Confira as desvantagens de um servidor local na empresa

Home Cloud Computing
Confira as desvantagens de um servidor local na empresa
desvantagens de um servidor local

Confira as desvantagens de um servidor local na empresa

As empresas que contam com um data center local para que os seus sistemas sejam mantidos no ar podem ter as suas operações interrompidas caso o servidor venha a ficar parado.

Um servidor é um computador que contém um hardware apropriado para os sistemas operacionais das empresas. Ele é específico para atender demandas de uma organização.

A sua indisponibilidade não é planejada e gera prejuízos para os negócios. Neste artigo, vamos apresentar as desvantagens de um servidor local e mostrar as vantagens da migração para a nuvem. Aqui, você descobrirá as causas de instabilidade que podem levar um data center à indisponibilidade total e o que precisa ser feito para evitar esse problema.

Deseja entender quais são as desvantagens de um servidor local e como a migração para nuvem pode ajudar a sua empresa? Continue a leitura deste post!

Saiba quais são as causas de indisponibilidade de um servidor local

O servidor entrega os seus serviços para as outras máquinas informatizadas que estão na rede local ou na internet. Na realidade, ele é um supercomputador cuja configuração pode ter mais de uma CPU. Essa máquina é composta por portas para comunicação, diversos pentes de memória RAM e sistema para o armazenamento dos dados, que podem ser hard disks internos.

A instabilidade dos servidores pode deixar o sistema indisponível por diversas causas, por exemplo, erros humanos, condições climáticas desfavoráveis, problemas nas peças que fazem o resfriamento da máquina, falhas no sistema elétrico da empresa, ataques cibernéticos, entre outros. Mas o superaquecimento das peças internas geralmente é a razão mais comum para o desligamento repentino de um servidor.

Os componentes desse supercomputador, tais como a placa-mãe, o processador e a placa de vídeo, realizam a cada segundo milhões de cálculos. Diante disso, os chips podem se aquecer rapidamente e atingir altas temperaturas que levam o data center à indisponibilidade. Todas as dificuldades poderão ser superadas com a migração para a nuvem.

Compreenda quais são as desvantagens de um servidor local

As organizações empresariais movimentam diariamente vários processos produtivos, incluindo os departamentos de suprimentos, compras, financeiro, recursos humanos etc. Se os colaboradores tiverem que trabalhar com servidores indisponíveis, uma internet lenta ou sem a rede mundial de computadores, a produtividade será ineficiente ou completamente interrompida. Veja a seguir as principais desvantagens de um servidor local!

Perda de vendas

A perda das vendas é um dos primeiros resultados que os gerentes vão observar se o servidor parar. Isso ocorre porque não será possível executar processos críticos.

Uma situação como essa será frustrante para quem fez investimentos para construir uma infraestrutura para a hospedagem dos dados e simplesmente fica sem acesso ao sistema de um momento para o outro.

Impossibilidade de finalizar processos críticos

Os processos críticos são muito importantes e colocam os recursos do negócio em risco se não forem realizados com segurança e eficiência.

Os resultados da indisponibilidade dos servidores causam impactos muito negativos nos clientes e na empresa, devido às lacunas e os gargalos que surgem e surpreendem os gestores.

Prejuízos financeiros

A impossibilidade de execução dos processos críticos traz riscos financeiros à empresa, afeta a sua competitividade no mercado e abala o seu sistema operacional. Por isso a atividade é considerada crítica, já que poderá abalar outras áreas da organização, causar perdas de dinheiro e gerar vantagem para os concorrentes que estiverem mais preparados.

A empresa não conseguirá operar normalmente se os processos críticos não forem finalizados. Haverá diversos transtornos que impedirão a realização de tarefas e, consequentemente, atrasos nas entregas devido ao congelamento das funções dos colaboradores.

Além disso, um servidor parado fará com que os clientes e parceiros fiquem insatisfeitos com os serviços prestados.

Entenda como resolver definitivamente esse problema

Os problemas decorrentes do servidor local poderão ser resolvidos com a cloud computing.

A migração de dados para nuvem coloca um fim em todos os riscos que uma empresa corre em decorrência de sua infraestrutura local. As organizações ganham segurança para a manutenção das operações e praticidade em seus processos internos ou externos.

Infraestrutura de TI na nuvem

A cloud computing oferece muitos benefícios, já que permite ao empresário manter toda a sua infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) na nuvem.

Os dados não precisam mais ficar hospedados no data center local e os negócios estarão livres das dificuldades causadas pelo servidor local.

Os servidores cloud possibilitam a migração das informações de modo rápido e prático.

Satisfação dos clientes

Esse tipo de infraestrutura é ideal para as empresas que estão utilizando servidores locais para gerenciar os seus dados e permanecem na insegurança.

A contratação de um serviço de infraestrutura de TI na nuvem vai assegurar que o negócio continue operando e que os processos críticos sejam finalizados no momento certo para a satisfação do público.

Aumento da lucratividade

A hospedagem dos dados na nuvem elimina os problemas originados pelo servidor local. Essa decisão reduzirá a indisponibilidade de todos os sistemas da empresa, e a lucratividade poderá aumentar.

Ao contratar serviços de infraestrutura em cloud, você contará com o auxílio de profissionais especializados que ajudarão a realizar revisões e prevenir falhas.

Redução de custos

Um sistema indisponível significa que vários colaboradores permanecerão improdutivos até que as máquinas voltem a funcionar normalmente.

Os servidores na nuvem reduzem os custos em aproximadamente 80%, em comparação aos gastos gerados pela infraestrutura de TI local e a gestão dos dados do empreendimento.

Liberação de espaço

Além de eliminar a necessidade de investimentos em recursos para a manutenção dos servidores locais, reduzir gastos com energia elétrica e extinguir os entraves oriundos do servidor local, a empresa também terá seus espaços físicos liberados para outras atividades.

A infraestrutura de TI local geralmente ocupa locais que poderiam ser utilizados para a realização de tarefas.

Por outro lado, se você decidir modernizar a infraestrutura de TI e migrar os dados empresariais para a nuvem, ganhará liberdade para utilizar esses espaços para a execução de atividades mais estratégicas. Os locais poderão ser mais bem aproveitados conforme os objetivos da organização, servir para a acomodação de novos colaboradores ou para a expansão do negócio.

Conferiu as desvantagens de um servidor local na empresa? A SantoDigital pode ajudar a sua organização fornecendo diversos serviços de migração para a nuvem, consultoria em projetos, produtos e soluções inovadoras desenvolvidas para a alavancagem dos negócios, gestão de ambientes e infraestrutura em cloud computing e suporte para tirar as dúvidas dos seus colaboradores.

Quer saber mais sobre nossas soluções inovadoras de infraestrutura? Entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: