- 5 minutos
- out 8, 2024
Há um velho ditado na área de negócios que diz que você precisa gastar dinheiro para ganhar dinheiro. Esse ditado exerce uma influência poderosa sobre a maneira como as empresas pensam na gestão de seus orçamentos operacionais. Mas e se existissem formas de reduzir custos na área de TI sem comprometer a eficiência do negócio?
Hoje, abordaremos algumas estratégias para trabalhar na redução de custos do seu departamento sem perder a qualidade das suas entregas, a produtividade do seu time e o desempenho geral. Confira!
Escolher bem seus fornecedores de tecnologia é uma forma excelente de poupar recursos sem comprometer a eficiência do negócio. Em boa parte dos casos, a contratação de uma consultoria de TI pode otimizar os resultados do departamento, reduzir os custos necessários para que ele possa funcionar e suprir todas as necessidades empresariais com relação à tecnologia.
Em outros cenários, procurar parceiros que ofereçam serviços com preços mais competitivos e melhor retorno sobre investimento é uma ótima alternativa para poupar.
Acompanhar os indicadores de performance certos pode ajudar a reduzir custos na área de TI com mais facilidade. Quando bem definidos, eles são uma excelente ferramenta para empresas de médio e grande porte identificarem gargalos, medirem o impacto de novas políticas de gestão e tornarem seus processos mais eficazes.
Alguns indicadores que podem ajudar a gestão são o Custo Total de Propriedade e o ROI. Busque conhecê-los e aplicá-los no seu negócio.
A computação em nuvem criou uma revolução tecnológica para as empresas, oferecendo uma variedade de recursos por uma fração do preço. Com uma conexão à internet e um navegador web você pode aproveitar o software e os serviços de que precisa, pagando apenas pelo que usa mensalmente.
Isso significa um melhor desempenho para as suas máquinas, que gastarão muito menos o seu poder computacional, e um ótimo ROI.
Remover de seus computadores softwares pouco utilizados pode fazer toda a diferença em termos de economia. Licenciamento de software é uma despesa alta e que, particularmente quando esses softwares estão ociosos, significa recursos preciosos sendo desperdiçados.
Opte por um software na nuvem, situação em que se paga apenas pelo que se consome, e evite manter aplicações inoperantes. Outra opção é buscar aplicações Open Source (código aberto), pois são gratuitas e podem ser modificadas conforme a necessidade da empresa.
A virtualização de servidores é uma forma de otimizar seu desempenho, o que também tem efeito sobre o orçamento de sua empresa. A técnica consiste na execução de um ou mais servidores virtuais sobre um único servidor físico.
A virtualização aumenta o desempenho do hardware que você tem e otimiza o uso de espaço em seu departamento de TI, sem trazer nenhum prejuízo. A virtualização traz uma consolidação da sua infraestrutura, o que ajuda a reduzir os gastos com eletricidade, refrigeração, manutenção, entre outros.
Automatizar é sempre uma boa escolha quando sua necessidade é fazer com que um departamento se torne mais eficiente e econômico. E a Revolução Industrial já nos mostrou o quanto a automação faz diferença na redução de custos e no aumento da produtividade.
Ferramentas de software como serviço (SaaS) trazem maneiras de automatizar partes da rotina de quase todas as suas funções de negócio, do marketing às vendas, liberando tempo e recursos.
Viu que é possível trabalhar a redução de custos de TI sem comprometer a eficiência? Aproveite que você já está por aqui e aprenda também como usar o Google Apps for Work para otimizar seu trabalho.