- 5 minutos
- dez 3, 2024
A pandemia causada pelo novo coronavírus impactou empresas em todo o mundo. Nesse momento, muitos líderes estão buscando alternativas para adaptar suas operações, melhorar seus processos e reduzir custos, para, assim, reverter as perdas de 2020. Sem dúvidas, a resposta para esses anseios pode ser encontrada em uma estratégia eficaz de transformação digital.
A crise do COVID-19 fornece um vislumbre súbito de um futuro em que o digital se tornou central para todas as interações. Um mundo em que os canais digitais se tornam o principal modelo de engajamento do cliente, e os processos automatizados se tornam o principal motivador de produtividade.
Por isso, agora é a hora de reavaliar as iniciativas digitais – aquelas que fornecem ajuda de curto prazo para funcionários, clientes e o amplo conjunto de partes interessadas e que, a médio e longo prazo, prepara as empresas para incorporar novas tecnologias para que elas se mantenham competitivas.
Confira a seguir os porquês e também como sua empresa pode implementar uma estratégia assertiva de transformação digital!
Se o ritmo do mundo pré-pandemia já era acelerado, agora o tempo para se adequar às mudanças parece ter desaparecido completamente.
As empresas que antes mapeavam a estratégia digital em fases de um a três anos, nesse momento precisam dimensionar suas iniciativas em questão de dias ou semanas.
Isso fica evidente no estudo realizado pela Dell Technologies, que aponta que cerca de 87,5% das empresas instaladas no Brasil realizaram alguma iniciativa voltada à transformação digital durante o ano de 2020.
O estudo ainda revela que, para 95,5% das empresas, a área de tecnologia mais ágil e escalável é essencial para superar os desafios atuais.
A pandemia mostrou que a implementação de uma estratégia de transformação digital robusta, até então vista como um diferencial, é requisito básico para as empresas que desejam se manter competitivas.
Até agora, a maioria das empresas investiu em digitalização para proteger os funcionários e atender os clientes que enfrentam restrições de mobilidade como resultado da crise da COVID-19.
No entanto, a pandemia trouxe mudanças que certamente serão permanentes e impactam a forma de trabalho e também de consumo.
Dessa forma, as empresas que não investirem em transformação digital estão sujeitas a perder competitividade e até mesmo correm o risco de ver suas operações definharem no mundo pós-pandemia.
Portanto, para voltar ao jogo, os líderes de negócio precisam estabelecer uma agenda que se concentra em três esforços:
Com isso, as empresas podem melhorar a experiência dos clientes, aumentar a produtividade e reduzir os custos. Assim, é possível vislumbrar um aumento sólido da receita e da lucratividade e também garante o andamento das operações mesmo em cenários com medidas de isolamento social mais severas.
A transformação digital é um processo singular para cada empresa. Isso significa que, para iniciá-lo, é preciso avaliar os objetivos de negócio, a operação em si, a estrutura atual e os riscos e oportunidades de cada organização.
No entanto, uma solução é particularmente importante e essencial para iniciar o processo de digitalização das atividades: uma plataforma de dados baseada em nuvem.
Sem isso, o processo de transformação digital fica preso em complexidades e limitações de uma infraestrutura local, que impede que ele ocorra de forma rápida e constante.
As plataformas em nuvem podem ajudar a implantar novas experiências digitais para o cliente em dias, em vez de meses, e podem oferecer suporte a análises de dados que seriam economicamente inviáveis ou simplesmente impossíveis com uma infraestrutura tradicional.
Em resumo, a computação em nuvem é o principal capacitador da transformação digital e oferece os recursos necessários para impulsionar a inovação, capacitando as organizações a alavancar tecnologias como análise de Big Data, machine learning, Internet das Coisas (IoT), etc.
Finalmente, o modelo de negócios habilitado para nuvem ajuda as empresas a reduzir a complexidade da infraestrutura de TI, se concentrar na transformação digital e descobrir novos canais para aumentar o alcance dos clientes. Ao mesmo tempo, oferece a segurança e a escalabilidade que a sua organização precisa para lidar com os desafios atuais e futuros.
Agora você já sabe como a implementação da transformação digital pode ajudar a sua empresa a reverter as perdas de 2020 e o papel fundamental da computação nesse processo.
No entanto, uma transformação digital de sucesso vai além da migração de serviços para a nuvem. Ela tem que permitir que uma empresa crie vantagens competitivas ao acelerar seu processo de inovação, reduzir custos e aumentar a eficiência operacional.
Aqui na SantoDigital, há mais de 10 anos transformamos nossos clientes usando uma combinação de serviços de consultoria com soluções avançadas de TI, adequadas a cada cliente.
Entre em contato e saiba como podemos ajudá-lo a iniciar ou acelerar sua jornada de digitalização agora mesmo!