido pelo Google que traz diversos produtos da empresa com possibilidade de personalização aos clientes. Para cada necessidade, existe um tipo de pacote de serviços, como por exemplo o Google Apps for Work para empresas, Google Apps for Education para escolas e universidades e o Google Apps for Non-profits, para entidades sem fins lucrativos.

O que são os relatórios de análise?

Os relatórios de análise mostram os resultados pelos gráficos, imagens e tabelas. Dessa forma, facilita a visualização das informações sobre os resultados e ajuda a solucionar e a detectar possíveis problemas que possam estar ocorrendo na empresa.

Esta funcionalidade é disponibilizada para o Google Apps e ele possibilita gerar relatórios de análise automaticamente, sem a necessidade do usuário acionar a ação. É importante lembrar que, em algumas situações, o serviço do Google Apps pode ser pago e, em alguns perfis, há exigência de um determinado número de usuários para a utilização dos serviços. Para o caso do Google Apps for Non-profits, ele é gratuito, por se tratar de um serviço para entidades sem fins lucrativos.

Como gerar relatórios de análise com o Google Apps?

Para gerar relatórios de análise automaticamente, primeiramente o usuário precisa ter alguma conta dos produtos Google. Para que seja possível gerar automaticamente os relatórios, será necessário a utilização de outro produto do Google, o Google Apps Script.

O Google Apps Script possibilita que os usuários desenvolvam aplicações e funcionalidades que serão integrados aos aplicativos do Google Apps. Os usuários podem criar os seus próprios scripts e desenvolver as funcionalidades que desejam aplicar utilizando a codificação em JavaScript.

O template dos relatórios pode ser personalizado, você poderá criá-los de acordo com a sua necessidade nos arquivos do Google Docs (ex: Planilha Google, Documento Google — para criar tabelas, imagens e documentos). Os scripts terão a função de captar os dados e de inseri-los nos campos destinados a eles no template do documento que foi criado no Google Docs. Além das funções da linguagem JavaScript, você também poderá utilizar HTML e CSS.

Agora vamos mostrar um exemplo prático de como você pode gerar relatórios de análise pela primeira vez no seu Google Apps sem ter a necessidade de saber fazer um script utilizando somente os Complementos (Add-ons), caso você ainda não tenha conhecimentos em JavaScript , HTML ou CSS .

Instalando o Complemento Google Analytics

1) Acesse o Google Drive.
2) Clique em Novo >> Planilhas Google, ou utilize um arquivo Planilhas Google já existente.
3) No menu vá em Complementos >> Instalar Complementos. Uma janela contendo os complementos se abrirá.
4) Na barra de pesquisa digite “Google Analytics”. Clique no botão “+Grátis”.
5) Uma janela de permissão se abrirá. Aperte o botão Aceitar. Seu Google Analytics está instalado.

Gerando os relatórios automaticamente

1) No menu da planilha vá até Complementos >> Google Analytics >> Create new report.
2) Na lateral, uma janela se abrirá.
3) Preencha todos os campos com os dados do site ou aplicativo que deseja monitorar. Clique em Create Report. O script gerará os dados para o relatório na planilha.
4) A partir da segunda coluna, estão presentes os dados que você deseja manipular e inserir. Faça um teste clicando em Complementos >> Run report. Você verá que uma outra planilha será gerada com um relatório com os dados coletados.
5) Em uma outra planilha você pode copiar os dados coletados para construir o gráfico. Selecione todos os dados e clique em Inserir Gráfico. Os gráficos podem ser construídos
6) Caso deseje publicar estes gráficos, há a possibilidade de publicá-los no Google Sites.
7 )Acesse o Google Sites e crie uma página nova. No menu clique em Edit HTML Source.
8) Volte nas planilhas. Vá até o gráfico, coloque o cursor no canto superior direito do gráfico e clique em Publish Chart.
9) Uma janela se abrirá. Vá em Embed e clique no botão Publish e depois Ok.
10) Copie todo o código em HTML e cole no editor de HTML da sua página Google.Coloque quantos gráficos desejar. Quando terminar clique no botão Update.
11) Volte a planilha. No menu vá em Complmentos >> Schedule reports.Configure o período em que deseja que o seus relatórios sejam gerados automaticamente e salve.

Este foi o passo a passo que mostra como você poderá gerar relatórios de análise automaticamente com os Google Apps.

Por meio desses relatórios, será possível acompanhar e controlar os resultados que são gerados com a utilização de cada aplicativo do Google App. Com isso, com certeza a sua produtividade aumentará e o aproveitamento da utilização dos recursos dos aplicativos será muito maior.

Já conhecia esta funcionalidade de gerar relatórios de análise com o Google Apps? Deixe o seu comentário com dúvidas, dicas e sugestões sobre o assunto!

Quer conhecer melhor o Google Apps para a sua empresa? Entre em contato conosco!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: