Como o Big Data e Automação de atividades potencializa o seu negócio?

Home Big Data
Como o Big Data e Automação de atividades potencializa o seu negócio?

Como o Big Data e Automação de atividades potencializa o seu negócio?

Nos dias atuais, é difícil imaginarmos a gestão eficiente de uma empresa, sem o auxílio da tecnologia. Com todas as ferramentas e dados que estão sendo produzidos a todo momento, as corporações que souberem aproveitar da melhor maneira esses benefícios, terão resultados positivos na produtividade e no faturamento.

Uma das maneiras mais eficientes de otimizar os processos é com a união entre big data e automação de atividades.

Não é segredo para ninguém que a automação só traz vantagens para os processos de uma corporação, em todas as áreas. Do setor de recursos humanos, passando pela logística e pela parte operacional, com a otimização de atividades repetitivas e burocráticas, redução de risco e aumento de qualidade.

Quer entender melhor como a automação, aliada ao big data, pode potencializar o seu negócio? Continue lendo!

Como é o processo de aquisição e tratamento de dados?

O Big Data é o conceito que se refere a enorme gama de dados que estão sendo produzidos a cada segundo por pessoas e objetos, por meio da internet das coisas. Essas informações, além da quantidade, são produzidas com uma variedade enorme de formatos e, na maioria das vezes, sem estruturação.

Para que seja identificada a veracidade deles e seja extraído o valor para um negócio, é necessário que haja a adesão de algumas tecnologias e ferramentas específicas. A inteligência artificial fornece a base para elas.

A automação necessita de que um sistema seja capaz de atuar de forma autônoma, sem a interferência humana, além de uma grande capacidade de processamento para capturar os dados e estruturá-los em prol de um objetivo estratégico para a empresa.

Machine learning

Machine learning, ou aprendizado de máquina, é a tecnologia que permite a atuação de sistemas de forma autônoma e está sob o escopo da inteligência artificial.

As máquinas não apenas têm o poder de tomar decisões independentes, como também de aprender novas técnicas, sem a interferência humana, por meio do cruzamento de dados do big data ou por tentativa e erro.

Assim, um sistema pode sozinho se auto aperfeiçoar, tornando as análises de dados empresariais e atividades repetitivas cada vez mais eficientes.

Como o Big Data e automação de atividades beneficiam as empresas?

Poderíamos escrever um ebook só com os benefícios que a automação de atividades, aliada ao big data, traz para uma empresa para que ela obtenha um diferencial de mercado, mas vamos nos ater a 3 tópicos principias. Confira abaixo quais são.

Ganhe em produtividade

Um dos principais ganhos que a automação entrega para uma empresa é o de produtividade. Além de automatizar as tarefas burocráticas e repetitivas, a inteligência artificial e o big data colaboram para que o profissional realize suas atividades em menos tempo, reduzindo a margem de erros e a necessidade de análises de dados não estruturados de forma manual.

Assim, os colaboradores poderão ser realocados para atividades mais estratégicas relacionadas ao core business do negócio.

Reduza os custos

Com atividades automatizadas e aumento da produtividade, há uma queda natural na demanda de horas extras, gastos com treinamentos e de contratações pontuais. Além disso, diminui a margem de erros, evitando retrabalhos e problemas com entrega de produtos ou serviços fora do padrão ou defeituosos.

Tome decisões mais embasadas

O big data e a automação de atividades permitirão que você consiga medir a eficiência das operações com análises de dados estratégicos. Você poderá analisar métricas sobre satisfação dos clientes, aceitação de produtos, qualidade produtiva, evolução dos negócios e o que mais puder ser medido com dados internos e externos, como as movimentações de mercado e análises da concorrência.

Dependendo da ferramenta, o gestor poderá emitir relatórios em tempo real sobre os mais diversos assuntos e utilizá-los em suas reuniões e na tomada de decisões.

Entendeu como a junção do Big Data e automação de atividades é um processo que veio para ficar? Os benefícios são inúmeros para quem adotar as ferramentas corretas, pois poderá ter o melhor material para examinar o mercado, elaborar produtos melhores e entender os anseios dos consumidores.

Gostou deste post? Quer potencializar o seu negócio? Então confira as 5 vantagens de adotar o G Suite para o financeiro de sua empresa.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: