Conheça os principais benefícios da migração de dados para a sua empresa

Home Cloud Computing
Conheça os principais benefícios da migração de dados para a sua empresa
benefícios da migração de dados

Conheça os principais benefícios da migração de dados para a sua empresa

Até pouco tempo atrás, o armazenamento em nuvem era um diferencial. Hoje, é os benefícios da migração de dados são imensos, além de ser um processo fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Além disso, o aumento das demandas por serviços em cloud — resultado do isolamento social provocado pela Covid-19 — ajudou a popularizar ainda mais essa tecnologia. 

Existem inúmeros benefícios da migração de dados para as empresas, como aumento da segurança, acessibilidade, redução de custos e outros. Entretanto, para fazer uma transição correta e eficaz, é necessário realizar um planejamento prévio. Parte disso, está a tarefa de analisar como seu negócio se comportaria frente a essa mudança. 

Continue acompanhando este artigo e aprenda mais sobre o assunto a seguir!

Entenda como a migração de dados funciona

Chamamos de migração de dados o processo de mover informações de um local, formato ou aplicativo para o outro. Normalmente, é o resultado da implementação de um novo sistema ou espaço para armazenamento dos dados, que seja mais seguro, moderno, otimizado e eficiente. 

Atualmente, esse processo acontece com bastante frequência, visto que cada vez mais empresas estão adotando soluções em nuvem, alterando completamente sua infraestrutura e sistemas locais para versões mais integráveis a outras tecnologias utilizadas no dia a dia corporativo. Afinal, grande parte dos sistemas antigos não permitem essas integrações.  

Conheça os benefícios da migração de dados

As vantagens variam de acordo com o tipo de serviço em nuvem utilizado. Porém, só o fato de adotar uma solução em nuvem já representa um grande avanço na dinâmica empresarial. Muitas empresas, por exemplo, não precisam mais manter sua própria infraestrutura de computação. Veja outros benefícios abaixo. 

Escalabilidade

Em um ambiente na nuvem, você pode usar somente o recurso necessário para cada processo interno. Como a cloud é uma solução superflexível, torna-se possível usar uma ou mais funcionalidades, alterando-as de acordo com as demandas do mercado e as exigências do seu negócio.

Disponibilidade

Os serviços em nuvem se baseiam em uma série de recursos de infraestrutura, como hardware, rede, localidade, energia, internet e outros. Isso porque seu objetivo é entregar alta disponibilidade, ao mesmo tempo que permite a rápida recuperação quando problemas surgirem. Desse modo, garante um tempo maior de entrega entre apps e serviços, se compararmos com outras estruturas. 

Agilidade

Outro benefício da migração de dados é a agilidade. Uma boa infraestrutura de TI pode agregar muito valor ao negócio, especialmente se ela consegue adaptar facilmente seus recursos às diferentes necessidades do mercado, disponibilizando novas aplicações, funcionalidades e serviços. 

Redução de custos

Conforme citamos mais acima, uma grande vantagem de migrar os dados para a nuvem é sua escalabilidade — possibilidade de atender as necessidades do negócio, aproveitando a flexibilidade dos serviços em nuvem. Nesse sentido, a empresa consegue evitar a compra de plataformas extras, softwares, hardwares e uma série de custos operacionais, que no longo prazo são pouco eficientes para o empreendimento. 

Segurança

Um ambiente em nuvem pública é extremamente seguro, pois segue os padrões globais de infraestrutura e serviço. Porém, é importante ressaltar que as políticas de gestão do seu negócio devem estar alinhadas com o provedor, para garantir a segurança completa dos dados. Nesse aspecto, vale contar com o apoio de uma organização especializada em soluções de cloud computing para monitorar a migração dos dados da empresa. 

Atualização tecnológica

Manter um ambiente em nuvem significa poder acompanhar em tempo real seu leque de recursos, visando a possíveis melhorias que beneficiarão o negócio e a rotina das equipes que trabalham para o desenvolvimento da empresa. 

Assim, é bem mais fácil identificar quando é hora de atualizar ferramentas, disponibilizar novos serviços e outras mudanças que ajudam a marca a acompanhar os avanços tecnológicos do mercado. 

Transformação digital

Ainda falando sobre empoderamento digital, outra grande vantagem de migrar para um ambiente em nuvem é a possibilidade de usufruir de um marketplace com diversos serviços que podem ser úteis ao seu empreendimento. Afinal, os serviços em cloud computing estão alinhados com a revolução da Indústria 4.0 — Big Data, IoT, IA, mobile etc. 

Descubra se a sua empresa está pronta para a migração de dados

Antes de tomar a decisão de migrar seus dados para a nuvem, você deve analisar se a sua empresa está preparada para encarar esse processo. Para começar, analise se o ciclo de vida de algum hardware está chegando ao fim, por exemplo. Perceba também se ainda vale a pena arcar com todos os custos de manutenção de máquinas. 

Vale estudar outros aspectos, como a possibilidade de fazer mudanças no negócio, se aproximar de clientes e investir em novas tecnologias. Se for o caso, essa é uma excelente oportunidade para começar a planejar uma estratégia de migração de dados. 

Essa também é a solução ideal para quem deseja diminuir os custos com TI e aumentar a produtividade, corrigir pontos específicos, flexibilizar e agilizar o trabalho. Afinal, é a tecnologia que permite extrair ao máximo todos esses benefícios. 

Veja quais cuidados tomar na hora de fazer a migração de dados

Depois de estudar os benefícios da migração de dados para a nuvem e analisar se a sua empresa está pronta para isso, comece a traçar um plano a fim de evitar qualquer imprevisto.

O planejamento inclui a criação de regras para o uso do novo ambiente, bem como as mudanças nas políticas de segurança de dados da organização. 

Vale destacar que esse procedimento não acontece da noite para o dia; a duração do ciclo de mudança varia de acordo com o número de aplicações, serviços e dados que serão migrados. Por isso, é importante contar com o apoio de uma empresa especializada no assunto.

Nesse sentido, para colher todos os benefícios da migração de dados, aproveite os serviços de uma empresa que ofereça um suporte de qualidade e ajude sua equipe a se adaptar ao novo espaço de trabalho. Além disso, sua equipe também receberá todo o apoio na etapa pós-implementação, para identificar os ajustes finais que precisam ser feitos. Isso garantirá a máxima adaptação da empresa e dos colaboradores ao novo ambiente. 

Agora que você já conhece todos os benefícios da migração de dados, entre em contato com a SantoDigital e veja como nossas soluções em nuvem podem ajudar seu negócio!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: