Ir para o site
  • Big Data

Entenda a diferença entre Big Data e Business Intelligence

  • Por: SantoDigital
  • ago 22, 2017
  • 3 minutos

Muitas pessoas utilizam os termos Big Data e Business Intelligence como se fossem sinônimos. É muito fácil se perder em meio às terminologias relacionadas ao meio corporativo, mas entender a diferença entre Big Data e Business Intelligence é muito importante para conseguir se beneficiar de ambas as tecnologias.

Big Data e BI são dois processos distintos que ocupam papéis únicos no mercado. Para acabar com as suas dúvidas de uma vez por todas, continue a leitura deste post!

O que é Big Data?

O conceito de Big Data se refere ao ato de gerar, capturar e processar enormes quantidades de dados de forma contínua. Volume, velocidade e variedade são as três principais propriedades que o definem. As empresas investem em Big Data porque esse conjunto de informações é capaz de oferecer insights que podem levar a grandes melhorias de negócios.

Entretanto, o Big Data por si só se refere apenas aos dados. É importante lembrar que há muita informação que será relevante e muita informação que não se traduz em valor sem a análise adequada — e é aí que entra o BI.

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence é uma forma genérica de se referir a softwares e sistemas que importam fluxos de dados (de qualquer tamanho) e usam-nos para gerar informação que pode apontar para decisões específicas. Se o Big Data fosse um pedaço de mármore, a Business Intelligence seria o artista que o transformou em uma escultura.

BI é ação e significa envolver-se com seus dados e fazer algo significativo acontecer por meio deles. Business Intelligence é relevante para que as organizações obtenham aquelas informações comerciais valiosas que podem estar escondidas no Big Data.

Todavia, a Business Intelligence também pode ser feita com conjuntos de dados menores. Isso faz com que BI não seja exclusivamente dependente do Big Data — e os dois termos não sejam sinônimos.

Como o Big Data ajuda meu negócio?

Aqui estão algumas das maneiras como o Big Data está ajudando as empresas a criarem melhores relacionamentos com seus clientes e, consequentemente, a vender mais.

Previsibilidade

Quando você frequenta por tempo suficiente um estabelecimento, é provável que o comerciante se acostume com o seu pedido de sempre, não é mesmo? Podemos dizer que fornecer para seus clientes on-line o que eles necessitam sem que eles precisem sequer perguntar é uma das grandes funções do Big Data.

Afinal, quanto mais informação sua empresa tem sobre um consumidor, melhor pode atendê-lo.

Melhores interações

Para muitas empresas, armazenar dados é importante para que seus departamentos de marketing possam desenvolver produtos mais eficazes. Mas dados também podem ser a forma mais rápida e eficiente de resolver os problemas dos seus clientes quando bem organizados.

Não é preciso fazer tantas perguntas quando se conhece as respostas. Isso significa que uma empresa que lida bem com seus dados tende a desenvolver um melhor relacionamento com o cliente — em qualquer canal que escolha para se comunicar.

Como BI alavanca empresas?

O que é Business Intelligence você já sabe, mas quais são os grandes benefícios de investir nela? Aqui estão alguns exemplos do que se torna mais fácil com BI:

Obter informação estratégica

Qual é o propósito de grandes volumes de dados sem que você consiga tirar deles informações estratégicas para a sua companhia? É aqui onde a Business Intelligence brilha!

Ela traz um método para a loucura de todos os petabytes de dados que sua companhia armazenou ao longo dos anos e ajuda a derivar conhecimento desses dados para que seu negócio obtenha vantagens competitivas.

Investir no produto certo

Business Intelligence pode ser um termo amplo, mas uma das suas principais funções é antecipar exatamente o que vai gerar receita para o seu negócio. Conhecer seu usuário final, o que influencia suas decisões e como ele consome itens é a forma mais eficiente de fechar negócio.

Com essas informações dá para executar um plano perfeito de prospecção e investir sempre nos produtos e serviços mais adequados às necessidades de cada cliente!

Agora que você conhece bem a diferença entre Big Data e Business Intelligence, avalie onde sua organização está em relação aos dados. Já estão transformando Big Data em BI? Compartilhe sua experiência conosco pelos comentários!

Compartilhe esse artigo

Conteúdos relacionados

Newsletter Newsletter

Fique por dentro

Com a newsletter da SantoDigital, você estará sempre um passo à frente, pronto para elevar seu negócio com o poder da inovação digital.

Inscrição realizada com sucesso.