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- dez 3, 2024
A previsão de demanda é uma atividade do planejamento estratégico necessária para qualquer empresa. Um dos motivos é o fato dessa projeção ser uma dificuldade comum enfrentada pelas empresas. O resultado é o excesso de estoque, desperdício de recursos ou escassez de produtos.
Todas essas ineficiências impactam vários outros fatores relevantes para o negócio, especialmente o fluxo de caixa e a satisfação dos clientes. Isso porque o excesso de estoque representa capital de giro parado, o desperdício de recursos impacta o financeiro e a escassez de produtos leva à perda de oportunidades.
Nesse cenário, a inteligência artificial (IA) fornece previsões mais acertadas, que ajudam a controlar o inventário, garantir o atendimento das necessidades dos clientes, reduzir custos e otimizar as finanças do negócio. Para entender toda essa relação, vamos explicar melhor sobre como a tecnologia pode ajudar na previsão de demanda. Confira!
A previsão de demanda é uma técnica para calcular a quantidade de produtos e serviços necessária para equilibrar a capacidade de atender os clientes e o equilíbrio no fluxo de caixa. Assim, é estimado o total de itens que deverá ser adquirido pelos consumidores em determinado período, o que leva a uma gestão de estoque mais precisa.
Essa atividade contribui para o controle de inventário, já que você sabe exatamente quanto precisa comprar e verifica o total de itens que já tem no estoque. Desse modo, a gestão empresarial se torna mais eficiente.
Vale a pena destacar que a previsão das demandas depende de uma série de fatores. Entre eles, estão: tendências de mercado, condições socioeconômicas, padrões de vendas, períodos de sazonalidade, etc.
A importância da previsão de demanda é reduzir custos e riscos, melhorar o planejamento da produção, aumentar a satisfação do cliente, otimizar o fluxo de caixa e apoiar as tomadas de decisão estratégicas.
Portanto, esse é um dos passos para implementar uma cultura data driven no negócio a fim de atingir mais eficiência.
Esses resultados se refletem em melhoria da lucratividade, já que não se produz nem vende mais do que o necessário. Confira mais detalhes!
A empresa consegue reduzir seus custos quando evita a produção ou a compra de itens desnecessários, que representam um valor alto de armazenagem.
Assim, em vez de ficar com capital de giro parado, esse dinheiro pode ser utilizado para reforço de caixa ou investimentos. Desse modo, os processos são mais eficientes e menos desperdícios são registrados.
A programação de produção é otimizada com a previsão de demanda, porque se define exatamente quantas unidades precisam ser fabricadas. Essa medida evita a sub ou a superprodução e reduz desperdícios e custos. Ao mesmo tempo, garante um melhor planejamento de todas as etapas operacionais.
Se um consumidor chegar na sua empresa com o intuito de adquirir determinado produto e não o encontrar, há grandes chances de seguir para a concorrência. Com a previsão de demanda, você consegue atender todas as solicitações que aparecerem. Desse modo, o relacionamento com os clientes é fortalecido, assim como a fidelização é estimulada.
O fluxo de caixa é otimizado devido ao controle mais preciso dos gastos, já que você deixa de produzir ou comprar produtos desnecessários, que impactam os custos de armazenamento. A disponibilidade desse dinheiro permite que a empresa faça investimentos e honre todos os compromissos de curto e longo prazo.
Com a previsão de demanda, é mais fácil decidir o melhor momento de expandir a sua capacidade produtiva, adquirir novos equipamentos, contratar mão de obra e mais. Portanto, as decisões são tomadas de forma estratégica, o que diminui os riscos e potencializa o aproveitamento de oportunidades para manter a saúde financeira do negócio.
Prever as demandas futuras traz uma visão holística das necessidades de compra de insumos e produtos. Todo esse cenário diminui as possibilidades de ficar com um estoque parado por muito tempo ou de perder clientes, por exemplo. Portanto, é um fator que contribui com a gestão de riscos.
Na abordagem qualitativa, a definição da previsão de demanda é embasada em opiniões de especialistas e comentários dos consumidores. Essa opção é mais indicada quando não existem dados suficientes para a avaliação.
Na abordagem quantitativa, são utilizados dados quando existe um histórico de vendas consolidado. Independentemente do caso, a inteligência artificial é capaz de melhorar as estimativas. Isso porque considera diferentes aspectos na análise e automatiza esse processo.
Entenda mais sobre como a IA está melhorando a eficiência das empresas neste episódio do Santo BreakCast. É só clicar a seguir.
A previsão de demandas estima a quantidade de um produto ou serviço que deve ser disponibilizado pela empresa para atender os compradores em determinado período. Já a previsão de vendas considera o total de unidades que deve ser vendido em um intervalo de tempo específico. Portanto, a diferença é o fator analisado.
Dessa forma, a previsão de demanda é um aspecto indispensável na gestão da cadeia de suprimentos. Ela considera fatores qualitativos, como tendências de mercado e comportamento do consumidor, para projetar o que a empresa precisa fazer para atender à demanda.
Enquanto isso, a projeção de vendas facilita a realização do planejamento empresarial. Afinal, considera quanto a empresa pretende vender no período analisado, sendo que essa análise é embasada em dados.
A aplicação da previsão de demanda na empresa depende da coleta de dados históricos, integração dos setores, escolha de ferramentas, ajustes contínuos e criação de simulações e cenários. Todas essas etapas levam a uma análise mais acertada, que contribui para uma projeção próxima da realidade.
Portanto, ignorar alguma dessas dicas pode representar problemas nas suas previsões, pois impacta o financeiro, o atendimento ao cliente, as compras, o estoque e mais.
Os dados históricos ajudam a identificar quantos produtos foram vendidos em períodos anteriores, mantendo a mesma base de comparação. Por exemplo, se você tem uma empresa de brinquedos, tende a ter um aumento nos pedidos próximo ao Dia das Crianças e ao Natal.
Nesse cenário, é possível avaliar as vendas realizadas nos 5 anos anteriores para verificar o total comercializado, os produtos com maior saída, os aumentos ou quedas ocorridos de um ano para outro, etc. Todos esses números permitem compreender quais são as previsões de demandas.
Além disso, você identifica as sazonalidades, tendências, variações de demandas, ciclos e mais. Agora, no caso de não haver dados próprios, é possível usar o de terceiros. Verifique como são as vendas da concorrência e avalie o comportamento do consumidor, a realidade da sua empresa, as perspectivas futuras e outros fatores para ter um direcionamento sobre o que fazer.
Aqui, uma boa ideia é usar o data tracking, ou rastreamento de dados. Esse termo indica a coleta, armazenamento e análise das interações dos clientes. A partir disso, você consegue ter uma visão ampla do seu negócio.
Para uma boa previsão de demanda, torna-se crucial integrar todos os setores. A ideia é ter os dados em tempo real para identificar as necessidades, negociar com fornecedores e destinar o orçamento apropriado.
Inclusive, a integração dos setores evita que você faça uma projeção incorreta e acabe ficando sem os produtos necessários. Se isso acontecer, é provável que tenha que acionar os fornecedores e pagar mais caro para uma entrega urgente.
Você pode usar diferentes ferramentas para ter acesso aos dados e fazer as previsões. CRM e ERP são duas boas possibilidades, porque o primeiro gerencia todas as interações dos clientes, enquanto o segundo centraliza os números relativos aos vários setores do negócio.
Também existem softwares específicos, inclusive com recursos de IA generativa e Machine Learning. Eles são ainda mais acertados e automatizam a previsão de demandas para otimizar esse processo.
O propósito da previsão de demanda é projetar cenários, mas é normal ter que fazer ajustes. Aliás, essas correções precisam ser constantes, já que a dinâmica do mercado muda.
Nesse contexto, fica ainda mais clara a importância da tecnologia de inteligência artificial. Isso porque ela considera diversos fatores e gera insights diferenciados. Além do mais, permite a automação dos fluxos de análises com modelos preditivos.
Aproveite para fazer simulações e cenários enquanto prevê as demandas para sua empresa. Analise as alternativas e verifique o que aconteceria no caso de ter falta ou excesso de produtos. Com essa verificação, você direciona melhor suas estratégias.
A análise de grandes volumes de dados é recomendada para a identificação de padrões. Com a inteligência artificial, fica fácil reconhecer essas situações e prever a demanda futura.
Outro ponto positivo é que a análise pode ser bastante detalhada. Por esse motivo, diferentes fatores podem ser considerados, como tendências de mercado, comportamento do consumidor, sazonalidade, condições econômicas, clima e mais.
A IA na previsão de demanda serve para programar as compras e a produção, assim como antecipar as necessidades dos clientes. Ao adotar uma postura de aprendizado contínuo, você otimiza melhor os recursos, o que gera a redução do desperdício e dos custos operacionais.
Ainda, é possível aperfeiçoar a IA na previsão de demanda. Esse é outro detalhe relevante do aprendizado contínuo, já que a coleta de dados permite ajustar os modelos de algoritmo implementados.
A modelagem preditiva avançada usa diferentes dados para prever a demanda. Esse método ainda vai além, porque ajuda a compreender o que incentiva as vendas e de que forma os clientes vão agir perante determinadas situações.
Por contar com recursos de processamento de linguagem natural (PLN), a IA permite detectar as mudanças de tendência e antecipar as demandas dos consumidores. No entanto, essa medida também vale para identificar alterações nas preferências do consumidor em relação aos seus produtos ou serviços. A partir disso, é possível ajustar a produção.
Com a IA, as previsões de demanda podem ser customizadas, a fim de identificar dados e tendências específicos. Esse resultado é possível devido às análises avançadas, que asseguram uma avaliação melhor dos diferentes cenários que podem ser simulados.
A SantoDigital pode ajudar seu negócio por utilizar tecnologias avançadas de inteligência artificial. Com a nossa solução, você otimiza a previsão de demanda e analisa grandes volumes de dados com precisão e eficiência.
Além disso, é possível automatizar a coleta e a análise de informações, prever tendências de consumo, ajustar estoques e melhorar o planejamento de produção. Tudo isso porque a previsão é embasada em dados históricos, mas também são usados modelos preditivos.
Com isso, você identifica o que incentiva o público-alvo a adquirir um produto ou serviço e também analisa possíveis falhas em sistemas ou atividades suspeitas. Desse modo, você tem uma experiência personalizada, que aumenta a inovação e leva à máxima precisão na previsão de demanda.
Então, que tal conhecer o software que levará seu negócio a outro patamar? Conheça a solução de IA da SantoDigital e confira todos os recursos disponíveis!
A previsão de demanda ou demanda prevista é aquela calculada por meio de uma técnica para identificar a quantidade de produtos e serviços necessária para equilibrar a capacidade de atender os clientes e o equilíbrio no fluxo de caixa.
A previsão de demanda é feita a partir da coleta de dados históricos, integração dos setores, escolha de ferramentas, ajustes contínuos e criação de simulações e cenários. Todas essas etapas levam a uma análise mais acertada, que contribui para uma projeção próxima da realidade.
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