Suporte de TI: por que ele é importante para sua empresa?

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Suporte de TI por que ele é importante para sua empresa

Suporte de TI: por que ele é importante para sua empresa?

A tecnologia é, hoje, uma área imprescindível para as operações de qualquer empresa, independentemente do seu nicho e do seu tamanho. Nesse sentido, ter uma área de TI e saber como estruturar processos e recursos para esse setor são prioridades nos negócios.

Mesmo assim, esse é um assunto que gera dúvidas e inseguranças para gestores, visto que muitos ainda procuram a melhor forma de lidar com a gestão de TI.

Nesse caminho, muitas instituições buscam por um suporte de TI especializado com empresas parceiras, a fim de ter acesso às melhores práticas e otimizar ao máximo o uso dos recursos tecnológicos com o apoio de profissionais com conhecimento técnico avançado.

Pensando nisso, reunimos neste post dicas e informações que vão ajudar você a entender como funciona o suporte de TI e suas vantagens. Aproveite a leitura e saiba mais!

O que é o suporte de TI?

O suporte de TI é um serviço que oferece para as empresas todo o apoio necessário em termos de materiais, tecnologia e conhecimento técnico. Esse serviço pode funcionar de diversas maneiras e atender demandas variadas do setor.

Por exemplo, é possível tanto contar com uma equipe terceirizada para fazer monitoramentos, atualizações e demais atividades de TI de forma remota como também ter profissionais alocados na sua empresa, em um sistema conhecido como “in loco”.

Nesse último caso, um profissional ou equipe estará presencialmente à disposição do cliente, a fim de resolver problemas ou necessidades da empresa. Essa modalidade é indicada para quem tem altas demandas e carga de trabalho de TI ou uma questão urgente que precisa ser resolvida.

De qualquer forma, o suporte de TI acontece por meio de uma equipe terceirizada expert no setor, que atuará dedicadamente para lidar com as dúvidas e necessidades de tecnologia do cliente, de forma mais estratégica e produtiva.

O suporte de TI pode ser aplicado em diferentes níveis, como:

Help Desk

É um nível de apoio no qual profissionais ajudam colaboradores da empresa com ocorrências do dia a dia, como erros no sistema, dúvidas, configurações e ajustes. Os profissionais do suporte de TI recebem as solicitações e as organizam conforme gravidade e urgência;

Service Desk

Esta modalidade atua na solução de problemas mais complexos. Para isso, é preciso contar com um time de especialistas com conhecimento profundo em TI. Em geral, são questões que envolvem o funcionamento de sistemas, análises de softwares e outros procedimentos que podem afetar o funcionamento da infraestrutura de tecnologia da empresa;

Redes ou segurança

Nesse ponto, um time de profissionais com domínio de técnicas ainda mais apuradas entra em ação para resolver situações que demandam ainda mais atenção e complexidade. Aqui, as ocorrências podem envolver questões relacionadas às redes, dados e a segurança do negócio, que são áreas sensíveis e precisam de dedicação para não gerar problemas sérios.

Qual é a importância dessa estratégia?

Atualmente, todas as empresas precisam priorizar a gestão de TI, mesmo que não atuem na área. Com a transformação digital, existe um alto número de sistemas e processos que envolvem tecnologia, portanto é essencial garantir que eles estejam funcionando em máxima performance e oferecendo segurança ao negócio.

Nesse sentido, sem uma infraestrutura e processos de TI confiáveis e eficientes, não é possível investir em inovações como automação, Big Data e outros ativos que ajudam empresas a evoluir e se tornarem mais competitivas. Logo, serviços e suporte de TI são essenciais para criar uma boa base para as operações de uma empresa.

Optar por um suporte de TI terceirizado oferece para as empresas a oportunidade de potencializar a performance dos seus recursos tecnológicos e ter o apoio personalizado e especializado no momento certo.

Quais são os principais benefícios de contar com um suporte de TI?

Ter um suporte de TI de qualidade é extremamente vantajoso para as empresas, uma vez que permite que elas usem a tecnologia realmente a favor do negócio e de maneira estratégica. Detalhamos, a seguir, os principais benefícios dessa prática para que você não fique com dúvidas.

Redução de custos

Ao contar com uma equipe terceirizada para fazer seu suporte de TI, é possível economizar de diversas formas. Em primeiro lugar, estruturar um time, processos e recursos de TI é algo que demanda altos investimentos com ferramentas, mão de obra e manutenção.

Nem sempre empresas dispõem de orçamento para isso, mas podem ter acesso aos serviços de tecnologia no mesmo nível de qualidade ao contar com empresas parceiras.

Ao mesmo tempo, investir em uma infraestrutura de TI e não saber como otimizá-la e monitorá-la corretamente apenas gera desperdícios e erros. Logo, um serviço especializado garante que todas as demandas sejam atendidas e que os sistemas estejam sempre funcionando, assegurando a produtividade.

Mais proteção e segurança

Conforme a tecnologia avança, aumentam também os riscos. Hoje, casos de vazamento de dados e cibercrimes se tornaram mais comuns, o que faz com que as demandas por proteção e segurança sejam maiores.

A governança de dados é um tema muito importante para empresas hoje, especialmente diante de legislações como a Lei Geral de Proteção de Dados. Logo, o suporte de TI também auxilia empresas a efetivar as melhores estratégias para armazenamento, processamento e gestão de dados e sistemas.

Inteligência tecnológica

O suporte de TI pode ser visto como uma área estratégica da sua empresa. Isso por esse setor ser altamente dinâmico, o que significa que sistemas e tecnologias novas aparecem e aprimoram a todo dia, Fernando empresas a continuamente buscar por técnicas e plataformas mais modernas.

Contar com um time especializado e atualizado é um ativo, uma vez que esses profissionais podem manter seus processos atualizados e alinhados com as melhores práticas.

Como contratar um suporte de TI eficiente?

Agora que você já entende a importância e o papel tático de um suporte de TI, é momento de entender como encontrar o parceiro ideal do seu negócio.

Para começar, você precisa considerar seu orçamento e o modelo de apoio que vai precisar, presencial ou remoto.

Em seguida, é importante buscar empresas que tenham uma boa reputação e que sejam referência em tecnologia. A SantoDigital é uma empresa com mais de 10 anos de experiência e que acumula prêmios e certificações na área de tecnologia, ajudando seus clientes em suas jornadas rumo à transformação digital.

Oferecemos o serviço de suporte 24×7, ou seja, 24 horas e 7 dias por semana. Nesse tempo, nossos profissionais altamente capacitados, experientes e especializados cuidam da sua infraestrutura, garantindo monitoramento completo e contínuo, agindo de forma proativa para solucionar problemas e reduzindo os riscos da sua operação.

Contar com uma empresa parceira que oferece suporte de TI é ter mais do que um time que ajuda pontualmente em caso de dúvidas e ocorrências. Com esse serviço, você terá uma equipe atuando proativamente a favor do seu negócio, monitorando constantemente sistemas e assegurando a performance e a segurança.

Se você deseja impulsionar os resultados da sua área de TI e torná-la mais estratégica e produtiva, conte com o apoio e a expertise da SantoDigital! Clique aqui para conhecer nossas soluções e opções de serviços gerenciados.

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