Google Apps Marketplace: conheça mais dessa plataforma!

Home Gmail
Google Apps Marketplace: conheça mais dessa plataforma!

Google Apps Marketplace: conheça mais dessa plataforma!

O Google Apps Marketplace é uma central de aplicativos empresariais que podem ser adicionados a um domínio do Google Apps e usa o conceito de computação nas nuvens, ou seja, os dados são armazenados na web e não em um computador ou drive externo. Se você é um desenvolvedor de aplicativos, você pode pagar uma taxa e publicar seu aplicativo corportativo no Google Apps Marketplace, mas se você for um administrator, pode baixar uma ferramenta que pode melhorar o dia a dia da sua empresa.

O espaço surgiu em 2006 com um pouco mais de 50 aplicativos e hoje existem mais de 750 aplicativos em sua base. O que os aplicativos do Google Apps Marketplace tem em comum? Eles prometem gerenciar o relacionamento com o cliente (CRM), ajudar a administrar projetos, auxilia no marketing da empresa e a marcar reuniões, ou, ainda, facilita a vida de um desenvolvedor de aplicativo.

Se você ficou interessado em saber mais sobre o Google Apps Marketplace, continue a leitura deste artigo!

Aplicativos e mais aplicativos

A central do Google Apps Marketplace tem aplicativos para as área de negócios – que facilita a contabilidade, administração, logística, RH e jurídico, marketing e análise e, vendas e CRM da empresa -, produtividade – que possuem aplicativos com ferramentas criativas, desenvolvimento de web, aplicativos do office e gerenciamento de tarefas -, educação – que traz ferramentas para administradores e professores e, ainda, existem aplicativos no Marketplace para as áreas de educação e serviços públicos.

Um dos aplicativos mais populares é o Hangout, com mais de 1,5 milhão de usuários, ele permite a transmissão de webnars e treinamentos. É importante ressaltar, no entanto, que para explorar as possibilidades do Marketplace o usuário deve ter uma conta no Google Apps, ou seja, não é possível fazer login com uma conta do Gmail, por exemplo.

Integração de dados

Os aplicativos disponíveis no Marketplace pode interagir com seus dados do Google Apps de várias formas, entre elas, podemos citar: integração de e-mails – os aplicativos que se integram ao email têm acesso aos seus dados do Gmail–, integração de agenda – os aplicativos têm acesso a seu Google Agenda, inclusive aos convites e eventos –, integração com o Google + – a integração dá direito à informações das postagens, comentários e círculos. As integrações ainda podem ser feitas por meio do Acesso rápido ao apps do Google, Google drive, contatos e Logon único, que permite que os usuários façam logon com a senha do Google Apps. Nesse caso, os protocolos de segurança utilizados são: OAuth2, que é um protocolo aberto que permite a autenticação segura utilizando um método mais simples; Serviço de login federado OpenID, que permite que os usuários efetuem login de forma segura em sites de terceiros e o Logon único de SAML, que permite que os domínios seguros troquem dados de autenticação e de autorização de usuários.

Avaliar a segurança de um aplicativo

Qualquer desenvolvedor que pague a taxa de inscrição pode disponibilizar um aplicativo no Marketplace. Dessa forma, o Google App não tem como assegurar a qualidade de todas as ferramentas e, portanto, antes de instalar um aplicativo você precisa fazer uma busca em fóruns na internet para verificar se ele é confiável ou se está cheio de vírus e malware.

Qual a sua experiência com os aplicativos do Google App Marketplace? Conte sua experiência nos comentários. Até a próxima!

 

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: