Como é possível reduzir custos de TI com cloud computing?

Home Cloud Computing
Como é possível reduzir custos de TI com cloud computing?

Como é possível reduzir custos de TI com cloud computing?

cloud computing tem se desenvolvido intensamente nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), o mercado de computação na nuvem cresceu em torno de 47% em 2016. No período, foram mais de 740 milhões de dólares investidos. E um motivo para o aumento dos investimentos é, justamente, a possibilidade de reduzir custos na área de TI.

Com a adoção desse sistema é possível obter ótimos resultados e ainda diminuir as despesas. Para os negócios, isso significa aumentar a competitividade e se diferenciar no mercado. Veja a seguir algumas dicas de como reduzir custos de TI com o cloud computing!

Por que a computação na nuvem diminui os custos de TI?

Antes de mais nada, é essencial entender como a solução ajuda a conter os gastos da empresa. Entre as vantagens que colaboram para a redução das despesas com TI estão:

Escalabilidade

Com o desenvolvimento de uma empresa, é comum surgir novas necessidades na área de TI. É preciso, por exemplo, ampliar a quantidade de equipamentos ou a capacidade do servidor. Como resultado, há um aumento nos custos.

Com o cloud computing esses riscos não existem, ou se existem são ao menos reduzidos. Isso porque a ferramenta é escalável, já que todos os dados ficam na nuvem. Conforme a necessidade da empresa, é possível contratar planos sem ter que gastar mais com infraestrutura.

Mobilidade

Outro ponto importante é que a computação na nuvem permite que os dados sejam acessados de qualquer lugar. Como não é necessária a utilização de equipamentos exclusivos, não é preciso fazer aquisições específicas nesse sentido.

Se o negócio deseja utilizar uma plataforma, poderá fazer isso de qualquer ponto, em vez de licenciar o software necessário para todos os computadores.

Flexibilidade

A flexibilidade é outro elemento determinante para reduzir custos de TI. Se a empresa precisar de um recurso extra pode adequar o plano ou escolher um serviço complementar. A arquitetura do cloud computing torna mais fácil atender a novas exigências.

Segurança da informação

Além de garantir mobilidade e troca de dados, a solução também se preocupa com a segurança da informação. Os dados são protegidos por camadas especiais de criptografia e ficam isolados contra ataques.

A economia no setor de TI surge de ser desnecessário pagar por proteção extra e da diminuição dos prejuízos por vazamento de informações.

Otimização de processos

O uso da computação em nuvem otimiza processos em vários sentidos. Em primeiro lugar, apresenta toda a infraestrutura exigida para gerar bons efeitos. Assim, o negócio consegue se concentrar no que importa.

Além disso, há a atuação de profissionais altamente capacitados, como no suporte às empresas. Ou seja, é possível obter todas as vantagens e reduzir despesas associadas.

Como adotar a cloud computing?

É fundamental conhecer as exigências do negócio e buscar soluções que se encaixem: sistemas e plataformas que atendam às necessidades com recursos adequados.

Também é importante haver planejamento. Não adianta fazer a troca imediata de todos os processos por cloud computing, pois isso pode gerar dificuldades. O melhor é realizar uma adaptação consistente e que acontece aos poucos, de modo a manter o controle e melhorar os efeitos.

Como saber se a adoção deu certo?

Para garantir que os custos foram reduzidos com a adoção da ferramenta, faça um acompanhamento. Depois de executar a transição fique de olho nas métricas principais.

Não se esqueça de verificar os gastos com o setor de TI em relação ao período anterior. Ao comparar os valores com o que foi definido no começo é viável definir se a implementação foi bem-sucedida.

A cloud computing é uma saída eficaz para reduzir custos de TI de forma eficiente. Ao seguir essas dicas é possível otimizar o setor e diminuir as despesas.

As médias e grandes empresas são muito favorecidas por tal adoção. Por isso, veja quais são as vantagens da computação na nuvem em empreendimentos de maior porte.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: