Você sabe como reduzir custos na área de TI sem perder eficiência?

Home Cloud Computing
Você sabe como reduzir custos na área de TI sem perder eficiência?

Você sabe como reduzir custos na área de TI sem perder eficiência?

Há um velho ditado na área de negócios que diz que você precisa gastar dinheiro para ganhar dinheiro. Esse ditado tem exercido uma influência poderosa sobre a maneira como as empresas pensam seus orçamentos operacionais. Mas e se existissem formas de reduzir custos na área de TI sem comprometer a eficiência do negócio?

Hoje vamos abordar algumas estratégias para enxugar os custos do seu departamento sem perder a qualidade das suas entregas, a produtividade do seu time e o desempenho geral. Fique atento!

Escolha melhor seus fornecedores de tecnologia

Escolher bem seus fornecedores de tecnologia é uma forma excelente de poupar recursos sem comprometer a eficiência do negócio. Em boa parte dos casos, a contratação de uma consultoria de TI pode otimizar os resultados do departamento, reduzir o orçamento necessário para que ele possa funcionar e suprir todas as necessidades empresariais com relação à tecnologia.

Em outros cenários, procurar parceiros que ofereçam serviços com preços mais competitivos e melhor retorno sobre investimento é uma ótima alternativa para poupar.

Observe indicadores de performance

Acompanhar os indicadores de performance certos pode ajudar a reduzir custos na área de TI com mais facilidade. Quando bem definidos, eles são uma excelente ferramenta para empresas de médio e grande porte identificarem gargalos, medirem o impacto de novas políticas de gestão e tornarem seus processos mais eficazes.

Alguns indicadores que podem ajudar a gestão são o Custo Total de Propriedade e o ROI. Busque conhecê-los e aplicá-los no seu negócio.

Migre sua computação para a nuvem a fim de reduzir custos na área de TI

A computação em nuvem criou uma revolução tecnológica para as empresas, oferecendo uma variedade de recursos por uma fração do preço. Com uma conexão à internet e um navegador web você pode aproveitar o software e os serviços de que precisa, pagando apenas pelo que usa mensalmente.

Isso significa um melhor desempenho para as suas máquinas, que gastarão muito menos o seu poder computacional, e um ótimo ROI.

Elimine softwares inoperantes

Remover de seus computadores softwares pouco utilizados pode fazer toda a diferença em termos de economia. Licenciamento de software é uma despesa alta e que, particularmente quando esses softwares estão ociosos, significa recursos preciosos sendo desperdiçados.

Opte por um software na nuvem, situação em que se paga apenas pelo que se consome, e evite manter aplicações inoperantes. Outra opção é buscar aplicações Open Source (código aberto), pois são gratuitas e podem ser modificadas de acordo com a necessidade da empresa.

Virtualize servidores

A virtualização de servidores é uma forma de otimizar seu desempenho, o que também tem efeito sobre o orçamento de sua empresa. A técnica consiste na execução de um ou mais servidores virtuais sobre um único servidor físico.

A virtualização aumenta o desempenho do hardware que você tem e otimiza o uso de espaço em seu departamento de TI, sem trazer nenhum prejuízo. A virtualização traz uma consolidação da sua infraestrutura, o que ajuda a reduzir os gastos com eletricidade, refrigeração, manutenção, entre outros.

Automatize processos operacionais

Automatizar é sempre uma boa escolha quando sua necessidade é fazer com que um departamento se torne mais eficiente e econômico. E a Revolução Industrial já nos mostrou o quanto a automação faz diferença na redução de custos e no aumento da produtividade.

Ferramentas de software como serviço (SaaS) trazem maneiras de automatizar partes da rotina de quase todas as suas funções de negócio, do marketing às vendas, liberando tempo e recursos.

Viu que dá para reduzir custos na área de TI sem comprometer a eficiência? Aproveite que você já está por aqui e aprenda também como usar o Google Apps for Work para otimizar seu trabalho.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: