Entenda a diferença entre Big Data e Business Intelligence

Home Big Data
Entenda a diferença entre Big Data e Business Intelligence

Entenda a diferença entre Big Data e Business Intelligence

Muitas pessoas utilizam os termos Big Data e Business Intelligence como se fossem sinônimos. É muito fácil se perder em meio às terminologias relacionadas ao meio corporativo, mas entender a diferença entre Big Data e Business Intelligence é muito importante para conseguir se beneficiar de ambas as tecnologias.

Big Data e BI são dois processos distintos que ocupam papéis únicos no mercado. Para acabar com as suas dúvidas de uma vez por todas, continue a leitura deste post!

O que é Big Data?

O conceito de Big Data se refere ao ato de gerar, capturar e processar enormes quantidades de dados de forma contínua. Volume, velocidade e variedade são as três principais propriedades que o definem. As empresas investem em Big Data porque esse conjunto de informações é capaz de oferecer insights que podem levar a grandes melhorias de negócios.

Entretanto, o Big Data por si só se refere apenas aos dados. É importante lembrar que há muita informação que será relevante e muita informação que não se traduz em valor sem a análise adequada — e é aí que entra o BI.

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence é uma forma genérica de se referir a softwares e sistemas que importam fluxos de dados (de qualquer tamanho) e usam-nos para gerar informação que pode apontar para decisões específicas. Se o Big Data fosse um pedaço de mármore, a Business Intelligence seria o artista que o transformou em uma escultura.

BI é ação e significa envolver-se com seus dados e fazer algo significativo acontecer por meio deles. Business Intelligence é relevante para que as organizações obtenham aquelas informações comerciais valiosas que podem estar escondidas no Big Data.

Todavia, a Business Intelligence também pode ser feita com conjuntos de dados menores. Isso faz com que BI não seja exclusivamente dependente do Big Data — e os dois termos não sejam sinônimos.

Como o Big Data ajuda meu negócio?

Aqui estão algumas das maneiras como o Big Data está ajudando as empresas a criarem melhores relacionamentos com seus clientes e, consequentemente, a vender mais.

Previsibilidade

Quando você frequenta por tempo suficiente um estabelecimento, é provável que o comerciante se acostume com o seu pedido de sempre, não é mesmo? Podemos dizer que fornecer para seus clientes on-line o que eles necessitam sem que eles precisem sequer perguntar é uma das grandes funções do Big Data.

Afinal, quanto mais informação sua empresa tem sobre um consumidor, melhor pode atendê-lo.

Melhores interações

Para muitas empresas, armazenar dados é importante para que seus departamentos de marketing possam desenvolver produtos mais eficazes. Mas dados também podem ser a forma mais rápida e eficiente de resolver os problemas dos seus clientes quando bem organizados.

Não é preciso fazer tantas perguntas quando se conhece as respostas. Isso significa que uma empresa que lida bem com seus dados tende a desenvolver um melhor relacionamento com o cliente — em qualquer canal que escolha para se comunicar.

Como BI alavanca empresas?

O que é Business Intelligence você já sabe, mas quais são os grandes benefícios de investir nela? Aqui estão alguns exemplos do que se torna mais fácil com BI:

Obter informação estratégica

Qual é o propósito de grandes volumes de dados sem que você consiga tirar deles informações estratégicas para a sua companhia? É aqui onde a Business Intelligence brilha!

Ela traz um método para a loucura de todos os petabytes de dados que sua companhia armazenou ao longo dos anos e ajuda a derivar conhecimento desses dados para que seu negócio obtenha vantagens competitivas.

Investir no produto certo

Business Intelligence pode ser um termo amplo, mas uma das suas principais funções é antecipar exatamente o que vai gerar receita para o seu negócio. Conhecer seu usuário final, o que influencia suas decisões e como ele consome itens é a forma mais eficiente de fechar negócio.

Com essas informações dá para executar um plano perfeito de prospecção e investir sempre nos produtos e serviços mais adequados às necessidades de cada cliente!

Agora que você conhece bem a diferença entre Big Data e Business Intelligence, avalie onde sua organização está em relação aos dados. Já estão transformando Big Data em BI? Compartilhe sua experiência conosco pelos comentários!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: